Resenha: Descender Vol. 1 Estrelas de Lata, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen

Descender Vol. 1 é uma nova aposta da editora Intrínseca no mercado de quadrinhos. Tem vários elementos de ficção científica que conhecemos muito bem de outras franquias, mas eles foram muito bem casados neste volume que, aliados ao traço e às cores, tornaram o quadrinho muito gostoso de ler. Estou bem curiosa para o próximo volume!

Este livro foi uma cortesia da Editora Intrínseca

O livro
Esta é uma galáxia que fervilha de vida. Existem vários planetas colonizados, com humanos e aliens em convivência, muita tecnologia de ponta em viagens interestelares. Existem divergências políticas, mas é assim em qualquer lugar com bilhões de pessoas. É também um lugar que depende da robótica para as coisas do cotidiano. Até que um chamado urgente tira cientistas da cama e colocam militares de prontidão. Um robô gigante está parado próximo ao planeta Niyrata. E em vários outros planetas. E então ele ataca.

Resenha: Descender Vol. 1  Estrelas de Lata, de Jeff Lemire e Dustin Nguyen

Os robôs identificaram os humanos como inimigos e após o ataque brutal, um sentimento intenso de robofobia cresce entre as populações dos vários planetas, levando à uma política de extermínio às formas robóticas. Enquanto isso, conhecemos um menino que acorda em uma colônia distante. Mas logo descobrimos que ele é um robô, Tim-21, com forma de criança, feito para ser acompanhante. Ao baixar suas memórias, começa a descobrir mais sobre seu passado. Ele porém está em perigo. Em uma galáxia que teme a forma robótica, como poderão reagir ao garotinho?

Ainda que não tenha coisas que você já não tenha visto em outras ficções científicas, a histórica começa muito bem e você se prende ao garoto-robô, simpatiza com ele, quer saber o que vai acontecer a seguir. Não só o garoto é um personagem instigante, mas o fato de a inteligência artificial buscar aprimoramento e querer evoluir porque é isso que as formas de vida sempre fizeram.

Foi uma leitura muito gostosa. Os quadrinhos tem traços bonitos, com personagens bem expressivos e diferentes entre si, com aliens humanoides em sua maioria. As cores foram bem usadas e exploradas para trazer uma carga de ação ou de drama ao evento que está retratando. Há uma reviravolta com um dos anti-heróis da trama que, admito, me pegou de surpresa. Isso me deixou bem curiosa para o próximo volume. Agiliza, Intrínseca!

Um quadrinho tão pequeno conseguiu trabalhar questões existenciais muito bem. Por exemplo, Tim-21 sonha. Ele dorme e tem sonhos, como qualquer pessoa faria. Por que? O que o torna especial a ponto de conseguir sonhar? Sabemos que nosso cérebro precisa do sono para organizar memórias e limpar o lixo celular depois de um dia inteiro de funcionamento intenso. Para que um robô sonharia? Se ele sonha, pode ser considerado uma forma de vida consciente ou até mesmo um ser humano? Mas como confiar nos robôs depois do ataque avassalador de dez anos atrás?

O quadrinho vem em capa simples, com tendência a deformar depois do manuseio. A impressão é de alta qualidade, com cores exuberantes e balões de texto fáceis de ler. A tradução foi de Fernando Scheibe e está ótima. Não encontrei problemas de revisão ou tradução.

Obra e realidade
O ser humano sempre temeu o desconhecido. E a substituição. Então o que pode ser mais assustador do que um ataque de robôs espaciais que querem destruir a humanidade? Ainda que sejam temas já trabalhados, a história conseguiu manter uma originalidade própria, com um enredo que se sustenta e levanta questões pertinentes sobre consciência, humanidade e individualidade.

Jeff Lemire e Dustin Nguyen

Jeff Lemire é um quadrinista e autor de quadrinhos canadense, tendo trabalhos pela Marcel e DC Comics. Dustin Nguyen é um ilustrador vietnamita, ganhador do Prêmio Eisner, que trabalhou para a DC Comics.

PONTOS POSITIVOS
Robôs
Cores
Bem escrito e ilustrado
PONTOS NEGATIVOS

Acaba rápido!


Título: Descender Vol. 1 Estrelas de Lata
Título original em inglês: Tin Stars
Autores: Jeff Lemire e Dustin Nguyen
Tradutor: Fernando Scheibe
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 144
Onde comprar: na Amazon

Avaliação do MS?
Foi uma grande jornada ao lado de Tim-21 e agora estou bem curiosa para ler o próximo volume. Robôs, discussões existenciais, ação, personagens femininas de destaque, cores que explodem nas páginas. Um grande quadrinho! Quatro aliens para Descender e uma forte recomendação para você ler também!


Até mais! 🤖

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)