Desafio Literário 2022!

E com um novo ano vem com ele - sim! ele! - um novo desafio literário! Sempre me impressiona o quanto as pessoas adotaram os desafios anteriores e fico muito feliz que tantas tenham se empenhado, tendo cumprido tudo ou não. Semelhante ao que fiz em anos anteriores, são apenas 12 livros, um por mês, sem nenhuma ordem, para você poder escolher e ler as obras com tranquilidade, sem metas muito fixas. Baixe o arquivo do desafio, imprima em A4 ou A5 e controle suas leituras por ele! Você pode ler quadrinhos, mangás, contos, pode ouvir audiolivros, no idioma que quiser e na ordem que quiser.

Desafio Literário 2022!



Algumas pessoas comentaram nos desafios anteriores que têm dificuldade para seguir um desafio literário. E eu entendo perfeitamente; a vida é corrida, imprevistos acontecem, tem horas que bate aquela ressaca literária, passamos por uma pandemia e as coisas acabam desandando. E 2021 não foi exatamente um ano fácil, certo? Muitas coisas ficaram pelo caminho, sei bem como é. Mas existem maneiras de manter a leitura nos prumos e ainda vencer desafios. Veja algumas dicas para te ajudar a seguir qualquer desafio literário:


1. Ache o desafio que lhe agrade
Vários blogs e portais literários fazem desafios anuais, mensais ou semanais, tanto em português quanto em inglês. Alguns têm apenas 12 livros, outros têm 52 (um por semana). O ideal é achar um desafio que se adapte ao seu tempo disponível para ler. Se você fica muito tempo no transporte público, por exemplo, esse é um bom momento para investir na leitura e um desafio menor talvez seja mais interessante do que um que exija 52 livros, especialmente se você estuda e trabalha, por exemplo. Avalie quanto tempo você tem disponível, qual a média de páginas que você pode ler, qual o estilo que mais lhe agrada. Reserve um tempo para ler e se mantenha firme nele.


2. Planejamento é a chave
Agora que você encontrou o desafio literário ideal, pense nas obras que quer ler e que se encaixam nas categorias propostas pelo desafio com calma. Faça uma lista com uns dois ou três livros para cada uma e veja o que serve para você naquele momento. Às vezes a gente escolhe um livro, ele não agrada e nos desesperamos porque não vai dar para cumprir a meta do desafio. Por isso, liste mais obras por categoria e escolha aquela obra que funciona melhor. Não se atenha a apenas um livro.


3. Mantenha um registro de leituras
Use o Skoob ou o Goodreads. Ou uma lista no Google Keep. Ou um caderninho mesmo, anotando suas leituras mês a mês, anotando as melhores citações e observações que você fez enquanto lia. Imprima a folha do desafio em A5 ou A4 e vá marcando as leituras conforme você cumpre cada quesito. Nada de preguiça nessa hora, marque certinho para não se perder. Isso vai te motivar a cumprir todos os quesitos do desafio. É uma sensação muito boa poder cumprir cada um dos itens!

Para o ano de 2022 a lista é:

  • Um livro que você devia ter lido em 2021 e não leu
  • Um livro com protagonista não branco
  • Um livro que você julgou pela capa
  • Um lançamento de 2022
  • Um livro pela perspectiva do vilão
  • Um livro que é a novelização de um roteiro
  • Um livro que se tornará filme em 2022
  • Um livro que todo mundo está lendo
  • Um livro de uma autora/autor latino-americano
  • Um livro parado na sua estante há mais de 3 anos
  • Um livro de divulgação científica ou sobre a/uma ciência
  • Um livro clássico que você sempre evitou


Baixe o Desafio Literário 2022!


Tudo pronto? Vamos nessa? Se compartilhar algum item do desafio nas redes sociais, use a tag #DesafioMS2022.

Até mais! 📖


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Oii, tudo bem? Eu amei o desafio, mas estou tendo dificuldades em dois tópicos os quais eu não entendi o que é direito, pode me ajudar?
    Os tópicos são: Um livro que é a novelização de um roteiro e Um livro de divulgação científica ou sobre a/uma ciência.

    Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o roteiro de um filme ou de uma série é adaptado para se tornar um livro, isso é novelização de roteiro. Os filmes de Star Wars, por exemplo, todos se tornaram livros.

      E um livro sobre divulgação científica ou sobre uma ciência ou sobre a história da ciência é isso aí, um livro de não ficção onde se fala sobre a história de alguma tecnologia, ou de alguma ciência em si. Não tem muito segredo.

      Boas Leituras!

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)