10 coisas que você não sabia sobre Avatar

Avatar (2009) é um daqueles filmes de ficção científica que possuem efeitos visuais deslumbrantes com um enredo pra lá de batido: o do salvador branco que se junta aos nativos para repelir brancos gananciosos de suas terras. É um Dança Com Lobos em Pandora, se preferir assim.

10 coisas que você não sabia sobre Avatar



Dirigido e roteirizado por James Cameron, o longa teve 237 milhões de dólares de orçamento para faturar impressionantes 2.8 bilhões de dólares em bilheteria. Ganhou três estatuetas do Oscar por Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia. No Globo de Ouro, levou Melhor Filme e Melhor Diretor.


10. Roteiro
Cameron começou a rascunhar o roteiro de Avatar ainda em 1994, buscando inspirações em John Carter, de Edgar Rice Burroughs, além das histórias de aventuras na selva de Henry Rider Haggard. As inspirações mais óbvias são Brincando nos Campos do Senhor, A Floresta de Esmeraldas, Pocahontas, Dança Com Lobos e Princesa Mononoke, tudo bem conservador em um enredo de ficção científica que não trouxe exatamente nada de muito novo para o gênero.


9. Peitos
Os Na'vi não são mamíferos placentários, ou seja, não precisam alimentar suas crias com leite. Mas Cameron insistiu que todas as personagens femininas tivessem seios para que parecessem "gostosas" do ponto de vista humano. Afff, meldels.


8. 96 dias
De acordo com os diários gravados por Jake (Sam Worthington), o filme se passa em Pandora em um período de 96 dias. Seu primeiro diário data de 19 de maio de 2154 e o último, que também é aniversário de Jake, é 24 de agosto de 2154.


7. Aliens 2
Inicialmente, James Cameron tinha escalado o ator Michael Biehn para o papel do coronel Quaritch. Mas como ele já tinha escalado Sigourney Weaver para o papel da cientista Grace Augustine, ele deu o papel de Quaritch para o ator Stephen Lang. Assim a audiência não associaria Avatar com Aliens, O Resgate, onde Weaver e Biehn atuaram juntos.


6. Havaí
Para preparar equipe e atores para o filme, Cameron levou todo mundo para o Havaí, onde eles passaram alguns dias fazendo trilhas pelas florestas das ilhas, vivendo em tribos, tendo que pescar, fazer fogueiras, escalar árvores, de maneira a compreender o modo de vida de um povo nativo e para guiá-los nas atuações, já que não haveria florestas cenográficas no estúdio. Zoe Saldana se vestiu a caráter, incluindo uma cauda costurada na roupa para simular suas personagem. Tudo feito de dia, obviamente, já que à noite estavam todos no Four Seasons.


5. Idioma Na'vi
O idioma alienígena foi criado do zero pelo linguista Paul R. Frommer, da Universidade do Sul da Califórnia. Paul tinha que criar um idioma alienígena que soasse desconhecido aos nossos ouvidos, mas que fosse fácil o suficiente para que os atores pudessem pronunciar. Foram cerca de mil palavras novas.


4. Jake Sully
Matt Damon e Jake Gyllenhaal foram os primeiros nomes escolhidos para o papel do protagonista, mas Cameron decidiu pelo relativamente desconhecido Sam Worthington para o papel, que na época estava em uma situação financeira tão ruim que estava morando em seu carro. Quando recebeu uma ligação de seu agente, dizendo que tinha um papel e explicou o que era (mas sem dizer o nome do diretor), Sam inicialmente pensou que era mais uma perda de tempo.


3. 400 milhões
Quando James Cameron pensou em produzir e lançar o filme, em 1999, só o que ele gastaria com efeitos especiais encareceria demais o longa - cerca de 400 milhões de dólares - algo que nenhum estúdio no mundo pagaria. O diretor então esperou oito anos para que os custos com os efeitos visuais baixassem o suficiente para começar a produção. O que de fato o motivou a levar o projeto adiante foram os efeitos usados na trilogia O Senhor dos Anéis.


2. Grace Augustine
Sigourney Weaver disse que se inspirou no próprio James Cameron para interpretar a cientista Grace. E explicou que ela precisava de alguém que fosse brilhante, que tivesse iniciativa, que fosse uma idealista e perfeccionista, alguém que ainda assim fosse uma boa pessoa. O avatar de Grace usa uma camiseta da Universidade Stanford, que Sigourney frequentou e o cigarro que a cientista volta e meia aparece fumando foi totalmente feito em computador, já que a atriz não é mais fumante.


1. Azul
De acordo com Cameron, os Na'vi são azuis para criar um paralelo com as representações do deus hindu Vishnu e seus "avatares", que são manifestações divinas em forma corporal, como Rama, Krishna, entre outros.

Avatar

Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)