Blogagem coletiva: por que eu gosto de ler livros?

Gostar de ler é algo tão subjetivo, não é mesmo? Existem N motivos para gostarmos de ler, especialmente em ler livros. Podemos viajar para mundos diferentes, encarnar pessoas diferentes, assistir crimes, criaturas fantásticas, podemos explorar planetas e mundos distantes e fantásticos... São tantas razões.





Sempre dizem que quem adora ler é nerd. Então, numa definição bem estreita, eu sou nerd, com N maiúsculo. Lembro que o gosto pela leitura foi estimulado em casa e na escola e desde então, não parei mais. Lembro de uma cena da escola em que eu e uma amiga, no ensino médio, estávamos sentadas no pátio, comendo lanche e lendo Os Três Mosqueteiros e uma menina me perguntou se o livro falava de insetos... Explicamos com calma do que se tratava o livro e a menina ficou fascinada.

Gosto de ler para poder deixar esta realidade e mergulhar nos diversos mundos imaginados por pessoas que ainda continuam entre nós através de seus escritos. Gosto da sensação táctil do papel na mão e o cheiro da tinta que emana das páginas. Gosto de ler com cuidado e mastigar as ideias para não perder nada quando o livro terminar. E se a fome pela leitura bater, releio o mesmo livro com o prazer da primeira vez. Gosto de imaginar os cenários diversos, as pessoas, de saber seus pensamentos, de entrar em suas vidas.

Um livro não é apenas um amontoado de páginas impressas. Um livro é um mundo completamente novo. Quem não consegue apreciar um livro, seja por não gostar da leitura, seja por não ter sido estimulado para a leitura, perde universos inteiros e perde a chance de se aventurar neles.

Até mais!

Este post faz parte da blogagem coletiva Por que gosto de ler livros? idealizada por Alessandro Martins, do Livros e Afins.

COMPARTILHE

Seja o primeiro a comentar.

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.