Desafio Literário 2020!

E com um novo ano vem com ele - sim! - um novo desafio literário! Sempre me impressiona o quanto as pessoas adotaram os desafios anteriores e fico muito feliz que tantas tenham se empenhado, tendo cumprido tudo ou não. Semelhante ao que fiz em anos anteriores, são apenas 12 livros, um por mês, sem nenhuma ordem, para você poder escolher e ler as obras com tranquilidade. Baixe o arquivo do desafio, imprima em A4 ou A5 e controle suas leituras por ele! Você pode ler quadrinhos, mangás, contos, pode ouvir audiolivros, no idioma que quiser e na ordem que quiser.

Desafio Literário 2020!



Algumas pessoas comentaram nos desafios anteriores que têm dificuldade para seguir um desafio literário. E eu entendo perfeitamente; a vida é corrida, imprevistos acontecem, tem horas que bate aquela ressaca literária e dependendo do estilo de livros que lemos é inevitável acabar com uma. Mas existem maneiras de manter a leitura nos prumos e ainda vencer desafios. Veja algumas dicas para te ajudar a seguir qualquer desafio literário:


1. Ache o desafio que lhe agrade
Vários blogs e portais literários fazem desafios anuais, mensais ou semanais, tanto em português quanto em inglês. Alguns têm apenas 12 livros, outros têm 52 (um por semana). O ideal é achar um desafio que se adapte ao seu tempo disponível para ler. Se você fica muito tempo no transporte público, por exemplo, esse é um bom momento para investir na leitura e um desafio menor talvez seja mais interessante do que um que exija 52 livros, especialmente se você estuda e trabalha, por exemplo. Avalie quanto tempo você tem disponível, qual a média de páginas que você pode ler, qual o estilo que mais lhe agrada. Reserve um tempo para ler e se mantenha firme nele.


2. Planejamento é a chave
Agora que você encontrou o desafio literário ideal, pense nas obras que quer ler e que se encaixam nas categorias propostas pelo desafio com calma. Faça uma lista com uns dois ou três livros para cada uma e veja o que serve para você naquele momento. Às vezes a gente escolhe um livro, ele não agrada e nos desesperamos porque não vai dar para cumprir a meta do desafio. Por isso, liste mais obras por categoria e escolha aquela obra que funciona melhor. Não se atenha a apenas um livro.


3. Mantenha um registro de leituras
Use o Skoob ou o Goodreads. Ou uma lista no Google Keep. Ou um caderninho mesmo, anotando suas leituras mês a mês, anotando as melhores citações e observações que você fez enquanto lia. Imprima a folha do desafio em A5 ou A4 e vá marcando as leituras conforme você cumpre cada quesito. Nada de preguiça nessa hora, marque certinho para não se perder. Isso vai te motivar a cumprir todos os quesitos do desafio. É uma sensação muito boa poder cumprir cada um dos itens!

Para o ano de 2020 a lista é:

  • Um livro que você devia ter lido em 2019 e não leu
  • Um livro com uma protagonista androide, robô ou IA
  • Uma releitura
  • Um thriller em que a vítima não seja uma mulher
  • Um livro que se passa em outro planeta/lua
  • Um livro publicado por financiamento coletivo
  • Um livro publicado nos anos 1950
  • Um livro que se passe na Primeira Guerra Mundial
  • Um livro da Era Vitoriana
  • Um livro fora da sua zona de conforto
  • Um livro que você comprou/emprestou pela capa
  • Uma biografia de uma grande mulher da história


Baixar em PDF


Escolha seus livros, se atente aos quesitos do desafio e mãos à obra! Espero que seu 2020 seja repleto de boas leituras!

Até mais! 📚



Já que você chegou aqui...

COMPARTILHE

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do desafio proposto, tem itens interessantes na lista!
    Um ótimo ano novo, abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Achei ótimo o desafio, já aderi ao desafio e coloquei meu namorado nessa também. Fiz uma pequena adaptação, mas já selecionei os 12 livros para esse ano e quem sabe um dia eu faça um desafio de 52 livros... hehe

    ResponderExcluir
  3. O primeiro do ano já terminei!
    - Um livro que vc deveria ter lido em 2019 e não leu: O Conto da Aia. (achei Excelente)
    O próximo - com protagonista robô - vai ser algum do Asimov (acho que vai ser "Eu, Robô")

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.