Resenha: O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett

O Jardim Secreto, filme de 1993, é um dos meus preferidos! Já perdi a conta de quantas vezes assisti. Baseado no livro de mesmo nome e adaptado várias vezes para diversos formatos, tem encantado gerações com as aventuras de Mary Lennox nos jardins da Mansão Misselthwaite. lançado originalmente em 1911, ele chegou em uma belíssima edição para as leitoras brasileiras nas mãos da DarkSide Books!

Parceria Momentum Saga e Editora Darkside

O livro
Mary Lennox é uma menininha emburrada, mimada e infeliz, que morava na Índia, sem receber amor dos pais, até que a tragédia cai sobre sua casa devido a um surto de cólera. Seu único parente vivo é um tio, na Inglaterra, lugar que Mary nunca viu e que já odeia profundamente antes mesmo de chegar. Mary pode parecer só uma garota chata, o que ela é mesmo, mas para uma criança que nunca foi amada, o ataque acaba sendo sua melhor defesa.

Resenha: O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett

Sair da quente e abafada Índia e chegar à Inglaterra onde tudo o que ela encontra chuva, neblina e frio foi um choque e tanto para Mary. Sem contar toda aquela gente que ela acha tão estranha, com um falar engraçado, o que chamaríamos de "caipiras". Outra coisa que difere a mansão da Índia é que em Misselthwaite não tem aias para satisfazer todas as suas vontades. Mary precisa aprender a se virar sozinha pela primeira vez na vida e isso é assustador, ainda que ela não admita, em uma casa imensa, cheia de segredos.

Um dos poucos contatos que ela tem com pessoas é através de Martha, uma das criadas da casa, responsável por trazer suas refeições. Mary foi avisada para não perambular pela casa, mas sozinha, infeliz e sem ter o que fazer é o que ela faz, inclusive do lado de fora, onde descobre os jardins da mansão. É a natureza deslumbrante que acaba acolhendo e confortando a garota nos momentos mais solitários.

Aos poucos vamos descobrindo com Mary os segredos daquela casa. Seu tio concordou em recebê-la, mas nunca está presente, sempre viajando, sempre na estrada. Mary fica sabendo que dez anos antes, a esposa de seu tio morreu em um daqueles jardins. A dor o abalou tanto que ele trancou o lugar, se desfez da chave e proibiu que qualquer pessoa entrasse lá. O contato constante com a natureza selvagem do jardim negligenciado começa a mudar a garota gradualmente.

Outra coisa que começa a mudá-la é quando conhece os irmãos e a mãe de Martha e seu primo Colin, outro insuportável, um garoto mimado, confinado a uma cama. Quando Mary e Colin se conhecem, ocorre um choque imediato. Ambos foram negligenciados, pouco amados e, afundados na tristeza, tornaram-se irascíveis e irritantes, ou seja, são praticamente iguais. Ver suas próprias ações espelhadas no primo ajudam Mary a mudar seu jeito de ser.

Entre os irmãos de Martha, Mary conhece Dickon, um garoto simples do campo, apreciador da natureza, da música e dos passarinhos, que levará um pouco de ternura para o coração gelado da menina Mary. O jeito simples de Dickon, de Martha e seus outros irmãos, o ar frio e o vento, o trabalho no jardim, tudo isso contribui para que Mary amadureça e também aprenda a receber e a dar amor.

Havia um menino sentado embaixo de uma árvore, com as costas apoiadas nela, tocando uma flauta rústica de madeira. Era um menino de uns 12 anos, com uma aparência engraçada. Parecia muito limpo, o nariz empinado e as bochechas vermelhas como papoulas (...).

Página 99

O Jardim Secreto, folha de rosto

É preciso exaltar o belo trabalho gráfico da DarkSide neste livro. Como se não bastasse ser uma nova tradução de um clássico infantojuvenil, o livro todo é um grande jardim, com cogumelos, flores, folhas, insetos e animais silvestres. Em capa dura e com pintura trilateral, o livro vem com belas ilustrações no miolo, além de uma introdução escrita pela tradutora, Débora Isidoro e um posfácio escrito por Cecília Floresta abordando os problemas do livro, como o colonialismo e o racismo expressos por seus personagens.

Apresentação do livro

Com um fitilho para marcas as páginas, se você comprar o livro pelo site da DarkSide, ganha de brinde lindos marcadores coloridos com artes exclusivas. A tradução de Débora está ótima, bem fluída, preservando a maneira de falar original dos personagens, e peguei poucos erros de revisão e diagramação, nada que atrapalhe a leitura.

Obra e realidade
Há passagens racistas e preconceituosas pelo livro e há avisos como notas de rodapé e o posfácio de Cecília, que nos ajudam a entender o momento em que a autora vivia. Frances era fruto de seu tempo, uma época em que a Índia era uma posse britânica e a forma como os ingleses se referiam a ela está carregado de racismo. Mesmo a criada Martha, tão simples em seus modos, expressa sua visão racista, bem como Mary. No posfácio, Cecília escreve que os mandos e desmandos de Mary e Colin são frutos de algo maior, de algo que permeava a sociedade e a educação da época e que eles só puderam mudar quando se abriram para abraçar o mundo lá fora, com toda a sua diversidade para conhecer e conviver.

Outra mensagem do livro é sobre a questão do contato com a natureza. Na Era Vitoriana havia o mito de que o ar puro do campo tivesse o poder de curar as pessoas das mais diferentes enfermidades e que o contato com a natureza fortalecesse as pessoas. Essa mensagem permeia o livro a todo momento, como a fome de Mary aumentar quando ela passa boa parte do dia fora da mansão. Ocorre o mesmo a Colin, que passa de um menino doente a um garoto forte e vigoroso depois que ele entra no jardim e passa a trabalhar lá com Dickon e Mary. Dickon lembra muito a figura de Pã, com sua flauta, seu contato com a natureza, sua forma de conversar com os animais. O jardim secreto é o vetor de mudança de toda uma família e as pessoas ao redor, enquanto que o filme foca mais na jornada de Mary e na sua mudança.

Frances Hodgson Burnett

Frances Hodgson Burnett foi uma escritora e dramaturga inglesa, muito conhecida por seus livros infantis.

PONTOS POSITIVOS
Mary, Dickon e Colin
Martha
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS
Racismo



Título: O Jardim Secreto
Título original em inglês: The secret garden
Autora: Frances Hodgson Burnett
Tradutores: Débora Isidoro
Editora: DarkSide (selo Fábulas Dark)
Ano: 2021
Páginas: 288
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com um brinde exclusivo!

Em tempos em que os jardins da nossa alma parecem condenados à uma aterradora solidão, histórias podem ser as chaves escondidas para a reconstrução não apenas do que nos cerca, mas do que trazemos por dentro.

Página 9

Avaliação do MS?
Foi uma ótima leitura! Sabia de praticamente tudo o que acontece devido ao filme, mas foi muito gostoso entrar no jardim e conhecer melhor os personagens, as paisagens. A mensagem do livro se mantém atual, de que devemos cuidar melhor da natureza, já que fazemos parte dela, que não dá para dissociar uma coisa da outra. Quatro aliens para o livro e uma forte indicação para você ler também!


Até mais! 🌼

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)