O que leva você a comprar um livro?

Eu poderia dizer que se fosse rica compraria todo livro que visse pela frente, mas não é bem assim. Dificilmente investiria em livros que não sejam a minha cara ou dos meus gêneros favoritos. Não resisto a uma boa promoção, veja bem! Mas também tenho alguns critérios na hora de comprar livros.

O que leva você a comprar um livro?

Acho importante frisar que comprar por compra, comprar pelo prazer de comprar e não pelo gosto de ler é errado. Já me peguei pensando a respeito, se compro porque está barato ou em promoção, ou se compro porque quero mesmo ler. Sei que o livro é caro no Brasil e que nem sempre tenho o dinheiro sobrando no final do mês para fazer uma compra, por isso sempre priorizei aqueles livros que eu queria muito, mas muito mesmo ler.

Mas já comprei muito livro pela capa e não me arrependi. Também já comprei livros em promoção no supermercado por 6 reais e descobri que eram ótimos livros. Foi um pouco de sorte misturado com crise financeira e arte da capa, mas ultimamente venho procurando títulos específicos, de romance histórico, ficção científica, e acabo indo em tema e autor.

Apesar de gostar de ganhar livros de presente, sinto que a pessoa tem que me conhecer muito bem para me dar um livro que vá me agradar. Já aconteceu de a pessoa me trazer auto-ajuda, livros espíritas ou cristãos. E entenda, nada contra! Mas não é o estilo de livro que leio. Acho que a vida é muito curta para que a gente perca com obras que não serão do nosso agrado. E nossas casas também são pequenas para a quantidade de livro que queremos ter e assim não devemos encher com livros que em nada vão agregar em nossas vidas.

Já aconteceu de comprar livro na empolgação e depois não ler? Já sim. Depois vendi num sebo, doei, acabei fazendo algo com ele para abrir mais espaço na minha estante. Alguns podem achar que é desperdício de dinheiro, mas acho que cada um sabe de sua própria vida e de sua própria carteira. Se aquele livro que eu deixar na estação de metrô acabar sendo uma leitura legal para alguém, gastar aquele dinheiro terá valido a pena.

E você, o que te faz comprar um livro?

Até mais! 📖

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)