5 maneiras de focar na leitura

Uma reclamação recorrente que tenho visto entre as pessoas que gostam de ler mas que não estão conseguindo fazer isso ultimamente é que não conseguem focar na leitura. É comum a pessoa estar lendo, a mente divaga e de repente ela está olhando para o mesmo parágrafo faz meia hora. Sei que a pandemia, os desafios do isolamento social e o retorno ao trabalho, além de todo o medo da Covid-19, detonaram alguns dos prazeres mais simples das pessoas e a leitura foi um dos mais prejudicados. Mas é possível focar na leitura e quem sabe retomar o gosto por ela

5 maneiras de focar na leitura

Para que essas dicas funcionem, você precisa insistir. Nem tudo vai funcionar logo de cara. A vida de todo mundo tem sido um desafio nos últimos anos e você deve tentar por querer retomar o amor pela leitura, não por obrigação. Pense no seu tempo para ler e faça seus ajustes.

Afaste-se das telas
Sei que é tentador ler com o celular do lado, com a TV ligada, com o computador ligado na Netflix, mas leitura requer atenção e como você vai prestar atenção ao enredo do que está lendo se dividir com outras fontes? Vivemos praticamente com o celular grudado nas mãos. Ele nos diverte, nos conecta, nos informa, porém ele é uma fonte que suga a atenção de nossas vidas em questão de segundos. Quanto mais tempo você passar verificando notificações, tuitando, curtindo fotos, lendo notícias, menos tempo terá para ler.

Se seu celular vive no silencioso, então é meio caminho andado, mas se não tem, coloque para não ser interrompida por toda e qualquer notificação que entrar. Gosto de ler nos momentos em que ele está carregando, pois preso ao cabo a restrição de movimentos é maior. Caso seja muito difícil ficar longe do aparelho, estabeleça períodos de leitura - 15, 20, 30 minutos - e não toque no aparelho antes do final do tempo. Pode parecer algo radical, mas funciona. Se não for possível ficar em um ambiente sem computador ou sem TV, use um ruído de fundo. Gosto muito do Noisli, que reproduz chuva, fogueira, vento, mar, ajudando a mente a focar. E resista à tentação de verificar as telas o tempo todo.

Tenha uma rotina de leitura
Todo hábito precisa de recorrência. Você precisa criar o momento de parar tudo e ler. E aí você precisa saber qual é o seu tempo para isso. Sempre gostei de ler no transporte público. Quem mora em cidade grande sabe que qualquer deslocamento dura, pelo menos, uma hora. Já é uma hora de leitura para ser feita. Mas às vezes até para quem trabalha em casa é difícil de se organizar.

Por isso que é preciso criar o momento. Desligue a TV (ou coloque numa playlist tranquila), se afaste do celular, ache um lugar iluminado e confortável para ler, faça um chá ou um café bem gostoso, sente e leia. Se você só tiver uma hora sobrando por dia, use essa uma hora. Quando você menos esperar, estará ansiosa para pegar na leitura de novo.

Esvazie a mente
Se você achou seu tempo, achou seu lugar e a mente continua desviando para uma série de problemas, faça o seguinte: pegue um bloco de notas, um caderno, uma folha de papel e escreva o que está te incomodando. Esvazie a mente mesmo. Despeje no papel aquilo que está na sua cabeça tomando espaço. Não use um celular, ou tablet, nem seu computador, escreva à mão.

Escrever sobre o que está te incomodando cria uma conexão física com seus pensamentos. Você acaba materializando o problema, transferindo-o da sua cabeça para o papel. Não se desfaça dele depois que escrever, apenas busque resolver ou sanar o que está te incomodando depois.

Deixe de lado aquele livro que não está funcionando
Às vezes o problema não é nossa concentração, nosso foco na leitura, mas sim o livro mesmo. Talvez aquela leitura que você está insistindo em fazer desde 2020 não seja a melhor agora. Invista em leituras mais rápidas. Quem sabe novelas ou livros mais recentes, com uma narrativa menos rebuscada. Quanto mais complicada a leitura, mais tempo você precisa para vencê-la.

Tente pensar nos gêneros que mais te agradaram, pense naquelas leituras que você devorou e procure livros semelhantes, quem sabe do mesmo autor. Sabe aquela leitura de conforto? Que te deixou com o coração quentinho e um sorriso no rosto? É atrás delas que você tem que ir.

Mas se nada der certo...
Apenas pare, respire e vá fazer outra coisa. Mas que seja criativa. Você pode investir em novas receitas na cozinha. Quem sabe aquele hobby parado? Se você tem bullet journal, vá lá, decore, desenhe nele. Volte para aquela aquarela que ficou incompleta. Que tal arriscar uns tutoriais de crochê, de tricô no YouTube? Já pensou em treinar o delineado de gatinho na frente do espelho? Exercite a mente com qualquer coisa que não envolva palavras.

Os livros ainda estarão lá te esperando quando você quiser voltar.

Até mais! 📖

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)