Resenha: Angela Della Morte, de Salvador Sanz

Se tem um lugar em que a ficção científica sempre foi muito prolífica, este lugar é nos quadrinhos. Muita gente ainda enxerga quadrinhos como uma coisa infantil, porém não sabe o quanto ele pode ser instrutivo e divertido, contendo enredos longevos e que cativam milhares de fãs por anos. A resenha de hoje é de uma obra que mistura ficção científica e terror em um futuro pouco promissor para a raça humana.



Os quadrinhos
Angela Della Morte é obra de Salvador Sanz, mesmo autor de Noturno publicado em 2010. A Zarabatana Books fechou parceira com a revista argentina Fierro, trazendo assim obras de artistas reconhecidos no mundo todo por seu trabalho de qualidade. Neste terceiro volume da Coleção Fierro, Sanz trás um futuro sombrio, sobrenatural e espacial. Angela trabalha para os laboratórios Sibelius. Eles descobriram que a morte é uma entidade viva que devora a substância que compõe a consciência humana. São necessários 35 minutos para a Morte sentir a presença de uma alma vagando fora do corpo. Até lá, a consciência ou alma de uma pessoa, pode ser transferida para um corpo em coma e assim tornar-se consciente mais uma vez.

Angela Della Morte

No laboratório existem dezenas de corpos desalmados e sem consciência esperando por missões de infiltração e sabotagem, onde eles conseguem fundos e patrocínio por trocarem pessoas por novos corpos. Angella é uma das agentes deste laboratório.

Somos nômades da carne. Espíritos no mundo da matéria.

Angela

Angela Della Morte

Se essas criaturas a quem chamamos morte se alimentam de nossa alma nem bem abandonamos nosso corpo… Então, não há mais o além para o homem? Não existe a transcendência da alma? Estamos condenados a ser o gado desses seres, no final de nossa vida terrena?

Angela

O ambiente é sombrio, frio e impessoal, pois mistura a solidão do espaço com o traço rebuscado em preto e branco do autor. Além disso, ele soube como tornar um cenário futurista e avançado tecnologicamente em um lugar sombrio, com ar sobrenatural, povoado por fantasmas e seres mortais, onde o mal é palpável e pode ser manipulado através da tecnologia e dos computadores.

Ficção e realidade
Será que a ciência poderia provar que a alma existe? Será que podemos chamar consciência de alma? E seria possível torná-la plástica e passível de transporte e manipulação? A tecnologia nos trás muitos benefícios, mas quando mal usada ela é capaz de trazer mais danos do que gostaríamos. Mexer com o que está além do palpável é sábio? Lembro sempre do filme O Enigma do Horizonte, onde a tentativa de chegar à estrela mais próxima acaba levando os tripulantes da nave para uma dimensão de puro caos e maldade, ou o inferno como alguns chamaram.



Pontos positivos
Arte muito bem feita
Clima sombrio e sobrenatural
Heroína que foge dos padrões
Pontos negativos

Partes um pouco confusas ou mal explicadas


Título: Angela Della Morte
Autor: Salvador Sanz
N.º de páginas: 96
Editora: Zarabatana Books
Onde comprar: Amazon




Avaliação do MS?
Terror sobrenatural, espaço, robôs gigantes, tecnologia de ponta, questão espiritual. O autor soube dosar um pouco de cada e trabalhou bem os clichês de modo a você quase não percebê-los. Uma obra densa, para ser lida e apreciada com calma para não perder cada detalhe. As cenas foram muito bem trabalhadas, existe muita informação e é preciso ter atenção nelas. Cinco aliens para a Angela.




Até mais!


Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)