É muito complicado falar em melhores e piores filmes de ficção científica porque isso depende de gosto. E gosto é algo muito pessoal, é algo individual. Existem filmes que as pessoas amam de paixão e que eu não acho a menor graça. Assim como tem filmes que eu adoro e que não foram bem avaliados pela crítica. Tudo questão de gosto.

Por isso esse post fala sobre os cinco melhores e piores filmes para mim, de acordo com o que eu acho. São filmes que se estiverem passando na TV a qualquer momento, eu paro o que estou fazendo para assistir. Ou aqueles que me fazem mudar de canal imediatamente.
MELHORES
5. STAR TREK, O FILME (1979)
Muita gente torce o nariz para esse filme e eu até entendo o porque. Mas o que é mais maravilhoso no enredo - além de marcar a estreia da série clássica de Star Trek nos cinemas - é ver a sonda Voyager retornando no século XXIII, em busca de seu criador. Ao longo de sua viagem, ela acumulou tanto conhecimento, viu tantos mundos, conheceu tantas civilizações... O que mais ela poderia nos ensinar depois de uma jornada tão longa? É uma incrível reflexão sobre tecnologia e exploração do espaço. 4. STARGATE (1994)
Stargate tem alguns dos componentes que mais gosto em um filme de ficção científica: Antigo Egito, aliens, ciência e, bem... o Stargate! Sem contar que acabou gerando séries para a televisão, o que tornou a franquia ainda mais longeva e com ótimas reflexões sobre escravidão, tecnologia, arqueologia, opressão, apropriação cultural e exploração de mundos fora da Terra. É uma ficção científica baseada em pseudociência, mas ainda assim muito boa.3. BLADE RUNNER (1982)
Um dos clássicos mais absolutos do cinema, um universo cyberpunk e distópico, decadente, com androides extremamente parecidos com um ser humano, com efeitos visuais visionários para a época e com um enredo de prender o fôlego, Blade Runner é um dos melhores filmes já feitos. Sua visão de futuro foi muitas vezes usada para demonstrar o cenário que a humanidade precisaria evitar, como cidades superpopulosas (algo que ainda nos assombra), tecnologias que imitassem demais a raça humana e os perigos desta tecnologia. 2. CONTATO (1997)
Além de ser baseado em um livro de Carl Sagan, ele é também baseado numa ciência plausível em um cenário que, provavelmente, aconteceria se o contato com uma raça alienígena de fato ocorresse. O pânico das pessoas, o terror dos fundamentalistas e sabotagens, otimismo de alguns, e ceticismo da maioria e a corrida entre as nações pelo pioneirismo do projeto. Além disso, como se não bastasse ter um contato com aliens, temos um embate maravilhoso entre ciência e religião. 1. ALIENS, O RESGATE (1986)
Dos filmes de ficção científica, a série Alien coloca como protagonista uma das mulheres mais incríveis da FC e um verme hospedeiro que cresce dentro do ser humano e consegue dizimar praticamente tudo o que aparece pela frente. Os filmes são claustrofóbicos, escuros e com muita baba. É um terror no espaço sem ser exagerado. Coloquei Aliens e não Alien, o Oitavo Passageiro, apenas por gosto pessoal, mas os dois são excelentes. 





