Resenha: Death Disco v.2, de Atsushi Kaneko

No volume 1 de Death Disco, caímos em uma espiral insana de assassinos bizarros, cenas de ação frenéticas e muito tiro, porrada e bomba. Neste segundo volume, a ação desacelera um pouco para nos mostrar melhor os personagens, além de inserir no enredo pessoas misteriosas que fazem parte da história de vida da protagonsita, Deathko. Mas o universo bizarro de Kaneko continua sombrio, noir e completamente sem noção!





Parceria Momentum Saga e
editora DarkSide


O mang√°
Este segundo volume pisa um pouco no freio na hora de contar sua história. Enquanto alguns podem achar ruim, eu curti, pois assim dá mais tempo de assimilar melhor as passagens, personagens secundários e a própria ação. Deathko continua chamando a atenção por seu comportamento de ódio a tudo e a todos, mas há mais sobre ela. Obviamente que não nos satisfaz de todo, mas ao menos passamos a entender melhor a garotinha assassina e bizarra.

Resenha: Death Disco v.2, de Atsushi Kaneko


Somos apresentadas a uma misteriosa Madame M, uma mulher corpulenta, que mora no castelo com Deathko e seu motorista, que leva a garota para os locais dos crimes que ela deve cometer. √Č atrav√©s das falas de Madame M, inclusive, que descobrimos um pouco mais sobre a garota bizarra. A liga√ß√£o entre os tr√™s n√£o √© muito bem explicada, mas isso j√° deixa um gancho para o volume seguinte.

Conhecemos outros personagens que querem muito ser ceifadores na Guild, mas no fim n√£o conseguem chegar aos p√©s de Deathko, como as Dead Queen Bee e os Skulls. Senti que a falta de um enredo mais profundo atrapalha um pouco para que possamos absorver as informa√ß√Ķes. Deathco √© uma √≥tima protagonista, mas √© preciso coloc√°-la em enredos que funcionem, que tenham desenvolvimento, que nos prendam. Senti que esse volume segue um pouco da falta de l√≥gica do primeiro, ainda que eu acredite que tudo deve se acertar aos poucos conforme formos lendo os pr√≥ximos.

Deathko continua chamando a aten√ß√£o por ser uma crian√ßa assassina, algo pouco comum, e a forma como ela √© apresentada refor√ßa essa vis√£o infantil dela, ainda que letal. Ela usa vestidos, anda com bal√Ķes, tem brinquedos ao redor, mas n√£o se engane, esses brinquedos s√£o t√£o letais quanto ela. √Č uma dualidade interessante de abordar, a inoc√™ncia e a maldade.

Não digo que nada se resolve aqui, algumas coisas que ficaram do primeiro volume reaparecem. Eu até preferi este volume ao primeiro já que o ritmo deu uma diminuída e ficou melhor para compreender a história. Mas o sangue, a porrada, as cenas bizarras protagonizadas pelos ceifadores, essas continuam!

Resenha: Death Disco v.2, de Atsushi Kaneko


O volume 2 continua com o capricho da DarkSide, em capa dura e papel branco encorpado, ilustra√ß√Ķes em preto e branco. A tradu√ß√£o de Renata Garcia est√° excelente e n√£o h√° problemas de diagrama√ß√£o nos bal√Ķes.


Obra e realidade
Curti bastante as refer√™ncias e inspira√ß√Ķes de Kaneko para o mang√°. F√£ dos trabalhos de Alfred Hitchcock, de Stanley Kubrick e de David Lynch, nota-se em Death Disco um clima noir, insano e desregrado, mas que obedece a uma ordem espec√≠fica, ainda que ela n√£o fique clara para n√≥s. Quem conhece melhor o trabalho desses diretores vai conseguir identificar as inspira√ß√Ķes de maneira bem √≥bvia. A inspira√ß√£o g√≥tica tamb√©m est√° bem forte neste volume, um g√≥tico insano e bizarro.

Atsushi Kaneko


Atsushi Kaneko é um mangaka (autor de histórias em quadrinhos) e cineasta nascido em Sakata, no Japão, em 1966. Conhecido por obras como Soil e Bambi, foi indicado para o prêmio do Festival de Angoulême, o mais importante da Europa, em 2012, 2013 e 2015.


Pontos positivos
Deathko
Ceifadores
Traço
Pontos negativos
Violência
Enredo pouco explicado


Título: Death Disco v.2
T√≠tulo original em japon√™s: „Éá„āĻ„ā≥ 2 („Éď„Éľ„Ɇ„ā≥„Éü„ÉÉ„āĮ„āĻ)
Autor: Atsushi Kaneko
Tradutor: Renata Garcia
Editora: DarkSide (selo Graphic Novel)
P√°ginas: 424
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com brinde exclusivo!


Avaliação do MS?
Quem busca obras insanas, com viol√™ncia e personagens exc√™ntricos, achou! As coisas aqui s√£o melhor apresentadas, mas continua com a brutalidade de Deathko e sua apar√™ncia estranha. √Č f√£ de mang√°s alucinantes? Ent√£o voc√™ deve ler Death Disco! Quatro aliens para ele e uma forte indica√ß√£o para voc√™ ler tamb√©m.




At√© mais! ūüíÄ


Já que você chegou aqui...

COMPARTILHE

Seja o primeiro a comentar.

ANTES DE COMENTAR:

Coment√°rios an√īnimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreens√≠veis ou com ofensas ser√£o exclu√≠dos.

O mesmo vale para coment√°rios:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavr√Ķes e palavras de baixo cal√£o;
- reaças.

A √°rea de coment√°rios n√£o √© a casa da m√£e Joana, ent√£o tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora n√£o se responsabiliza por opini√Ķes emitidas nos coment√°rios. Essas opini√Ķes n√£o refletem necessariamente as da autoria do blog.