Resenha: Ela (Her - 2013)

Ela (Her) foi uma grata surpresa. É um daqueles filmes que traz elementos para compor não apenas um ótimo filme, com grandes atores, mas também que traz uma crítica à modernidade e de como as relações humanas estão acontecendo no dia a dia. As pessoas se reúnem para ficar em seus universos virtuais, no smartphone, checando status e postando fotos no Instagram, mas deixam de interagir entre si numa mesa de bar. "Ela" traz uma evolução deste fenômeno social.





O filme
Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) separou recentemente de sua esposa e vive uma existência solitária entre trabalho e jogos. Ele trabalha escrevendo cartas de amor para pessoas com dificuldades em expressar seus próprios sentimentos. Ele próprio é introvertido, bastante recluso, tendo apenas a tecnologia como aliada no dia a dia e na tentativa de fazer novos contatos. Infeliz por ver o divórcio com seu amor de infância, Theodore compra um novo sistema operacional (OS) com inteligência artificial cujo design permite que ele evolua e se adapte conforme interage com seres humanos.


Decidindo que o OS teria uma personalidade feminina, ele a apelida de Samantha (Scarlett Johansson) e começa aí um incrível relacionamento. Theodore fica fascinado com ela, pois sua capacidade de aprender e crescer, inclusive psicologicamente é muito grande. Samantha compõe poesias, recitais de piano, canta e cuida da agenda de Theodore. É bem humorada e divertida, conversa com ele sobre seus problemas amorosos e tenta ajudá-lo a superar o divórcio e o casamento mal sucedido.

Os dois se tornam mais e mais íntimos e acabam desenvolvendo um relacionamento. Samantha, no entanto, começa a experimentar sentimentos conflitantes, sentimentos para os quais não estava preparada. Começa a questionar se eles estavam embutidos em sua programação ou se ela aprendeu a sentir daquela forma, a amar tão profundamente Theodore. Ela sente ciúmes da melhor amiga dele, Amy (Amy Adams) e começam a surgir conflitos na vida de Theodore para os quais nenhum deles estava preparado.


O filme é muito sútil, muito profundo, pois trata de sentimentos humanos sendo processados por uma máquina que aprende e evolui com as atividades e interações humanas. Samantha é um sistema operacional, mas age de uma maneira que fez com que Theodore se apaixonasse por ela e ela por ele, o que começa a gerar conflitos em seus algoritmos. Amy o alerta com seu próprio exemplo ao se divorciar, dizendo que agora ela tem a chance de poder viver e ele deveria fazer o mesmo ao invés de investir em um relacionamento com um sistema operacional que, claramente, não vai dar em nada.

O longa pode ser meio paradão em alguns momentos, mas não creio que chegue a atrapalhar o andamento do enredo. Scarlett Johansson não aparece em nenhum momento, temos apenas sua voz interagindo com Joaquin Phoenix, mas sua atuação é brilhante. Sua voz exprime sentimentos de maneira mais eficiente que muito ator velho de guerra por aí.


Ficção e realidade
Pode até parecer que este tipo de interação esteja ainda um pouco longe de acontecer, com um OS tão avançado assim a ponto de bater aquele papo com a gente, mas nós vemos o modo como os gadgets atuais interferem nas relações humanas. Basta ver uma mesa de bar onde as pessoas prestam mais atenção ao tablet ou smartphone do que nas pessoas sentadas à sua volta.

"Ela" me fez questionar até mesmo a forma como uso meu smartphone, já que ele é meu faz tudo. Meu rádio-relógio, minha agenda, meu acesso a emails, chat, por onde eu digitalizo documentos, tiro fotos, chamo táxi, vejo vídeos, faço contas, leio, ouço música e rádio, vejo o estado do clima na cidade, faço anotações, faço transferências entre contas e pagamentos, gravo aulas e uso o Twitter. Ou seja, dele para o estágio de Samantha falta só uma interação por voz... espera, o Google tem busca por voz também.


Pontos positivos
Grandes atuações e belos cenários
Ótima análise das relações humanas com a tecnologia
Pontos negativos

Meio paradão em alguns momentos


Título: Ela (Her)
Direção: Spike Jonze
Duração: Duas horas
Ano de Lançamento: 2013
Onde ver? Estreia em 14 de fevereiro de 2014.

Avaliação do MS?

Um filme de grande delicadeza. Uma história de amor que parece impossível, mas exalta os sentimentos humanos e suas formas de se expressar com grande primor. O ponto alto de toda a trama é, sem dúvida, a atuação de Scarlett Johansson e toda a carga emocional que apenas sua voz foi capaz de dar. Super recomendo, portanto cinco aliens para "Ela".



Até mais!

Já que você chegou aqui...

Form for Contact Page (Do not remove)