Azul da cor do mar

Netuno. Pessoalmente, o meu favorito! O oitavo planeta do sistema solar é também agora o último, depois que Plutão caiu para a segunda divisão dos planetas. Seu nome romano equivale a Possêidon ou Posídon, o deus grego do mar e dos oceanos, cujo tridente sustentava o teto dos sete mares (lembra de Cavaleiros do Zodíaco?).

Azul da cor do mar
Assume-se que ele não seja originalmente grego, e sim etrusco, pois o deus dos mares e dos terremotos deste povo era Nethuns. Mas foram os cretenses que lhe renderam grande parte da mitologia hoje associada. Também o associam à Guerra de Tróia, onde favoreceu os atenienses.

O planeta azulado e gelado, poderia abrigar 60 Terras em seu interior se fosse oco. Enquanto a Terra leva 365 e 1/4 para orbitar o sol, ele leva 165 anos para completar uma rotação. Ao invés de ser encontrado por observação astronômica, ele foi encontrado através de cálculos matemáticos, pois era possível observar mudanças radicais na órbita de Urano, explicada apenas pela presença de um outro corpo celeste nas imediações. Ele é considerado gelado, junto com seu vizinho Urano pois ele possui uma maior concentração de água, metano e amônia. Seus ventos são os mais velozes do sistema solar, ultrapassando os 2 mil km/h. Seu sistema de anéis só foi visualizado com as missões Voyager e é irregular e extremamente fino.

Netuno
Netuno possui 17 satélites naturais, alguns orbitando em sentido contrário ao do planeta. Mas o mais interessante é Tritão, filho de Possêidon e mensageiro dos mares. É a sua maior lua e provavelmente o objeto mais frio do sistema solar, com temperatura no entorno de -238°C. Sua superfície possui gêiseres que liberam nitrogênio líquido ou uma mistura de água com metano e ozônio, ainda não se tem bem certeza.

Alguns cientistas chegaram a supor que sua atmosfera, carregada de hidrocarbonetos (compostos de carbono solúveis em água) teria pequenos diamantes se precipitando para o núcleo do planeta, tamanha sua pressão atmosférica. Já pensou, companhias de mineração no futuro não precisariam ir até Pandora...

O grande protetor dos mares permanece oculto, envolto em mistério nos confins do sistema solar, fechando nossa série dos grandes corpos celestes. Se você quiser saber sobre algum outro, ou tiver dúvidas, fique à vontade de comentar e pedir.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)