Stargate Atlantis - o fim de uma era

Stargate Atlantis - personagens da 4ª temporada

Como diria o general O'Neill, do SG-1, good morning, campers!

Recentemente descobri que uma das melhores séries de ficção científica - Stargate Atlantis - tinha sido cancelada de vez pelos "magos" da televisão da MGM, o estúdio responsável pela produção. A alegação, até onde entendi, era que ela não poderia sustentar duas séries do mesmo segmento. Uma era Atlantis, a outra é Stargate Universe.

Stargate é uma franquia que muito me agrada. Ainda que ela se baseie no saturado estereótipo do astronauta do passado, ela não ofende o telespectador. Existem inimigos muito superiores, uma ciência fictícia bastante coerente, uma tecnologia que não abandona a boa e velha Terra e personagens complexos, assim como a raça humana. Lógico, que como qualquer coisa feita para entreter, existem os seus clichês. O fato de todos os alienígenas falarem inglês é só o primeiro. Mas em todo o caso, Stargate está bem pautado em ciência, mitologia e história antiga. Além de divertir muito.

Para quem não conhece o babado, Stargate fala de um sistema de portais dimensionais que unem diferentes pontos do espaço, feitos por uma raça conhecida como Antigos (ou Ancestrais em algumas traduções), que acabou gerando a raça humana e levando povoados humanos para muitos planetas no universo. As séries se originaram de um filme de mesmo nome dos anos 1990 que agradou muito ao público e acabou virando a série Stargate SG-1, com o ator principal sendo o mesmo que fazia o MacGayver nos anos 80 e que teve dez temporadas. Toda a estória é pautada nas lendas dos antigos egípcios, o que cria um paralelo com pontos em comum que conhecemos, com a inserção de outras culturas conforme as temporadas passavam.

A franquia teve tanto sucesso com Stargate SG-1 que criaram Stargate Atlantis para se tornar sua sucessora, que retoma a lenda da Atlântida, a cidade mítica que afundou no mar, com toda uma civilização super avançada junto. Já que o SG-1 tinha chegado ao fim depois de dez temporadas, parecia que Atlantis seguiria firme pelo mesmo caminho, estabelecendo uma mitologia na galáxia Pégaso e seu enfrentamento contra os Wraith.

Aí inventaram de criar Stargate Universe, que apesar de ter uma proposta interessante e inovadora para Stargate, pegou os fãs de surpresa com o cancelamento de Atlantis, com muito mais ação e personagens mais simpáticos. No entanto, a crise econômica fez com que o consumidor norte-americano começasse a cortar gastos, em especial com entretenimento, e o principal afetado foi o mercado de DVDs, que atua fortemente na área de séries e filmes que vão direto para as lojas. Infelizmente, eles optaram por manter uma série que deve ser mais barata e dispensaram os atores de Atlantis.

Uma série que diverte, que não ofende o telespectador, que traz novidades da ciência e que faz um mix divertido entre culturas ancestrais da Terra com ficção científica sai do ar... Isso num mesmo universo que tem A Fazenda e outras coisas associadas. É de se lamentar que a televisão tenha perdido uma série tão boa devido à crise econômica que tem atingido até os grandes estúdios de televisão. Agora é torcer para que o financiamento do filme de Atlantis saia, o que parece ser difícil. O próprio ator principal da série, Joe Flanigan, estava pedindo grana para alguns executivos e produtoras para tentar alavancar o projeto, que já tem roteiro escrito, mas ele tem recebido muitos nãos na cara justamente devido à crise. É torcer para que alguém aposte, pois a série é uma perda inestimável aos amantes do gênero.

Até mais!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)