10 filmes para quem gostou de Duna

Com a segunda parte da saga de Paul Atreides em Arrakis prestes a chegar aos cinemas, que tal uma seleção de alguns filmes épicos com uma pegada no mesmo estilo? Pode não parecer, mas os filmes abaixo têm relação com a jornada dos personagens em Duna! Inspirado na monumental obra de Frank Herbert, Duna é um clássico da ficção científica e um dos livros mais conhecidos do gênero.

10 filmes para quem gostou de Duna

Esta não é a primeira vez que o clássico foi adaptado para o cinema. David Lynch adaptou o livro para o cinema em 1984, para a frustração de muita gente. Em 2000, teve a minissérie Duna, de Frank Herbert e em 2003, Filhos de Duna continuou a história. E claro, teve a jornada de Alejandro Jodorowsky para adaptar o livro, com nomes de peso das artes visuais e do cinema no projeto que estúdio nenhum quis fazer.

Lembrando que são apenas indicações e não leis talhadas em pedra.

Rebel Moon - Parte 1 (2023)
Ele foi pensado, originalmente, para ser uma parte da saga de Star Wars, mas depois acabou se tornando um universo independente. No longa de Zack Snyder, cheio de cenas em slow motion, existem personagens auxiliando a protagonista, uma oficial da nobreza que desiste de uma vida de matanças em busca da vida simples no campo em uma lua remota, chamada Veldt.

Quando a lua se torna alvo das tropas imperiais, que decidem confiscar quase toda a produção agrícola da comunidade, em um movimento semelhante ao envio dos Atreides para Arrakis, a lua resolve se tornar inimiga do império e a segurança de todos dependerá do recrutamento de guerreiros em vários planetas para que se juntem à sua rebelião. Isso também lembra muito o levante dos Fremen.

Insterestelar (2014)
Neste drama espacial, a Terra foi atingida por desastres ambientais e alterações climáticas, e a humanidade procura colonizar outro planeta. Uma das últimas tentativas da Terra para localizar um mundo habitável é uma missão tripulada através de um buraco de minhoca recentemente descoberto perto de Saturno que os levará ao espaço profundo, onde a humanidade poderá encontrar um lugar adequado para chamar de lar. Liderada pelo astronauta Joseph Cooper (Matthew McConaughey) e pela cientista Amelia Brand (Anne Hathaway), a tripulação procura três planetas separados, cada um com propriedades únicas e distintas.

Interestelar é muito mais do que uma aventura intrépida pelo universo, pois explora muito mais do que o espaço sideral, investigando tópicos sobre destino, mortalidade, amor e família, com o relacionamento tenso de Cooper com sua filha ressentida fornecendo o coração e a alma do filme. Ficção científica visualmente suntuosa e tematicamente densa, “Interestelar” é o que há de melhor no cinema, um tour de force de performances poderosas, efeitos de cair o queixo e muitas surpresas ao longo do caminho.

10 coisas que você não sabia sobre Interestelar

Blade Runner 2049 (2017)
Blade Runner original foi baseado em um conto do famoso autor Philip K. Dick e tem sido visto como a pedra angular do filme de ficção científica há décadas. Há muito se falava em uma sequência, que geralmente era negada pelo astro Harrison Ford e pelo diretor Ridley Scott. Por isso, foi uma surpresa quando Blade Runner 2049 foi anunciado com o diretor de A Chegada (e agora Duna), Denis Villenueve, no comando, e o público ficou cético, com razão. Mas o filme é um thriller ambicioso e inspirador, e uma rara sequência feita décadas depois que tenta superar seu lendário antecessor e de fato consegue.

Com um ritmo metódico e filmagem exuberante, o longa é um nocaute visual e um deleite para cinéfilos e fãs de ficção científica. Construído em um mundo ainda mais desenvolvido e ricamente povoado do que o original, nos dá Ryan Gosling como “K”, um “blade runner” replicante designado para caçar replicantes desgarrados. Mais do que apenas uma continuação digna do clássico filme neo-noir de ficção científica de 1982, esta nova entrada é uma reflexão meditativa, um novo clássico que faz o impossível, entregando tudo o que os fãs de "Blade Runner" queriam e muito mais, e acrescenta ao legado do filme original de uma forma que ninguém esperava.

10 coisas que você não sabia sobre Blade Runner 2049

A Batalha de Riddick (2004)
Eclipse Mortal (2000) sempre será o melhor da série Riddick, mas A Batalha de Riddick está mais próximo de Duna do que seu antecessor. Sabemos que o personagem de Vin Diesel é um anti-herói condenado e não um nobre idealista como Paul Atreides, mas este Furyan conhece bem o combate e tem desentendimentos com um líder maligno semelhante ao Barão Harkonnen.

A história e o passado de Riddick são melhor explorados neste filme, com alguns paralelos com o protagonista de Duna, e o principal antagonista é uma legião de forças liderada por um Lord Marshall chamado Necromongers, que invadem brutalmente e forçam os súditos a se converterem à sua religião. As sequências de ação são tão emocionantes quanto você esperaria, e os recursos de Helion Prime irão lembrá-lo de Arrakis.

