Resenha: O Príncipe e a Costureira, de Jen Wang

Estou completamente apaixonada por este quadrinho! Ele é tudo, lindo, cativante, especial, engraçado, emocionante. É um enredo que fala, principalmente, de amor e de aceitação. Temos aqui um príncipe forçado a procurar por uma esposa e uma costureira criativa que tem um emprego que detesta. Esses dois vão se encontrar de uma maneira bastante inusitada!


Parceria Momentum Saga e editora DarkSide

O quadrinho
Frances é uma criativa costureira que trabalha em um atarefado ateliê em Paris. A cidade está em polvorosa e as clientes também, pois haverá um baile real. Sebastian é o príncipe herdeiro da Bélgica e seus pais estão fazendo pressão para que encontre uma noiva. Assim eles darão um baile para encontrar a futura rainha e as moças nobres da cidade estão lotando os ateliês. Frances é designada para uma cliente que não parece muito animada para o baile. Seu pedido é extravagante: ela pede que a deixe com a cara de uma "meretriz do demônio", o que demonstra sua profunda insatisfação com esse baile.

Resenha: O Príncipe e a Costureira, de Jen Wang

O vestido foi um escândalo! Saiu em todos os jornais e o dono do ateliê está para botar Frances na rua quando um homem misterioso chega procurando pela costureira ousada. Ele tem uma pessoa interessada em seus serviços e que quer contratá-la. Na manhã do dia seguinte, bem cedo, Frances é buscada e levada a uma casa grande e elegante para conhecer a cliente. Só que ao chegar, a cliente esconde o rosto. Diz que ficou impressionada com o que viu no baile e quer que Frances use toda a sua imaginação para compor modelos incríveis.

Eis que um acidente faz com que o rosto da cliente seja exposto e é ninguém menos que o príncipe herdeiro da Bélgica, Sebastian! Preso entre os deveres com seu país e sua família e com seu gosto por desfilar em belos vestidos, Sebastian é uma pessoa infeliz, assim como são todas as pessoas que não podem viver plenamente do jeito que quiserem. Apaixonado pelo glamour dos vestidos e tecidos, ele se transforma em Lady Crystallia e sua dupla com Frances os transforma em um sucesso instantâneo nos salões da cidade luz.

Com um traço lindinho e páginas encorpadas coloridas, o luxo e o colorido dos diversos tecidos e vestidos de Sebastian pintam as páginas de movimento e atitude. Dividido entre seu amor pela moda e seus deveres como príncipe, Sebastian é alaguém fácil de simpatizar e você não para de virar as páginas, esperando pela próxima aparição de Lady Crystallia. Frances protege o segredo do príncipe, mas também quer que as pessoas saibam sobre seu trabalho e surge uma divisão entre os dois que pode ameaçar uma parceria tão bem sucedida.

O quadrinho dosou muito bem o humor e o drama e termina de uma maneira inspiradora, daquelas que te deixa feliz e querendo mais histórias sobre Frances e Crystallia. Sebastian não segue os padrões masculinos de virilidade e força como um outro príncipe que aparece no quadrinho e nem por isso deixa de ser o herdeiro. O que o padrão faz, inclusive, é torná-lo ainda mais infeliz e querendo ocultar seu lado Crystallia, temendo ser uma vergonha para seus pais e seu país.

Frances também é uma personagem com seus conflitos. Ela se sente pressionada a criar para os outros, sem nunca ter liberdade de fazer o que quer e de expôr suas criações ao mundo. Crystallia te deu essa oportunidade, mas existem outros lugares que podem valorizar seu trabalho sem que ele seja necessariamente um segredo. Querendo ou não, dividir o segredo de Sebastian acaba sendo demais para Frances.

A edição da DarkSide está linda de viver, em capa dura e papel encorpado. Ele é todo colorido e se você comprar o quadrinho pela lojinha da DarkSide ainda recebe junto um marcador e uma cartela de adesivos. A tradução foi de Vic Vieira e está ótima. Não há problemas de diagramação ou revisão no quadrinho.

Tudo de bom que aconteceu comigo foi por causa da costura. Se eu parar, tenho medo de decobrir que não sou mais nada.

Página 143

Obra e realidade
Jen trouxe discussões sobre amor, sobre aceitação e sobre autenticidade. Em um mundo como o nosso, que vive de aparências, Sebastian é a máscara que o príncipe precisa usar por achar que ninguém o aceitará como é. Ele gosta de vestidos bonitos e daí? Por que a sociedade tem que julgar com tanta maldade as pessoas por querem viver e sem quem são? Nós vemos nas notícias diárias o quanto as pessoas são maltratadas e perseguidas apenas porque não cabem em um padrão social martelado em nossas cabeças uma vida inteira.

O que Jen nos mostra com sua história é que o que nos define não são vestidos, paetês e lantejoulas, mas sim nosso caráter e como agimos diante de situações como a de Sebastian. Esse é um conto de fadas moderno e que vai deixar seu coração quentinho!

Jen Wang

Jennifer Sheena "Jen" Wang é uma cartunista, escritora e ilustradora norte-americana.

PONTOS POSITIVOS
Colorido
Traço
Bem escrito

PONTOS NEGATIVOS

Acaba logo!
Preço


Título: O Príncipe e a Costureira
Título original em inglês: The Prince and the Dressmaker
Autora: Jen Wang
Tradutor: Vic Vieira
Editora: DarkSide (selo Graphic Novel)
Ano de lançamento: 2020
Páginas: 460
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com brinde exclusivo!

Avaliação do MS?
Já posso eleger esse qudrinho como uma das melhores leituras do ano! Cativante, emocionante, você quer voltar para o começo e ler tudo de novo quando vira a última página. Li recentemente que os direitos do quadrinho foram comprados pela Universal para virar um musical! Espero que a história de Sebastian e de Frances também te cative. Cinco aliens para o quadrinho e uma forte recomendação para você ler também!


Até mais! 👗

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)