Blogagem coletiva: meu personagem favorito de livro

Eu adoro blogagens coletivas! É uma maneira de conhecer novos blogs, entrar em contato com gente interessante e conhecer livros, músicas, informações, as pessoas. Sempre recomendo que as pessoas participem delas, é uma maneira, inclusive, de fazer um pouco de propaganda do seu trabalho.

Blogagem coletiva: meu personagem favorito de livro


E hoje o post é sobre Meu personagem favorito de livro, do blog Livros e Afins. Sempre que a gente lê um livro, é como se fôssemos apresentados a pessoas que em vida talvez não tenhamos a oportunidade de conhecer. E um dos meus personagens favoritos é um deles. O nome é Sedum, um escravo egípcio no livro O Mestre de Quéops, de Albert Salvadó.

Ele nasceu escravo, aprendeu sozinho a arte da matemática e ao conseguir um cargo no palácio conseguiu se tornar tutor dos filhos do faraó Snefero, entre eles Quéops, alegadamente, o construtor da grande pirâmide no platô de Gizé, no Egito. O interessante neste personagem é o quanto ele lutou para deixar de ser escravo e como seus ensinamentos foram invejados e cobiçados por outros filósofos da época. Sedum lutou para se libertar e alcançar um lugar de destaque na sociedade egípcia e, com isso, fez inimigos pelo caminho.

Fruto de um estupro, sua mãe era uma escrava com rosto deformado, castigada por servos anteriores, inocente em um mundo cruel. Ela tentou ensinar a seu filho o valor da liberdade, algo que ele buscou até o fim. Este livro e este personagem me tocaram muito fundo, pois eu comprei este livro numa baciada em promoção no Carrefour - cerca de 9,90 era o valor - e eram os únicos dez reais que eu tinha na mão naquele dia. Era uma época difícil de escassez, de dívidas, de desemprego, mas a leitura deste livro me inspirou e me ajudou a passar por um momento tão difícil.

Os fãs de romances históricos devem ler, pois já perdi a conta de quantas vezes estive no Antigo Egito, acompanhando Sedum.

Até mais!

Este post faz parte da blogagem coletiva 2 meu personagem favorito de livro idealizada por Alessandro Martins, do Livros e Afins.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)