10 razões para colonizar o espaço

Tudo indica que a civilização humana tende a dominar o espaço. Talvez não agora, nem nos próximos cem anos, pois nossa tecnologia ainda nos impede de percorrer grandes distâncias e a economia instável das nações impede cooperação científica suficiente para a empreitada. A ficção científica já há muito tempo vem mostrando colônias fora da Terra e do nosso sistema solar, em geral em planetas extremamente semelhantes ao nosso, com população nativa igual à nossa, com um apetite sexual acima da média. Mas analisando o que temos aqui e o desafio de viver lá fora, quais são as razões para colonizarmos o espaço?

uma colônia em Marte



Leia também: 10 razões para não colonizar o espaço

10. Fim da civilização - Esse parece ser o motivo mais óbvio, pois se alguma coisa acontecer à nossa sociedade, precisaremos recriá-la e mantê-la em outro lugar. Se algo que a história humana pode provar é a resistência e teimosia do ser humano.

9. Catástrofes e doenças - Se a situação ambiental na Terra se tornar insustentável devido à poluição por exemplo ou com doenças, problemas de infraestrutura e desastres, a necessidade de ir para fora aumentará.

8. Economia - Não sabemos como são os minérios extraterrestres, nem de que tamanho ficará nossa tabela periódica conforme avançarmos pelo espaço, mas com certeza um motivo econômico forte o suficiente, como um planeta repleto de diamantes ou de água, despertará a cobiça dos colonizadores.

7. Aumento populacional - Esse motivo já foi explorado por filmes como Pandorum, em que uma nave foi enviada para outro sistema solar a fim de estabelecer uma colônia fora da Terra, que estava em uma situação insustentável para manter a vida. Crescimento populacional deve ter um limite e isso não é ficção científica.

6. Escassez de alimentos - Esse vem a reboque do aumento populacional, já explicava Malthus. A produção de alimentos deve acompanhar o crescimento da população. Se um não acompanha o ritmo, vemos situações lamentáveis como na Somália. Mas aqui tem um problema: gerar comida no espaço será muito diferente de gerar comida na Terra.

5. Falta de espaço - Outro motivo que vem junto com o aumento populacional. O planeta é grande, mas nem todas as suas terras são cultiváveis ou ocupáveis. Veja a Antártica, por exemplo. Um continente imenso, com gelo, frio e poucas condições de habitação.

4. Ciência e tecnologia - As missões espaciais e a observação do céu são grandes geradoras de conhecimento técnico-científico e os obstáculos gerados pela necessidade de ocupar o espaço certamente gerarão consideráveis avanços. A questão é se esses avançados serão estendidos a todos os seres humanos.

3. Desastre iminente - Se a Terra for destruída por um cometa ou meteoro, por exemplo e não houver nada que se possa fazer a respeito em tempo hábil para evitar o fim, sair daqui pode ser a única solução.

2. Conquista - O ato da conquista é um marco civilizatório. Quantas vezes não ouvimos os relatos de povos do passado que conquistaram e foram conquistados por esta ou aquela civilização. É a lei do mais forte imperando e mesmo que lá fora não exista mais nada além de fungos e bactérias, com certeza a sensação de ser o primeiro a chegar num planeta tende a superar todas as dificuldades.

1. Curiosidade - O ser humano é um explorador curioso e nossa história prova esse fato várias vezes. Sempre fico imaginando o que se passava na cabeça do ser humano primitivo quando ele olhava para o horizonte e via o mar desaparecer na curvatura. Isso ocorre ainda hoje com maior intensidade cada vez que falamos de espaço. Ao invés de olharmos para o horizonte, olhamos para cima. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que a empreitada gerará, a humanidade vai querer trilhar esse caminho.

E você, o que acha? Vale a pena? Até mais!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)