Dez empresas da ficção científica

Se tem uma coisa que a ficção científica sempre soube representar muito bem foi o capitalismo selvagem do mundo real. Temos empresas de todos os tipos em variados enredos, cada uma com seus produtos diferenciados e propósitos escusos, sempre pensando no lucro próprio, atropelando quem quer que seja pelo caminho. Selecionei dez delas que se tornaram personagens tão importantes quanto os protagonistas em vários enredos diferentes.


10. Buy n Large - Wall-E (2008)
Buy n Large
Acho que poucas empresas conseguiram retratar tão bem e com poucas palavras o que o excesso de consumo faz à civilização e aos recursos do planeta. A Buy n Large era tão poderosa que foi capaz de comprar um país inteiro. Podemos ver megalojas, mega letreiros, mega navios, satélites, tudo que estava à venda no planeta era da marca BL. Até mesmo nosso simpático robozinho Wall-E era propriedade da BL que embarcou o restante da raça humana em naves espaciais enquanto os robôs destralhavam o planeta.


9. Lunar Industries - Lunar (2009)
Lunar Industries - Lunar
A base de Sarang na Lua tem como habitante Sam e o robô responsável por praticamente todas as funções de mineração e de suporte de vida, GERTY. Sam está animado para voltar para casa, já que seu terceiro ano de residência na Lua está acabando e ele mal vê a hora de sair de lá. Mas um acidente coloca tudo isso a perder e Sam descobre como funciona a lógica fria da Lunar Industries ao saber que ele nada mais é do que um clone.


8. US Robotics - Eu, Robô (2004)
A USR conseguiu colocar um robô em cada lar norte-americano e em 2035 eles estão em todos os lugares. Incapazes de machucar um ser humano, é o triunfo da empresa que visa colocar um robô mais moderno no mercado, mais independente, com maior capacidade de raciocínio e cuja distribuição está para começar quando o detetive Spooner entra em ação ao investigar a morte de um dos maiores cientistas da área de robótica. Um robô é seu primeiro suspeito.


7. RDA - Avatar (2009)
Nada como um minério raro e cuja exploração rende bilhões em lucros para justificar a exploração de um planeta-satélite como Pandora, aqui do ladinho, em Alfa Centauro. A RDA (Resources Development Administration), a única empresa privada do espaço do universo ficcional de Avatar, mantém todos os direitos sobre Pandora, além da perpetuidade de seu controle sobre tudo o que extrair de lá. Possui tecnologia avançada de navegação no espaço e de bioengenharia, onde criou o Programa Avatar para ter um maior contato com os nativos Na'vi.


6. InGen - Jurassic Park (1993)
InGen - Jurassic Park

A ideia da International Genetic Technologies, Inc. era genial: criar um parque temático com dinossauros de verdade que foram trazidos à vida por meio da engenharia genética. Um mosquito preso no âmbar forneceu o DNA primordial que depois foi completado com DNA anfíbio para gerar as diversas proles do parque. Mas colocar animais extintos, cujo comportamento é praticamente desconhecido, para serem atrações num parque não soa muito inteligente, certo?


5. OCP - Robocop (1987)
OCP

Omni Consumer Products segue mais ou menos a mesma linha da Weyland-Yutani, com contratos militares e pouca ou nenhuma preocupação com a vida humana ou o bem-estar social, especialmente se isso satisfizer seus propósitos. É mais um bom exemplo de empresa que entra nos lares das pessoas das mais diversas maneiras, inclusive colocando um de seus "produtos" para proteger e servir, fazer valer a ordem. Um produto deu defeito? Que pena, publicidade negativa. Só isso.


4. Cyberdyne Systems - O Exterminador do Futuro (1984)
Cyberdine Systems

Desconhecemos seus produtos, exceto a avançada engenharia reversa que ela conseguiu fazer nos restos esmagados do primeiro Exterminador. Vendo o quão avançado era aquele equipamento, a Cyberdyne viria a desenvolver aquilo que se tornaria a Skynet. Mas a linha do futuro foi pouco alterada, já que o governo americano acabou comprando as patentes da empresa para a produção em massa de equipamentos de guerra e de um novo sistema de defesa. Deu no que deu.


3. Umbrella Corporation - Resident Evil
Umbrella

Uma empresa que está em 9 entre 10 lares nos Estados Unidos não pode ser ruim, certo? É isso o que a Umbrella quer que todo mundo pense, quando na verdade ela conduz diversos experimentos com armas virais. Grande fabricante de farmacêuticos, armamentos, computadores e outras atividades clandestinas de pesquisa biológica. Para continuar sobrevivendo e lucrando, ela não vê nenhum problema em subornar autoridades ou em financiar políticos em suas candidaturas, deste que isso lhes seja favorável.


2. Tyrell Corporation - Blade Runner (1982)
Tyrell Corporation - Blade Runner

More human than human... E todos sabemos a que isso leva, não é mesmo? Empresa de alta tecnologia, ela cria replicantes, androides biológicos, mas com vida útil bastante reduzida, usados como mão de obra em colônias distantes, enquanto a Terra se afunda na miséria e na catástrofe ambiental. Sem contar é claro com o capitalismo selvagem dilapidando a sociedade. A Tyrell é tão boa em fazer androides que só um longo teste psicológico - teste Voight-Kampff - é capaz de diferenciá-lo de um ser humano nascido, não fabricado.


1. Weyland-Yutani - Alien, o Oitavo Passageiro (1979)
Weyland Yutani

Chamada apenas por Companhia em boa parte da franquia, a W-Y tem como lema "Construindo mundos melhores", tendo vários contratos com os militares, agindo especialmente em terraformação. Mas sabemos bem que quando se trata de desperdiçar a vida de civis e militares, ela não tem o menor escrúpulo. Na tentativa que pôr as mãos no alien, ela enviou mulheres e homens para a morte e fez Ripley sacrificar sua própria vida para impedir isso.


Até mais!


Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)