10 coisas que você não sabia sobre Alien: Romulus

Alien: Romulus foi o melhor filme que assisti em 2024! O novo capítulo de Alien acompanha uma jovem tripulação que tenta fugir do gelado planeta Jackson's Star, mas precisa invadir uma estação da companhia, a Renaissance, para pegar suprimentos essenciais para a viagem. O que eles não sabiam, é que encontrariam algo aterrorizante na segunda parte da estrutura, Romulus, e um segredo da Weyland-Yutani!

10 coisas que você não sabia sobre Alien: Romulus

Leia também: 10 coisas que você não sabia sobre a franquia Alien

Escrito por Fede Álvarez e Rodo Sayagues, e dirigido por Álvarez, o longa teve um orçamento de 80 milhões de dólares, com um faturamento mundial de cerca de 350 milhões e se tornando um dos longas mais bem-sucedidos de 2024, sendo o filme de Alien mais lucrativo nos cinemas desde Aliens: O Resgate (1986).

10. Desenvolvimento
Depois que a FOX foi comprada pela Disney, a empresa confirmou em 2019 que um novo capítulo para a franquia Alien estava em desenvolvimento. Em março de 2022, foi anunciado que Fede Álvarez escreveria e dirigiria o sétimo filme de Alien. Este novo enredo não seria uma continuação dos filmes anteriores, mas sim uma aventura nova do Hulu. Mais tarde, Álvarez disse que a história teria sim conexão com o restante da franquia e que aconteceria entre os eventos de Alien (1979) e Aliens: O Resgate (1986). Então, o longa se passa 20 anos depois dos eventos da Nostromo e 37 anos antes do resgate de Ripley.

9. Efeitos especiais
Álvarez recrutou a equipe de efeitos especiais de Aliens: O Resgate (1986) para trabalhar nas criaturas. Os cenários, as criaturas e as miniaturas foram usadas sempre que possível, com o complemento do CGI na edição.

8. Inspiração
Os fãs mais antigos de Alien encontraram um visual muito familiar no filme de Álvarez. A produção se inspirou nos dois primeiros filmes, principalmente no filme de James Cameron, de 1986, mas também no jogo Alien: Isolation (2014), incluindo as comunicações de emergência da estação que serviram como pontos de salvamento no jogo. Na época do lançamento de O Homem nas Trevas (2016), Álvarez jogou Isolation e percebeu que seu novo filme de Alien seria aterrorizante se eles voltassem às origens da franquia.

7. Tripulação
Diferente dos dois primeiros filmes da franquia, a tripulação de Romulus é toda composta por jovens. Álvarez disse que se inspirou em uma cena inicialmente apagada de Aliens: O Resgate nos cinemas e que depois foi inserida na edição especial. A cena mostra crianças correndo e brincando pelos corredores da colônia no LV-426, Hadley's Hope, com brinquedos que levam o símbolo da Weyland-Yutani. O diretor então pensou: puxa, como seria a vida dessas crianças, crescendo em uma colônia que precisa de mais 50 anos de terraformação? Assim, ele achou que seria interessante contar a história dessas crianças que cresceram nesse tipo de ambiente.

6. Andy
Andy é o androide que possibilita a entrada da tripulação jovem de Jackson's Star na estação Renaissance. Mas sendo um modelo sintético antigo e desatualizado, ele volta e meia apresenta um defeito que faz seus dedos tremerem e se contraírem; em Aliens: O Resgate (1986), Bishop comenta que os modelos sintéticos mais antigos frequentemente eram "um pouco nervosos".

5. Cerveja Aspen
A produção de Romulus se preocupou com vários pequenos detalhes dos dois primeiros filmes para compor os cenários do novo longa. Um exemplo é a cerveja Aspen, que os jovens aparecem tomando em uma cena. Essa cerveja é fabricada pela Weyland-Yutani e é utilizada pelos tripulantes na Nostromo. Ela é produzida e engarrafada em Aspen, no Colorado, Estados Unidos.

4. Romulus e Remus
Após meses de especulação sobre o significado do subtítulo "Romulus", o roteirista e diretor Fede Alvarez explicou que ele se refere à estação espacial Romulus, onde parte da ação do filme se passa. Ele também revelou que há uma estação irmã chamada "Remus", nomeada em homenagem aos gêmeos Rômulo e Remo, os fundadores mitológicos da cidade de Roma, que foram criados e amamentados por uma loba quando crianças. No filme, Romulus e Remus são reveladas como as duas metades da estação espacial Renaissance, com a segunda metade do filme ocorrendo em Romulus; isso também explica o logotipo da nave, que mostra uma loba sobre duas crianças pequenas.

Essa escolha dá continuidade à tradição de nomear entidades com base em personagens ou lugares da mitologia clássica, como: a nave Prometheus do filme homônimo de 2012 (nomeada em homenagem a um titã grego); a nave Anesidora e o computador APOLLO de Alien: Isolation (2014) (nomeados, respectivamente, em homenagem a uma deusa e a um deus romanos); o planetoide Acheron de Aliens: O Resgate (1986) (nomeado em homenagem a um rio do submundo grego); e a USS Auriga de Alien - A Ressurreição (1997) (nomeada em homenagem a um herói grego).

3. Yvaga
Os jovens de Jackson's Star passam por tudo isso porque querem ir para o planeta Yvaga-3, que fica a nove anos de viagem. Mas onde fica Yvaga? O longa não especifica seu lugar, mas há um exoplaneta com esse nome na constelação de Carina. O planeta HD 63765 b é chamado de Yvága. Yvága significa "céu" ou "paraíso" em guarani, e a Via Láctea era conhecida como o caminho para yvága.

2. Carta
A ideia para o monstro final do filme foi inspirada em uma carta que o roteirista Dan O'Bannon enviou ao designer H.R. Giger durante a produção do filme original, de 1979:

O ALIEN, TERCEIRA FASE (MATURA): Depois de sair de sua vítima, o Alien cresce rapidamente até o tamanho de um homem, tornando-se extremamente perigoso. Ele é muito ágil, forte e capaz de despedaçar um homem. Se alimenta de carne humana. Essa criatura deve ser uma abominação profana. Nossos produtores sugeriram que algo semelhante a um bebê deformado e de tamanho exagerado poderia ser suficientemente repulsivo. De qualquer forma, desejamos que você se sinta livre para criar seu próprio design.

1. Robert Bobroczkyi
No final de Romulus, conhecemos a tal criatura aterrorizante, meio humana, meio alien, que sai na caça de Rain Carradine (Cailee Spaeny). A criatura foi interpretada pelo jogador de basquete romeno Robert Bobroczkyi, de 24 anos, que mede impressionantes 2,29m de altura. Jogando no Michigan, estado onde Álvarez mora, o diretor se impressionou com o jovem e achou que ele seria perfeito para interpretar a criatura. A equipe da maquiagem fez então moldes do corpo do jogador, para poder criar as próteses de silicone coladas à sua pele e embarcou tudo para Budapeste, onde as principais filmagens foram feitas.

A altura de Bobroczkyi foi um desafio para os cenários apertados da estação Romulus e foi preciso adaptar alguns espaços para que ele pudesse andar. Ele ainda teve aulas de atuação antes das filmagens, além de um coordenador de movimentos para treinar o andar da criatura em sua perseguição.

10 coisas que você não sabia sobre Alien: Romulus

Bora assistir de novo?? Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)