Resenha: Star Trek: Earth, DC, de Leandro Martins Pinto

A resenha de hoje é de uma fanfic indicada pelo Beto lá na página do Saga, no Facebook. Assim como muitos fãs da franquia, eu sempre imaginei como que eles baniram o capitalismo para ter uma sociedade justa e pacífica como aquela e em como era a Terra e a vida cotidiana das pessoas comuns. Pois essa fanfic tem o foco na Terra e conseguiu sair do lugar comum.





A fanfic
Star Trek: Earth, DC foi definitivamente escrita com esmero e atenção aos detalhes pelo autor Leandro Martins Pinto. Datas, personagens, batalhas, a guerra contra o Dominion, o passado da Federação descrito na série Enterprise, tudo isso aparece com riqueza de detalhes no enredo. Ela foi escrita há dez anos e ganhou uma edição especial recentemente, incluindo versões para ereaders.

Capa. Pequena mesmo, infelizmente.

Ela retrata a vida no universo da Federação no cotidiano das pessoas na Terra. Achei muito interessante a atenção dada ao Brasil, Brasília e à São Paulo, que são cenários frequentes, com seus prédios futuristas, estações de Metrô e museus presentes, bem como as mudanças na paisagem ao longo dos séculos desde à chegada dos Vulcanos, que marca o início da mudança. A tecnologia aplicada à vida comum, os romances, as intrigas políticas em um governo global unificado, personagens marcantes tanto humanos quanto alienígenas bem descritos.

O principal componente do enredo é a intriga política referente ao cargo de Presidente da Federação. Temos uma descrição de partidos e do modo como seria o governo global. O autor se preocupou em preencher as lacunas que nenhuma das séries se preocupou em responder, em uma clara "preguiça criativa", como Leandro Martins bem descreveu nos comentários de um dos capítulos. Aliás, isso foi bem interessante, pois no final de cada capítulo existem comentários a respeito dos acontecimentos destacados ao longo da leitura, a fonte e os comentários pessoais tanto do autor como de João Paulo Cursino, do fã-clube Jetcon, que colaborou com informações a respeito das franquias.


Mas a fanfic tem alguns problemas, como a escrita enfadonha e pouco atraente em alguns momentos e vários problemas de conjugação verbal e concordância, dando um ar muito amador ao texto. Sim, eu sei que é uma fanfic e achei a ideia genial, mas uma atenção maior poderia ter sido dada ao texto para deixá-lo mais conciso. Essa foi uma falha na revisão que nenhum editor deixaria passar e compreendo que é um trabalho praticamente solitário o que o autor teve.


Ficção e realidade

Sempre quis entender que tipo de sociedade é esse de Jornada nas Estrelas que, com um contato com uma raça alienígena, não entrou em pânico, não teve terrorismo, nem visões apocalípticas do fim do mundo, que conseguiu eliminar a pobreza, a fome e as doenças em algumas décadas e encara de boa a presença e a cópula com raças alienígenas absurdamente parecidas conosco. Tudo é muito bonito e construir uma sociedade melhor é o sonho de muita gente. Mas também devemos colocar na balança as reações emocionais e muitas vezes animais dos seres humanos, que duvido muito se comportassem assim tão bem com um primeiro contato e depois o mundo viraria uma utopia.

O exercício que Jornada nos traz é imaginar que um mundo melhor é possível. Que podemos descartar as diferenças para partir para algo melhor. Claro, não é uma coisa fácil de se fazer, pois nossa sociedade é pautada na exploração, na dominação do mais fraco pelo mais forte e não vejo isso mudando tão cedo. Capaz que sejamos extintos e ainda assim não teremos resolvido todas essas questões.


Pontos positivos
Preciso quanto aos eventos da franquia
Boa análise da sociedade de Star Trek
Produção brasileira
Pontos negativos

Escrita amadora
Narrativa chata e enfadonha em alguns capítulos


Título: Star Trek: Earth, DC
Autor: Leandro Martins Pinto
N.º de páginas: 176
Onde encontrar? o autor disponibilizou a fanfic no site Trek Brasilis em três formatos: PDF, epub e mobi. Só baixar e ler, "de grátis".

Avaliação do MS?
O autor está de parabéns por tantas informações acuradas sobre a série e por ter escrito algo consistente, que mesmo com os problemas, apresenta uma parte do universo de Star Trek que desconhecemos, pois a própria franquia não nos deu as respostas. Mostra um pouco do cotidiano familiar, mostra que intrigas políticas e alianças partidárias não foram banidas do sistema político e que mesmo em universos onde tudo funciona, sempre tem gente com poder fazendo bobagem. Os problemas nítidos da narrativa desabonam a fanfic, mas no geral ela é muito boa. Três aliens para Star Trek: Earth, DC.




Até mais!


Já que você chegou aqui...

Form for Contact Page (Do not remove)