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (2017)
Luc Besson deu ao cinema algumas das obras mais impactantes da 7ª arte. Valerian e a Cidade dos Mil Planetas é sua segunda incursão na ficção científica depois de O Quinto Elemento, seguindo o mesmo estilo de espetáculo visual e cenários caóticos e coloridos. Assim como Duna, Valerian também é uma adaptação visionária de uma série de quadrinhos francesa de mesmo nome que começou na década de 1960.

Dane DeHaan e Cara Delevingne estrelam como protagonistas Valerian e Laureline, oficiais da estação espacial conhecida como Alpha, antiga ISS, um refúgio interestelar para diversas formas de vida de milhares de planetas, daí o nome. Os personagens, visuais e designs alienígenas são fenomenais, embora o enredo possa não ser tão atraente. Mas uma semelhança com Duna, além dos personagens fortes, é seu universo vasto, dividido por forças que constantemente brigam entre si.

Serenity (2005)
Videntes e assassinos desempenham vários papéis na história de Duna, com os talentosos Mentats e as maquinações dos Harkonnen para a queda da Casa Atreides. Esses temas estão presentes na continuação de 2005 de Joss Whedon da série de TV Firefly. Gina Torres, Nathan Fillion, Alan Tudyk, Adam Baldwin e o resto da tripulação do Serenity retornam à famosa nave para mais uma missão, uma que encerre o ciclo começado na série prematuramente cancelada pela FOX.

O novo inimigo do capitão Malcolm e companhia é um assassino enviado pela poderosa entidade governante conhecida como Aliança (interpretada por Chiwetel Ejiofor do Dr. Strange), caçando a psíquica River Tam depois que eles libertaram da prisão da Aliança. E além da Aliança, há montes de saqueadores canibais e grotescos que representam constantemente uma ameaça.

Matrix (1999)
Uma jornada predestinada, bem como visões sobre como se libertar desse destino são partes importantes da história de Paul Atreides, sendo ele o Kwisatz Haderach nascido após gerações de intrigas das Bene Gesserit. Esse também é um fator importante na jornada de Neo, na saga de Matrix das irmãs Wachowskis. Ele também se passa num futuro distnate onde a Terra foi dominada e subjugada por máquinas que controlam os corpos e as mentes dos seres humanos para fornecerem energia para a realidade simulada, a Matrix.

Enquanto em Matrix foram as máquinas que venceram o conflito contra os humanos, no universo de Duna foram os humanos quem triunfaram contra as máquinas vários séculos antes do nascimento de Paul Atreides, no que é conhecido como a Jihad Butleriana.

10 coisas que você não sabia sobre Matrix

Cloud Atlas (2012)
Outro trabalho de ficção científica dirigido pelas irmãs Wachowskis, Cloud Atlas segue vários personagens e suas histórias que ocorrem em diferentes momentos no tempo, com cada membro do elenco desempenhando mais de um papel. Cloud Atlas foi um filme bastante polarizador desde o seu lançamento, mas tem o mesmo grande escopo de diferentes eras e diferentes linhas do tempo conectadas entre si que Duna também tem e terá à medida que Paul avança cada vez mais em seu papel como Kwisatz Haderach.

A obra adapta ao cinema o romance homônimo de David Mitchell, que abrange desde o século XIX até um futuro pós-apocalíptico, em que cada um dos personagens é o narrador de sua história.

10 coisas que você não sabia sobre Cloud Atlas

Stargate (1994)
As séries de sucesso na TV começaram com esse épico de 1994, do mesmo diretor de Independence Day. Um egiptólogo não convencional defende que as pirâmides foram construídas para serem outra coisa, mas não tumbas de faraós. Por suas ideias loucas, ele acaba recrutrado por oficiais da Força Aérea para desvendar o funcionamento de um portal estelar capaz de levar pessoas para pontos distantes do universo. Ao fazer isso, ele embarca em uma jornada de auto-conhecimento, ajudando a libertar um povo que vivia sob a opressão de uma força superior e acaba encontrando seu propósito, tal como Paul Atreides. E a ação se passa quase totalmente em um ambiente desértico, que desafia a logística dos heróis.

10 coisas que você não sabia sobre Stargate

Mad Max Estrada da Fúria (2015)
Em Duna, o deserto de Arrakis poderia muito bem ser considerado um personagem ao lado de Paul, Chani, Lady Jessica e os outros. É tão importantem, com seu tesouro de melange e seus segredos sobre vermes da areia, que acaba dando o título a toda a saga, já que “Duna” no universo é o apelido pelo qual Arrakis é mais conhecido. Existem outros filmes em que o cenário, especificamente um deserto, é uma parte tão fundamental da história que eles acabam desempenhando seu próprio papel, e um deles é o quarto filme da franquia Mad Max. Estrelando Tom Hardy como Max e Charlize Theron como Furiosa, ambos unem forças para escapar de um senhor da guerra através de um deserto pós-apocalíptico depois que Furiosa salvou as cinco escravas sexuais do senhor da guerra.

Furiosa está em busca do “Lugar Verde”, um ponto da trama que lembra a esperança de vários personagens de Duna de que Arrakis se tornasse um planeta verde e exuberante como muitos outros na galáxia.

10 coisas que você não sabia sobre Mad Max Estrada da Fúria


Lembrou de mais algum? Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Lista mto boa! Apenas Rebel Moon que achei bem bem ruim, infelizmente. Esperando ansioso o filme dois de duna! O primeiro estava impecável!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)