Resenha: Nós e as estrelas, de Kelsey Oseid

Quando você pensa que a DarkSide fez um livro bonito, ela vem e faz outro! Nós e as estrelas é mais um livro do selo Magicae e é um prato cheio para amantes da astronomia e da magia dos céus! Também é um ótimo livro para presentear a garotadinha que curte uma observação astronômica ou para introduzi-los no tema.

Parceria Momentum Saga e editora DarkSide

O livro
Tida como a ciência mais antiga, a astronomia está presente não apenas no céu da noite, mas na forma como o nosso calendário foi criado, nos dias da semana, nas páginas do horóscopo do jornal diário, já que astronomia e astrologia foram uma coisa só por muito tempo. Os pontos brilhantes no céu intrigavam nossos antepassados, assim como ainda intrigam astrônomos no mundo todo. Colocamos telescópios em órbita, aguardamos eclipses, observamos a lua cheia em uma noite de verão, ainda com o mesmo assombro de nossos primos do passado.

Resenha: Nós e as estrelas, de Kelsey Oseid

Mas nem sempre o contato com a astronomia acontece na escola. Eu tive a sorte de ter uma ótima professora de geografia que nos apresentou os planetas, as estrelas, ainda lá no ensino fundamental II, o antigo ginásio, com imagens das sondas Voyager. Desde então eu fiquei fascinada pelas missões das Voyagers, pelo telescópio Hubble, pela Cassini, pelas missões a Marte. Chorei com o fim da missão do Opportunity e estou TENSA com o problema no telescópio Hubble.

Foi pensando em uma maneira de levar o assunto para os leitores, principalmente para os jovens, que Kelsey escreveu e ilustrou Nós e as estrelas. Combinando arte, mitologia e ciência, o livro passeia pelo céu noturno e por nosso sistema solar. Foram mais de cem ilustrações originais, feitas à mão que, acompanhadas de textos curtos e informativos, informam sobre fatos científicos de maneira lúdica e muito gostosa de acompanhar.

Ainda que fale de ciência, a autora não abusa de termos científicos que possam ser confusos. É um livro bem introdutório, mas a beleza das ilustrações e a riqueza de informações vai saciar os mais curiosos e apaixonados pelos céus e pelas estrelas.

Quando olhamos para o céu, queremos reconhecer o que vemos.

Página 13

Algumas coisas são exclusivas do hemisfério norte, como por exemplo, quando a autora fala da importãncia da Estrela Polar, Polaris, que é muito importante devido à sua posição no céu, ainda que não seja muito brilhante. Polaris não é vista no hemisfério sul, então para nós não faz muita diferença. Outra parte que é exclusiva do hemisfério norte são as auroras boreais. As outras constelações do céu, as mais importantes, estão presentes, com seu desenho e forma explicados e a mitologia por trás delas também.

A delicadeza das ilustrações chama logo a atenção. O céu ganha vida nas páginas do livro, saindo do plano escuro da noite para mostrar animais, personagens mitológicos, instrumentos musicais, animais e feras e os muito conhecidos signos do zodíaco. Na parte dos planetas, explica-se, por exemplo, a origem de seus nomes, com breves números científicos apenas para comparação.

Mas Kelsey vai além de apenas nomear constelações e planetas. Ela explica as fases da Lua, explica os eclipses lunar e solar. Passando da órbita de Netuno, ela explica a presença de objetos exteriores no Cinturão de Kuiper, além de falar de cometas, meteoros e asteroides. E vai além, falando das missões que saíram do sistema solar e a expectativa de encontramos vida inteligente fora da Terra.

Nós e as estrelas, de Kelsey Oseid

Quando eu disse que o livro é lindo, é lindo MESMO. Todo em tons de azul, com papel encorpado, as ilustrações são delicadas e informativas. É aquele tipo de livro para você passar horas observando os detalhes das constelações, dos personagens mitológicos ou dos fenômenos lunares. Se você for ler com a criançada, também é um prato cheio para compreender os céus. Quem sabe você estará influenciando uma futura astrônoma com um livro desses??

Nós e as estrelas, de Kelsey Oseid

A edição vem em capa dura e papel branco e azul no miolo, com a fitinha marca-página. A tradução de Dandara Palankof está ótima e não há problemas de revisão, tradução e diagramação.

Obra e realidade
Minha mãe é outra fascinada pelo céu. Sempre que tem algum evento marcante, a gente já se prepara para ir para o quintal e observar. Um dia ficamos meia-hora de pé no quintal esperando a passagem da Estação Espacial Internacional. Acompanhamos eclipses, acompanhamos conjunções de planetas, observamos as constelações nas noites mais escuras, já que onde eu moro o céu é bem limpo. Só me falta um telescópio, aí tá perfeito.

Gosto muito de usar o app Stellarium para seguir as estrelas no céu e observar planetas. Ele tem para iOS e Android e também um para o computador. Fica a dica!

Kelsey Oseid

Kelsey Oseid é ilustradora, escritora e naturalista amadora norte-americana. Suas ilustrações a guache tratam de assuntos da história natural, como taxonomia, biodiversidade e taxidermia, bem como assuntos relacionados, como astronomia e as formas como os humanos se relacionam com o mundo natural. Nós e as Estrelas é seu primeiro livro.

Pontos positivos
Ilustrado
Capa dura
Ciência e mitologia
Pontos negativos

Nenhum!


Título: Nós e as estrelas
Título original em inglês: What We See in the Stars
Autora: Kelsey Oseid
Tradutora: Dandara Palankof
Editora: DarkSide (selo DarkLove e coleção Magiacae)
Páginas: 160
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com uma cartela de adesivos exclusiva!

Avaliação do MS?
Não tenho palavras para descrever o quanto AMEI esse livro. Amo astronomia, amo observar os céus, amo a mitologia por trás das constelações e planetas, então foi com um imenso prazer que li esse livro tão lindo. Tenho certeza que você que ama os céus também vai curtir e a garotadinha que você presentear também. Cinco aliens para ele e uma forte indicação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! ✩

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)