Blogagem coletiva: por que eu gosto de ler livros?

Gostar de ler é algo tão subjetivo, não é mesmo? Existem N motivos para gostarmos de ler, especialmente em ler livros. Podemos viajar para mundos diferentes, encarnar pessoas diferentes, assistir crimes, criaturas fantásticas, podemos explorar planetas e mundos distantes e fantásticos... São tantas razões.



Sempre dizem que quem adora ler é nerd. Então, numa definição bem estreita, eu sou nerd, com N maiúsculo. Lembro que o gosto pela leitura foi estimulado em casa e na escola e desde então, não parei mais. Lembro de uma cena da escola em que eu e uma amiga, no ensino médio, estávamos sentadas no pátio, comendo lanche e lendo Os Três Mosqueteiros e uma menina me perguntou se o livro falava de insetos... Explicamos com calma do que se tratava o livro e a menina ficou fascinada.

Gosto de ler para poder deixar esta realidade e mergulhar nos diversos mundos imaginados por pessoas que ainda continuam entre nós através de seus escritos. Gosto da sensação táctil do papel na mão e o cheiro da tinta que emana das páginas. Gosto de ler com cuidado e mastigar as ideias para não perder nada quando o livro terminar. E se a fome pela leitura bater, releio o mesmo livro com o prazer da primeira vez. Gosto de imaginar os cenários diversos, as pessoas, de saber seus pensamentos, de entrar em suas vidas.

Um livro não é apenas um amontoado de páginas impressas. Um livro é um mundo completamente novo. Quem não consegue apreciar um livro, seja por não gostar da leitura, seja por não ter sido estimulado para a leitura, perde universos inteiros e perde a chance de se aventurar neles.

Até mais!

Este post faz parte da blogagem coletiva Por que gosto de ler livros? idealizada por Alessandro Martins, do Livros e Afins.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)