Terror e ficção científica

quarta-feira, agosto 10, 2011

Não é sempre que a mistura de dois grandes gêneros cinematográficos dá certo. Muitas vezes é uma enxurrada de clichês e o filme acaba ficando chato ou sem atender ao propósito original. Resolvi então indicar alguns de puro gosto pessoal, reiterando que essa lista não é uma lista oficial nem pretende alterar nada no mundo da 7ª Arte, é apenas uma forma de divulgar filmes que nem todos conheçam. Uma boa pedida para os finais de semana frios. Clique na imagem para ver o poster.



Pandorum - 2009
Gostei muito desse filme, até porque gosto muito do Dennis Quaid. O planeta Terra não tem mais condições de suportar a vida humana e uma nave é enviada a um planeta distante onde a civilização pode recomeçar. Coisas muito estranhas acontecem quando um membro da tripulação sai da estase e encontra a nave tomada por criaturas violentas e que comem seres humanos. Faz pensar se viagens longas demais pelo espaço são viáveis. Clima tenso o tempo todo. Recomendo.


O Enigma do Horizonte - 1997
Em 2047 a nave Event Horizon desaparece depois da órbita de Netuno e reaparece anos mais tarde, enviando um perturbador sinal para a Terra. Uma nave de resgate é enviada para investigar o que aconteceu e descobre que a nave estranhamente adquiriu vida ao ser enviada para um lugar desconhecido, uma dimensão de puro caos e malevolência usando uma audaciosa tecnologia. Não é nenhuma obra-prima, mas dá para se divertir.


Outlander - 2008
Um visitante de um mundo distante cai na Terra durante o reinado dos Vikings, antes do ano 1000. No entanto, junto com ele cai uma criatura alien violenta, que caça seres humanos e os destroça, enquanto Kainan, o visitante, precisa provar que há algo na floresta ao redor da aldeia e convencê-los a caçar a criatura. O clima fica por conta de não se ver o bicho durante boa parte do filme e da capacidade que ele tem de se camuflar.


Alien, o Oitavo Passageiro - 1979
O meu preferido, é aquele filme que não pode ficar de fora de nenhuma lista. Uma nave voltando do espaço profundo com destino à Terra tem seu curso desviado para um planeta após captar um estranho sinal que parece ser um SOS. Mal sabem eles que uma criatura alienígena mortal foi isolada naquele lugar e que eles a levaram para a nave inadvertidamente. Claustrofóbico, tenso, suado. Clássico é clássico.


O Enigma de Outro Mundo - 1982
Outro grande clássico do gênero terror-científico, com Kurt Russel no papel principal. Em 1982, durante o verão antártico, uma equipe de pesquisadores descobre um alienígena enterrado na neve durante 10 mil anos, que ao se ver livre de sua prisão de gelo se torna um dos cientistas e começa a espalhar o terro pela equipe que não tem como pedir socorro.


A Mosca - 1986
Nunca tive tanto nojo de um filme como esse, fora os pesadelos com o homem-mosca quando era criança. Após inventar uma câmara de teletransporte, o cientista ao testá-la não percebe a presença de uma mosca, com a qual ocorre uma fusão de seu DNA, transformando-o numa criatura pra lá de nojenta e bizarra. Ao tentar reverter o processo, a fusão genética acaba se tornando irreversível. Advertência do cinema para os futuros inventores.


Invasores de Corpos - 1978
Inspetores de saúde são chamados para averiguar estranhos comportamentos em um vilarejo. Pessoas começam a agir estranhamente e de uma hora para outra sem explicação. Alienígenas invadem os corpos das pessoas pelos ouvidos e transformam sua personalidade, enquanto uma invasão em massa é desencadeada. O personagem principal fica sem saber em quem confiar quando seus colegas começam a ser tomados pelos aliens. Medo.


Cubo - 1997
Seis pessoas - um policial, um ladrão, uma matemática, uma médica, um arquiteto e um jovem autista - são misteriosamente trancados em um labirinto de alta tecnologia no formato de um cubo. Eles precisam encontrar um meio de sair do lugar cheio de armadilhas mortais e sádicas, que surgem em estranhos cubos.


Predadores - 2010
Por que eu não coloquei Predador, o clássico de 1987, você está se perguntando? Justamente por ser o clássico. O predador é um dos meus personagens prediletos. Uma criatura desprovida de compaixão, cujo objetivo é caçar e matar, não necessariamente nessa ordem. Mas o que eu achei interessante deste filme é que desta vez a caça está em território inimigo, ao contrário do primeiro que acontece na Terra. Um grupo de desconhecidos se encontra num lugar ainda mais desconhecido, todos eles homens de guerra e perigosos, tendo que lutar contra a criatura mais vil do espaço. Tem uma brasileira no elenco. Muito bom, recomendo.

Portanto, estoure umas pipocas e mande ver. Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris