5 coisas para dar aos professores em qualquer época do ano

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Professor deveria ser recurso estratégico da nação devido à importância de seu trabalho em formar cidadãos e profissionais. Se um país pára de se preocupar com o coletivo, ele quebra e cai no abismo que o Brasil vem vivendo com uma educação obscura e pouco valorizada. Agora que as aulas estão para começar - ou já começaram em algumas escolas - existem algumas coisas a se dar ao professor para tornar sua vida mais fácil com os alunos.

As dicas são principalmente para o ensino básico, mas elas também devem ser levadas em conta em qualquer momento da vida do estudante, com suas devidas adaptações. Todas elas são vitais para a vida em sociedade, portanto não devem ficar fora da sala de aula também.




5. Apreço
Ser professor é desgastante e cansativo. Mostre que você respeita e admira seu trabalho com um ou dois elogios. Não compre o professor com presentes. Se for discordar de algo, abra o diálogo, trabalhe em parceria com aquele que está ajudando a formar um cidadão com você.


4. Comunicação
Leia os recados dos professores, assine os comunicados, compareça às reuniões e convocações na escola, tenha os telefones dela anotados no celular e em uma agenda, bem como email. É de bom tom comunicar ao professor e à escola de qualquer mudança drástica na rotina da criança, como falecimentos, doenças, divórcios ou mudanças de casa. Assim as crises em sala podem ser facilmente solucionadas.


3. Respeito
Este é um profissional que estudou muito para estar em sala com seu filho. Ele não tem apenas esta criança para lidar, muitas vezes nem esta escola para trabalhar. Respeite seu trabalho, mostre interesse pelas atividades da criança em sala e fora dela, não falte com respeito por aquele que muitas vezes passa mais tempo com seu filho do que você.


2. Compromisso
Estudos da National Education Association, nos Estados Unidos, mostram que crianças cujos pais se envolvem em sua educação e com a escola dão menos trabalho em sala de aula e estudam mais. O envolvimento do pais mostra ao professor que eles se importam com seu trabalho e com o desenvolvimento da criança. Desta forma, comparecer às reuniões, verificar a lição de casa, conhecer o projeto político-pedagógico da escola são fundamentais para o bom andamento dos estudos.


1. Confiança
Tenha um profundo respeito e aprecie o conhecimento e as opiniões do professor. Se ele disser algo negativo a respeito de seu filho/irmão/neto, escute o que ele tem a dizer e dialogue com ele sobre o assunto. Ir direto ao diretor da escola mostra que você não preza o professor que muitas vezes passa mais tempo com a criança do que você mesmo.

Mais uma vez, estas são dicas que podem ser levadas para qualquer sala de aula, você tendo filhos ou sendo estudante. Mesmo que tenhamos professores ruins nas escolas e faculdades do país, ainda existem aqueles que fazem um bom trabalho e fazem de fato a diferença na vida de um estudante.

Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris