Resenha: Salem, de Thomas Gilbert

Acredito que todo mundo que se interessa por bruxaria e ocultismo conhece o julgamento das bruxas de Salem e a histeria que tomou conta da cidade no final do século XVII. O caso notório é usado com frequência para se alertar sobre os riscos do extremismo religioso, isolacionismo, fanatismo, falsas acusações além de falhas no devido processo legal. Em um quadrinho perturbador, Thomas Gilbert aborda uma face do evento que também é bastante perturbadora: o poder do patriarcado.

Parceria Momentum Saga e Editora Darkside

O quadrinho
Na vila de Salem, final do século XVII, vive Abigail Hobbs, de 13 anos. Ela é nossa principal narradora e acompanhamos seus pensamentos e percepções sobre as pessoas que conhecem, sua família, o que ela deseja para o futuro e seus medos. É preciso enfatizar logo de cara que os eventos apresentados por Gilbert são fictícios, ainda que baseados na história real dos julgamentos, amplamente documentados e ainda hoje estudados. Ele apenas tomou liberdades criativas para mostrar como uma sociedade em crise, muitas vezes, recorre a bodes expiatórios de forma a explicar seu sofrimento.

Resenha: Salem, de Thomas Gilbert

Abigail pe escassamente documentada nos registros dos julgamentos, mas Gilbert optou por dar-lhe protagonismo e imaginar como essa garota deveria ter sido em uma época tão repressora para as mulheres. Em um dia, Abigail é uma criança, que leva água para os trabalhadores nos campos e recebe um burrinho de madeira esculpido por seu melhor amigo. No outro, sua madrasta está convencida de que Abigail se tornou uma mulher, que está atraindo os desejos dos homens e assim deve se cobrir, cortar os cabelos e evitar cruzar o caminho deles, até mesmo de olhá-los.

É preciso dizer que Gilbert optou por uma visão bem simples da história dos julgamentos de Salem, pois ele ignorou vários momentos e outros personagens. Por exemplo, homens também foram acusados de bruxaria e mulheres foram acusadoras, sendo a própria Abigail uma delas. Entretanto, acredito que sua crítica seja à forma patriarcal com a qual as mulheres de Salem eram tratadas e como isso pode ter influenciado em seus comportamentos e julgamentos.

Por exemplo, a forma como a Abigail do quadrinho é duramente examinada pelas mulheres mais velhas da vila em busca de sinais de que esteja "seduzindo" os homens é uma expressão patriarcal. Elas internalizaram essa "culpa" do pecado original e se tornaram vigilantes umas das outras a ponto de acusar uma menina de estar "atiçando" os homens da vila. Nosso olhar moderno fica enojado só de pensar em ver homens mais velhos cobiçando meninas tão novas como Abigail, mas para a época a menina é que precisava ser vigiada, controlada e punida.

Salem

Um aspecto que permaneceu intacto no quadrinho foi a repressão religiosa, bem como o fanatismo e como as pessoas ficaram obcecadas pela presença do mal na vila. Qualquer problema, qualquer evento severo, até mesmo a presença de povos nativos na região eram suficientes para causar ignição na fúria da população que procurava uma maneira de expiar os pecados da vila. O extermínio de povos nativos, inclusive, é tratado de maneira bem direta. Há imagens perturbadoras no quadrinho de violência e ferimentos, portanto fica aí o aviso.

Nada mais dramático que pessoas acusando umas às outras de conluio com o diabo. Salem era um caldeirão onde ódio e fanatismo foram fervidos em fogo lento a ponto de extravasar. Para o autor, esta é uma história de mulheres. Mulheres apaixonadas, ciumentas, fortes, inteligentes. Mulheres que enxergam o mundo ao seu redor e tentam entendê-lo. E disso, os homens não gostam. É uma história de incompreensão do outro, uma espécie de amálgama que reflete a perseguição histórica ao feminino.

Com relação à arte e às cores de Gilbert, o quadrinho é intenso, voraz, as imagens saltam à vista. Há uso intenso de cores quentes e pavorosas expressões na população de Salem. O autor soube dosar os tons claros com os tons escuros, criando ambiente sombrios e sufocantes, ou então abertos e verdejantes. É como se mostrasse a dualidade do bem e do mal no ambiente de Salem, refletindo os humores da população conforme a paranoia se aprofunda.

Salem

A edição da DarkSide está lindíssima, em capa dura, impressão colorida, papel encorpado no miolo. A tradução foi de Aline Zouvi e está ótima.

Obra e realidade
Os julgamentos das bruxas de Salem foram uma série de audiências e processos de pessoas acusadas de bruxaria no Massachusetts colonial entre fevereiro de 1692 e maio de 1693. Mais de 200 pessoas foram acusadas. Trinta foram consideradas culpadas, 19 das quais foram executadas por enforcamento (14 mulheres e cinco homens). Um outro homem, Giles Corey, foi pressionado até a morte depois de se recusar a entrar com um pedido, e pelo menos cinco pessoas morreram na prisão.

Prisões foram feitas em várias cidades além de Salem e da vila de Salem (conhecida hoje como Danvers), principalmente Andover e Topsfield. Os grandes júris e julgamentos para este crime capital foram conduzidos por um Tribunal de Oyer e Terminer em 1692 e por um Tribunal Superior de Judicatura em 1693, ambos realizados na cidade de Salem, onde também ocorreram os enforcamentos. Foi a caça às bruxas mais mortal da história da América do Norte colonial. Apenas quatorze outras mulheres e dois homens foram executados em Massachusetts e Connecticut durante o século XVII.

Thomas Gilbert

Thomas Gilbert nasceu em 1983. Estudou quadrinhos na École Supérieure des Arts Saint-Luc em Bruxelas, Bélgica.

PONTOS POSITIVOS
Traço e cores
Bem escrito
Inocência vs Maldade
PONTOS NEGATIVOS
Patriarcado
Violência


Título: Salem
Título original em francês: Le Filles de Salem
Autor: Thomas Gilbert
Tradutora: Aline Zouvi
Editora: DarkSide (selo Graphic Novel)
Ano: 2023
Páginas: 200
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Mesmo sabendo que não é um retrato fiel da realidade e que tirou várias licenças poéticas, o quadrinho de Gilbert precisa ser visto como um aviso que se baseia em Salem, mas que expande seu significado para que pensemos sobre todas as perseguições que outras mulheres, em outras épocas sofreram e como nossos direitos são os primeiros a serem rifados na primeira crise. Quatro aliens para Salem e uma forte recomendação para você ler também!


Até mais! 📖

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)