Minhas 5 tecnologias favoritas da ficção científica

segunda-feira, outubro 03, 2016

Dentro da ficção científica nós temos tecnologias que (hoje) parecem impossíveis. E tudo bem, é ficção. Gostaria muito de ver algumas delas na realidade, outras nem tanto, mas para o bem ou para o mal, sempre temos aquelas que favoritas. Bem, resolvi listar as minhas cinco de todos os tempos.




Lembrando que essa lista é pessoal. Existem muitos, muitos aparatos e tecnologias diferentes na ficção científica e aqui são apenas cinco. Deixe as suas tecnologias favoritas em um comentário ou faça um post sobre o assunto também. Adorarei ler!

5. A nave de Klaatu, de O Dia Em Que a Terra Parou
A nave lembra a do Astronauta, da Turma da Mônica, que é o que nos tira do lugar comum quando o assunto é design de naves espaciais. Assim como o cubo Borg, de Star Trek, a nave tem esse ar enganosamente simples, redondo, mas com uma tecnologia que ainda nos é totalmente alienígena.

4. Os androides de Blade Runner
Esses androides foram construídos pelo ser humano, mas a distinção entre um e outro é tão difícil que é preciso aplicar um longo e meticuloso teste para descobrir. Complexos, intensos, revoltados com a servidão, é uma grande alegoria para trabalhos forçados, exploração e escravidão.

3. O Robocop
A interação entre o orgânico e o mecânico que vemos em Robocop é um grande feito de engenharia e ciência. As implicações para reabilitação de amputados ou de pessoas com doenças graves e incapacitantes são imensas e daria uma reviravolta na medicina. Só que, claro, sempre tem aquela corporação que usa robôs como máquinas de guerra.

2. O sintetizador de comida de Star Trek
Eu até entendo a preferência do capitão Picard por chá e da Janeway por café, mas se eu tivesse um sintetizador de comida não ficaria tão no básico assim. Aliás, os sintetizadores são a grande tecnologia que ajudou a derrubar miséria, fome e doenças na Federação. Fica também uma questão: e se usarem para construir armas? Ainda assim é algo que eu teria fácil.

1. O Stargate
Um sistema feito de material super condutor, capaz de manter um wormhole estável e que te transporta instantaneamente pelo universo? Tô dentro! Atravessar dois mil, dez mil anos-luz de maneira instantânea é um dos maiores feitos de engenharia da FC. Tem seus contratempos, claro, pois isso também abre as portas para os inimigos, mas convenhamos, né? É muito maneiro.

Agora é a sua vez. Quais são as suas tecnologias favoritas? Deixe nos comentários!

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

2 comentários

  1. Claro que a lista é pessoal, portanto não há o que criticar. Para mim, entretanto, nada é mais completo do que a TARDIS do Doctor Who. O conceito de tempo e dimensão relativas no espaço calha muito bem na física moderna. Uma nave que é gigantesca (quase infinita) por dentro e é minúscula por fora a torna quase invencível. Tem um sistema camaleão que permite se camuflar onde pousa (tudo bem, ele está sempre com defeito, mas acho que é o Doctor que não quer arrumá-lo), e que além disso tudo ainda viaja no espaço, no tempo e entre as dimensões. Absolutamente nada se compara ao conceito da TARDIS.

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaaaaaaah, meu favorito é O sintetizador de comida. Haushuahua
    Eu ia ficar obezo.
    E concordo com o Marcelo, nada é mais completo do que a TARDIS do Doctor Who. É fascinante!

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris