10 coisas que você não sabia sobre A Mosca

A refilmagem de A Mosca (1986) é um dos grandes clássicos da ficção científica e do terror! E é também uma das mais bem sucedidas refilmagens. Uma quimera grotesca de um ser humano e uma mosca, após um teste com um equipamento de teletransporte, incapaz de parar a transformação e de desfazer o que fez.

10 coisas que você não sabia sobre A Mosca

Com um orçamento de 15 milhões de dólares e arrecadação de 60,6 milhões em bilheterias ao redor do mundo, o longa ganhou um Oscar de Melhor Maquiagem em 1987 e levou vários Saturn Award: de Melhor Ator, Jeff Goldblum; Melhor Filme de Terror; e Melhor Caracterização.

10. É uma refilmagem
O clássico filme de 1986 já é uma refilmagem de outro clássico de 1958. E houve sequências deste, com "Return of the Fly" (1959) e "Curse of the Fly" (1965).

9. Protagonista
Jeff Goldblum não era a primeira opção. O papel de Seth Brundle foi primeiro oferecido a Michael Keaton, que não gostou do enredo. Achou que era muito nojento.

8. Maquiagem
Apenas a preparação para o papel levava 5 horas na maquiagem e o conjunto da cabeça para quando Jeff Goldblum já estava totalmente transformado tinha quase 3 quilos.

7. Nojinho
Em várias cenas, Geena Davis admitiu que ficou genuinamente enojada, como naquela em que a orelha de Seth cai. É só reparar no rosto dela para notar que o nojo é real. Geena Davis, aliás, era namorada de Jeff Goldblum na época.

6. Transformação
O filme faz parecer bem rápido, mas a transformação de Seth de humano para mosca leva quatro semanas e seis dias para terminar.

5. Mel Brooks
Mel Brooks, famoso por suas comédias, é também um grande fã de filmes de terror e não queria que soubessem de seu envolvimento com a produção do longa, temendo que não o levassem a sério quando estreasse.

4. Sequência enrolada
Havia planos para uma sequência do filme, contando com Geena Davis, chamada Flies, que contaria a história de sua personagem e dos gêmeos que ela teria com Seth. Porém, o projeto nunca saiu da gaveta. O projeto aprovado virou A Mosca 2, de 1989, com Eric Stoltz fazendo o papel do filho de Seth.

3. David Cronenberg
O diretor do filme inicialmente tinha negado a direção de A Mosca. Depois de uma carta de Mel Brooks para o estúdio e de um milhão de dólares, ele aceitou a tarefa. Ele inclusive faz uma ponta no filme, como médico, na cena de sonho em que Veronica está dando à luz.

2. Telepodes
As câmaras de teletransporte criadas por Seth foram, originalmente, inspiradas nos cilindros da Ducati 450 Desmo que pertencia ao diretor. Fanático por velocidade, o nome de Seth Brundle foi inspirado no nome de Martin Brundle, piloto de Fórmula 1.

1. Be afraid, be very afraid
Esta frase se espalhou por aí, tendo aparecido em várias séries e filmes, mas pouca gente sabe que ela se originou em uma fala de Geena Davis no longa. Mel Brooks a criou enquanto discutiam como os personagens deveriam reagir diante da cena da transformação.


Tudo pronto para a transformação? 🪰

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)