10 coisas que você não sabia sobre O Enigma de Outro Mundo

O Enigma de Outro Mundo (1982) é mais um daqueles filmes que não caiu nas graças da crítica quando foi lançado, mas virou cult em pouco tempo. Lançado no mesmo dia que Blade Runner, ele se passa na Antártica, onde uma equipe norte-americana de cientistas investiga o que aconteceu com uma equipe norueguesa e acaba descobrindo algo terrível.

10 coisas que você não sabia sobre O Enigma de Outro Mundo



Dirigido por John Carpenter, com um orçamento de 15 milhões de dólares, o longa faturou apenas 19 milhões. Chegou a ser considerado o filme "mais odiado de todos os tempos", com efeitos visuais bem feitos, mas grotescos demais para uma audiência cujo interesse pelos filmes de terror tinha caído cerca de 70% no início dos anos 1980. Carpenter admitiu que, de todos os seus filmes, este é o seu favorito.


10. Who Goes There?
O roteiro foi baseado numa novela de ficção científica - Who Goes There? - escrita por John W. Campbell, Jr. e publicada pela primeira vez em agosto de 1938 na revista Astounding Science-Fiction. Três adaptações dela foram feitas para o cinema: O Monstro do Ártico, em 1951; O Enigma de Outro Mundo, em 1982 e A Coisa, em 2011, sendo este último anterior aos acontecimentos do longa de 1982.


9. Antártica
Para dar a impressão de que estavam filmando na Antártica, os sets no estúdio em Los Angeles foram refrigerados a 4°C, enquanto do lado de fora estava 37°C. O barulho do vento "antártico", na verdade foi gravado no deserto perto de Palm Springs.


8. Arquivo X
Chris Carter é um fã de longa data do filme de Carpenter e homenageou o longa com o episódio "Ice", oitavo episódio da primeira temporada da série, que foi ao ar em 1993. Mulder e Scully viajam até uma estação de pesquisa, onde os cientistas acabaram se matando depois de uma descoberta sob o gelo.


7. Terror
Mesmo sendo considerado um filme de terror, o longa de Carpenter teve um orçamento bem maior da maioria dos filmes de terror da época. Sexta-Feira 13 (1980), por exemplo, custou apenas 700 mil dólares. Halloween: A Noite do Terror (1978), também de John Carpenter, custou somente 375 mil dólares.


6. MacReady
Vários atores foram cogitados para o papel principal do piloto MacReady. Nick Nolte e Jeff Bridges recusaram o papel. Outros atores sondados foram Harrison Ford, Clint Eastwood, Mel Gibson, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Christopher Reeve, John Travolta, Richard Gere, Tommy Lee Jones, Chuck Norris, Michael Nouri, Kris Kristofferson, Alec Baldwin, Gary Oldman, Ron Perlman e Michael Keaton. Fred Ward, de O Ataque dos Vermes Malditos (1990), fez teste para o papel, mas no fim o personagem ficou com Kurt Russell.


5. Erich von Däniken
Enquanto a equipe de pesquisa discute sobre como seria a nave alienígena enterrada no gelo, um deles diz "Chariots of the Gods", que é uma referência ao livro de 1968 de Erich von Däniken "Eram os Deuses Astronautas?", que viaja na maionese ao dizer que grandes monumentos da Antiguidade foram feitas por aliens e não por seres humanos.


4. Norueguês
Logo no começo do filme, em que o piloto norueguês aparece com uma arma, correndo atrás do cachorro, ele fala algumas frases em norueguês: "Se til helvete og kom dere vekk! Det er ikke en bikkje, det er en slags ting! Det imiterer en bikkje, det er ikke virkelig! KOM DERE VEKK IDIOTER!!" Traduzindo: "Saiam já daí! Isso não é um cachorro, é alguma outra coisa! Está imitando o cachorro, não é real! Saiam da frente, seus idiotas!"


3. Reciclagem
Ao invés de ter que construir um cenário novo e destruir para filmar as cenas na estação norueguesa, John Carpenter simplesmente filmou a cena na estação americana destruída e assim conseguiu poupar uma grana.


2. Dinamite
Na cena em que o personagem de Kurt Russell explode Palmer dominado pelo alienígena, o ator quase se machucou feio, pois ele não tinha ideia do quão grande seria a explosão que provocaria com as bananas de dinamite. Sua reação de medo é genuína.


1. Tradição
Meio que informalmente, o filme faz parte de uma tradição para toda as equipes britânicas de pesquisa que vão para o continente gelado. No dia 21 de junho, no solstício do inverno, quando novas equipes chegam, elas confraternizam juntas e assistem O Enigma de Outro Mundo.


Tem na Netflix, vamos assistir??

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Ótimas curiosidades! Amo esse filme, sempre atual e muito, muito peculiar!

    ResponderExcluir
  2. Filme TOP; assisti na TV pela 1a vez. Ano passado adquiri o Blu Ray

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é o mais assustador que vi na minha vida. Quando assisti pela primeira vez, eu devia ter uns 12 anos. Lembro que tive pesadelos por uma semana.

    ResponderExcluir
  4. O melhor filme de terror de todos os tempos. Ja assisti mais de 50 vezes ao longo de minha vida e lembro de que quando era criança eu tinha até pesadelos quando assistia .

    ResponderExcluir
  5. Clássico, trilha sonora impecável, sou igual a equipe norueguesa, assisto sempre que posso!😂
    Vi hoje 21/04/20!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)