Resenha: Universo Alien, de Don Lincoln

Já parou para pensar como que a sociedade construiu a imagem dos alienígenas? Até que ponto a cultura pop se baseia em fatos? E a ciência? O que ela pode nos dizer sobre os aliens? Don Lincoln tenta responder à essas perguntas, em uma narrativa ágil, divertida e que todo fã de ficção científica e ciência também vai curtir.



Parceria Momentum Saga e
Grupo Editorial Pensamento


O livro
O livro faz uma pergunta direta, bem simples, mas também bem complicada de responder: se os extraterrestres existem, cadê eles? A descoberta de vida inteligente capaz de fazer contato seria um daqueles eventos que mudam a história. O autor já estabelece que os aliens do livro não são bactérias ou lagartixas extraterrestres, mas sim Alienígenas, com A maiúsculo, para diferenciar dos animais.

Resenha: Universo Alien, de Don Lincoln

Dividido em duas partes, o livro começa com o alienígena tomando forma na sociedade e na cultura. Pouco a pouco, vindo com as teorias de Copérnico, com publicações heréticas como as de Giordano Bruno, a observação da Lua, de Marte e invencionices nos primeiros tabloides, as pessoas começaram a ler sobre corpos celestes e as infinitas possibilidades em suas superfícies. Mas os OVNIs e os aliens entram de vez no imaginário popular é nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial.

Pilotos que avistavam estranhas bolas de luz junto às asas de seus aviões, relatos de trajetórias impossíveis e até marcas na fuselagem foram exploradas pela mídia e caíram no gosto do público. Logo todo mundo estava vendo tais luzes, todo mundo parecia ter uma história para contar. De luzes e objetos não identificados a contato diretos com seres de fora da Terra foi um pulo. Casos de abdução começaram a surgir, como o do casal Hill e Roswell ganhou uma dimensão muito maior do que foi em sua época.

De todos os tipos de literatura desenvolvidos ao longo dos séculos, a ficção científica é única. Ela permite recursos de enredo que não estão disponíveis para outros gêneros de ficção.

Página 97

Se os avistamentos sem explicação e boatos tiveram sua parcela, a ficção científica teve outra, especialmente na televisão e nos cinemas. Colonialismo, o medo da guerra nuclear, o medo do comunismo, lutas pelos direitos civis, tudo isso começou a despontar em várias produções entre os anos 1940 e 1960. E o autor menciona praticamente todas elas e a forma como foram essenciais para o público formar uma visão sobre o contato extraterrestre.

Depois de discorrer sobre a cultura pop e de falar de como Arquivo X ajudou a alimentar a paranoia a respeito de aliens e conspirações, Don Lincoln começa a parte científica. Quais os requisitos para um alienígena inteligente evoluir e desenvolver tecnologia capaz de voo interestelar? Quais são os requisitos de um ser vivo? Analisando as formas de vida na Terra e a diversidade de ambientes que temos aqui mesmo, definir alguns dos parâmetros é uma tarefa bem ingrata.

Com uma narrativa ágil e didática, é impossível largar o livro. Mesmo nas partes científicas, o autor não entrega um monte de equações e termos complicados. É um livro para agradar cientistas, fãs de ficção científica e de cultura pop. A edição da Cultrix está bem revisada e traduzida. Não encontrei erros ou problemas de revisão. No final, o autor ainda deixa uma lista de leituras sugeridas para quem quiser se aprofundar.

Obra e realidade
Don Licoln, além de escritor e divulgador científico, é físico. Co-autor e autor de mais de 800 artigos científicos e vários livros, é também um grande fã de ficção científica. Fez vários vídeos no Youtube, falando de cosmologia a física de partículas. Adorei a forma como conduziu o livro e como é um cético otimista sobre a existência de alienígenas inteligentes.

Don Lincoln
Don Lincoln

(...) o que a vida necessita não é energia, e sim diferença de energia. Se a energia é igual por todos os lados, isso não é útil. O que é útil são as diferenças de energia.

Página 222

Pontos positivos
Ficção científica
Ciência
Bem escrito
Pontos negativos

Acaba logo

Título: Universo Alien
Título original em inglês: Alien Universe
Autor: Don Lincoln
Tradutores: Humberto Mouta Neto e Martha Argel
Editora: Cultrix
Páginas: 320
Ano de lançamento: 2017
Onde comprar: Amazon


Avaliação do MS?
O livro me ganhou logo nas primeiras páginas. Para aqueles que queiram um pontapé inicial no estudo da ficção científica e da história sobre os alienígenas como estão na cultura pop, se joga nessa leitura. Você não vai conseguir largar, assim como eu não consegui largar também. Cinco aliens e uma forte recomendação para você ler também!




Até mais! 👽


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)