A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024 revelou um dado alarmante: 53% dos brasileiros não leram nenhum livro (literário, didático, religioso, físico ou digital) nos três meses anteriores, um recorde negativo, resultando na perda de cerca de 7 milhões de leitores desde 2019, devido à concorrência das redes sociais e ao ritmo moderno, impactando na educação e no pensamento crítico. Em um país onde mais da metade da população não lê livros, o que podemos esperar do futuro enquanto nação e sociedade?
![]() |
| Woman Reading in an Interior, por Carl Holsoe |
Leitura não é uma habilidade natural, ela é artificial, cultural. Ler é uma competência da linguagem, um processo que não é geneticamente codificado, mas que se repete nos indivíduos por meio de um trabalho de aprendizado e memória. Quanto mais a gente lê, melhor lemos. Epiteto já dizia que "os livros são os halteres da mente". Portanto, é muito triste vermos as pessoas abandonando um hábito tão benéfico para nossa mente.
Leitura requer paciência e determinação, características cada vez mais raras no nosso mundo apressado e atual. Ou seja, passar os olhos rapidamente pelos títulos das matérias de um portal de notícias ou retuitar links não faz muita diferença cognitiva. É o equivalente literário do vício em açúcar. Para a gente obter os benefícios reais da leitura, ela precisa ser exercitada diariamente, como se você estivesse na academia fazendo exercícios.
Os benefícios da leitura são muitos. Um dado dos Estados Unidos mostra que 1\4 das crianças não aprende a ler, o que as coloca em risco social e intelectual, como também as limita cognitivamente por toda a vida. Os pesquisadores Timothy Keller e Marcel Just, da Universidade Carnegie Mellon, descobriram a leitura em crianças pequenas faz com que o cérebro se reorganize fisicamente, criando nova substância branca que melhora a comunicação dentro do cérebro, o que melhora a comunicação em todo o sistema neural.
A substância branca é responsável por transportar informações entre as regiões de massa cinzenta, onde todo o processamento ocorre. A leitura não só aumenta a quantidade de substância branca, como também ajuda as informações a serem processadas de maneira mais eficiente. Isso se você ler em um idioma apenas, mas se ler em mais de um, aprimorando as habilidades de comunicação, as regiões do cérebro envolvidas na navegação espacial e na aprendizagem de novas informações aumentam de tamanho. Aprender um novo idioma também melhora a memória de forma geral.
A internet é uma grande invenção, ninguém nega isso, mas ela está criando toda uma geração que está desatenta e perdendo empatia. E um grande simulador social capaz de fortalecer nossa empatia é a leitura de ficção, pois ela nos permite expandir nosso alcance além do real para o possível ou o impossível. A ficção vai além de simular a realidade e oferecer aos leitores uma experiência indisponível fora da página: ela nos dá a oportunidade de entrar plenamente nos pensamentos e sentimentos de outras pessoas. Um estudo de 2011, publicado no Annual Review of Psychology, identificou uma sobreposição entre as regiões do cérebro usadas para compreender histórias e as redes dedicadas à interação com outras pessoas.
Trabalhando em escola, testemunho todos os dias a luta dos colegas em fazer os alunos lerem. Leitura e escrita tornaram-se maçantes, chatas, castigos impostos pelos professores. Assim, uma geração inteira está saindo da escola sem saber interpretar textos, sem compreender ironia e sarcasmo, sem conseguir ler as emoções dos outros e de si mesmos. Pesquisas mostram que ler não apenas contribui para a inteligência fluida, mas também para a compreensão de texto e a inteligência emocional. Você passa a tomar decisões mais inteligentes sobre si e sobre aqueles ao seu redor.
Tal como uma barra de supino melhora a saúde de seus bíceps, um livro vai melhorar a saúde de seu cérebro. Portanto, exercite-se com frequência.
Até mais! 📖
Leia também:
Child's Brain Can Rewire Itself - Carnegie Mellon UniversityMais da metade dos brasileiros não lê livros, aponta pesquisa - Câmara Brasileira do Livro
Language learning makes the brain grow, Swedish study suggests - ScienceDaily
The Neural Bases of Social Cognition and Story Comprehension - Annual Reviews of Psichology
Já que você chegou aqui...


Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.