Terror e ficção científica

Não é sempre que a mistura de dois grandes gêneros cinematográficos dá certo. Muitas vezes é uma enxurrada de clichês e o filme acaba ficando chato ou sem atender ao propósito original. Resolvi então indicar alguns de puro gosto pessoal, reiterando que essa lista não é uma lista oficial nem pretende alterar nada no mundo da 7ª Arte, é apenas uma forma de divulgar filmes que nem todos conheçam. Uma boa pedida para os finais de semana frios. Clique na imagem para ver o poster.

Pandorum (2009)
Pandorum

Gostei muito desse filme, até porque gosto muito do Dennis Quaid. O planeta Terra não tem mais condições de suportar a vida humana e uma nave é enviada a um planeta distante onde a civilização pode recomeçar. Coisas muito estranhas acontecem quando um membro da tripulação sai da estase e encontra a nave tomada por criaturas violentas e que comem seres humanos. Faz pensar se viagens longas demais pelo espaço são viáveis. Clima tenso o tempo todo. Recomendo.


O Enigma do Horizonte (1997)
O Engima do Horizonte

Em 2047 a nave Event Horizon desaparece depois da órbita de Netuno e reaparece anos mais tarde, enviando um perturbador sinal para a Terra. Uma nave de resgate é enviada para investigar o que aconteceu e descobre que a nave estranhamente adquiriu vida ao ser enviada para um lugar desconhecido, uma dimensão de puro caos e malevolência usando uma audaciosa tecnologia. Não é nenhuma obra-prima, mas dá para se divertir.


Outlander (2008)
Outlander

Um visitante de um mundo distante cai na Terra durante o reinado dos Vikings, antes do ano 1000. No entanto, junto com ele cai uma criatura alien violenta, que caça seres humanos e os destroça, enquanto Kainan, o visitante, precisa provar que há algo na floresta ao redor da aldeia e convencê-los a caçar a criatura. O clima fica por conta de não se ver o bicho durante boa parte do filme e da capacidade que ele tem de se camuflar.


Alien, o Oitavo Passageiro (1979)
Alien, o Oitavo Passageiro

O meu preferido desta lista é aquele filme que não pode ficar de fora de nenhuma lista, na verdade. Uma nave voltando do espaço profundo com destino à Terra tem seu curso desviado para um planeta após captar um estranho sinal que parece ser um SOS. Mal sabem eles que uma criatura alienígena mortal foi isolada naquele lugar e que eles a levaram para a nave inadvertidamente. Claustrofóbico, tenso, suado. Clássico é clássico.


O Enigma de Outro Mundo (1982)
O Enigma de Outro Mundo

Outro grande clássico do gênero terror-científico, com Kurt Russel no papel principal. Em 1982, durante o verão antártico, uma equipe de pesquisadores descobre um alienígena enterrado na neve durante 10 mil anos, que ao se ver livre de sua prisão de gelo se torna um dos cientistas e começa a espalhar o terro pela equipe que não tem como pedir socorro.


A Mosca (1986)
A Mosca

Nunca tive tanto nojo de um filme como esse, fora os pesadelos com o homem-mosca quando era criança. Após inventar uma câmara de teletransporte, o cientista ao testá-la não percebe a presença de uma mosca, com a qual ocorre uma fusão de seu DNA, transformando-o numa criatura pra lá de nojenta e bizarra. Ao tentar reverter o processo, a fusão genética acaba se tornando irreversível. Advertência do cinema para os futuros inventores.


Invasores de Corpos (1978)
Invasores de Corpos

Inspetores de saúde são chamados para averiguar estranhos comportamentos em um vilarejo. Pessoas começam a agir estranhamente e de uma hora para outra sem explicação. Alienígenas invadem os corpos das pessoas pelos ouvidos e transformam sua personalidade, enquanto uma invasão em massa é desencadeada. O personagem principal fica sem saber em quem confiar quando seus colegas começam a ser tomados pelos aliens. Medo.


Predadores (2010)
Predadores

Por que eu não coloquei Predador, o clássico de 1987, você está se perguntando? Justamente por ser o clássico, filme obrigatório para qualquer um e porque tem uma sequência que eu gosto muito. O predador é um dos meus monstros favoritos. Uma criatura desprovida de compaixão, cujo objetivo é caçar e matar, não necessariamente nessa ordem. Mas o que eu achei interessante deste filme é que desta vez a caça está em território inimigo, ao contrário do primeiro que acontece na Terra. Um grupo de desconhecidos se encontra num lugar ainda mais desconhecido, todos eles homens de guerra e perigosos, tendo que lutar contra a criatura mais vil do espaço. Tem brasileira no elenco!


Resident Evil (2002)
Resident Evil

Sei que muita gente torce o nariz para o filme, principalmente aqueles que são fãs do jogo. Mas lembro de ter adorado o filme no cinema na época, já que nunca tinha jogado RE na época e da forma como a Umbrella Corporation trabalhava de maneira tão inescrupulosa. Ela cria um vírus perigoso que é solto em uma base subterrânea e sua inteligência artificial é obrigada a matar todo mundo, criando a pioneira horda de zumbis.


Doom (2005)
Doom

Outro filme baseado em jogo para o qual muita gente também torce o nariz. Mas poxa vida, tem o The Rock, tem o Karl Urban, tem a Rosamund Pike, tem criaturas bizarras correndo em coredores escuros, tem Marte. É ou não é um ótimo lugar para tomar uns sustinhos? Quando um cientistas descobre um gene sintético, as coisas saem de controle em uma base marciana de pesquisas.


Estoure umas pipocas, apague a luz da sala e tome uns sustos! Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)