Resenha: Uma Dobra no Tempo, de Madeleine L'Engle

Um dos grandes clássicos da ficção científica e fantasia chegou ao Brasil e, em breve, aos cinemas! Recusado por umas trinta editoras antes de, finalmente, ser publicado, o livro é uma mescla de ficção científica e fantasia e com uma protagonista teimosa e muitas vezes irracível, o que deve ter contribuído para a recusa de tantos editores.



O livro
Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, conversam na cozinha em uma noite tempestuosa. O vento sacode as janelas e trovões assustam Meg, que tenta esquecer o medo enquanto seu irmão lhe prepara um lanche. Sua mãe, uma cientista, desce e resolve fazer um lanche com eles também, enquanto os gêmeos estão dormindo. Charles é um garotinho especial, que sempre sabe como a irmã se sente, que algumas pessoas até considera estranho. A família, porém, é assolada pela curiosidade alheia desde que o pai, outro cientista, trabalhando para o governo, desapareceu.


É nessa noite de tempestade que alguém bate à porta. É a Sra. Quequeé, estranha, irreverente, que se abriga da chuva momentaneamente e deixa uma estranha mensagem para a Sra. Murry: o tesserato é real. Meg não compreende o que isso quer dizer, nem como Charles pode saber tanto sobre a Sra. Quequeé e suas outras amigas. Enquanto os dois cruzavam a floresta na direção da casa da Sra. Quequeé, eles conhecem Calvin, vindo de um lar infeliz e que se apega rapidamente aos irmãos Meg e Charles.

Em cada capítulo, a autora nos apresenta uma das irmãs. Primeiro conhecemos a Sra. Quequeé, depois a Sra. Quem e em seguida a Sra. Qual. E logo depois Meg, Calvin e Charles são transportados do quintal de casa. Eles vão parar em um planeta distante e as três irmãs soltam a notícia: elas precisam ajudar o Sr. Murry. Ele é prisioneiro da Coisa Escura durante todo aquele tempo e somente seus filhos podem ajudar.

Madeleine escreveu personagens incríveis. Meg, por exemplo, é de longe a melhor personagem do livro e é irritante, teimosa, chata, impaciente, adorável, tudo isso ao mesmo tempo. Madeleine pensou em planetas bidimensionais, em alienígenas incríveis, tem adultos cientistas e viagens para planetas distantes através de dimensões. Percebe-se a intensa e incontrolável criatividade de Madeleine ao criar esta série.

O escuro tem algo de tangível; é possível se mover através dele, você pode senti-lo; no escuro, você caminha e pode bater a canela; o mundo das coisas segue existindo ao seu redor. Aquilo em que ela estava perdida era o vácuo horripilante.

Página 62

Uma coisa que me incomodou foi um ar bíblico do enredo, semelhante ao que vemos em As Crônicas de Nárnia. Quando algumas explicações surgem e a autora colocou isso na frase do nada, ficou meio sem graça. Mas se ignorarmos esse lado, temos uma história sobre uma família que foi separada e que precisa se reencontrar. Tanto no tempo quanto no espaço. E quem salva essa família são as crianças. Dá para entender porque muitas crianças ficaram e ainda ficam maravilhadas com o universo colorido e criativo de Uma Dobra no Tempo.

A edição da Harper Collins está linda. Com capa dura, detalhes estrelados no miolo e no final temos um discurso de Madeleine ao ganhar um prêmio e uma biografia da autora feita por sua neta, que nos dá uma visão de sua vida e de seu processo de escrita.

Ficção e realidade
São poucas autoras ou autores que conseguem escrever com habilidade em vários gêneros. É possível perder o encanto se você muda de um lugar para o outro. Não é o caso de Madeleine. Ela consegue oscilar entre os dois lados com igual facilidade, sem perder a linha dos personagens ou do enredo. É difícil de acreditar que esse livro possa ter sido recusado por tantas editoras.


Muita gente considera que livros infantis e juvenis sejam bobos, sem conteúdo, mas a própria Madeleine disse:

Você tem que escrever o livro que deseja ser escrito. E se ele se mostrar muito difícil para adultos, escreva-o para crianças.

Pontos positivos
Viagem no tempo e espaço
Personagens bem escritos
Tesserato
Pontos negativos

Aspectos religiosos
Final em aberto

Título: Uma Dobra no Tempo
Título original: A Wrinkle in Time
O Quinteto do Tempo
1. Uma Dobra no Tempo
2. Um Vento à Porta
3. Um Planeta em seu Giro Feroz
4. Muitas Águas
5. Um Tempo Aceitável
Autora: Madeleine L'Engle
Tradutor: Érico Assis
Editora: Harper Collins
Ano: 2017
Páginas: 240
Onde comprar: Amazon

Avaliação do MS?
Se você procura uma aventura para se maravilhar e para aprender com três crianças determinadas a reunir uma família, então achou o seu livro. Não apenas a edição da Harper Collins é muito bonita, como a história é cativante e o universo criado por Madeleine é rico e bem construído. O final em aberto vai te deixar com um gostinho de quero mais, por isso espero que os próximos livros cheguem logo! Quatro aliens para o livro e uma indicação para você ler também.




Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Muito boa resenha! So nao entendi pq aspectos religiosos sutis foram classificados como ponto negativo o.O acho que todas as culturas (nisso entram as religioes tbm) sao boas e tem algo a acrescentar sla...
    Mas enfim. Otima resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que é aspecto negativo PRA MIM. E não pra todo o universo conhecido.

      Excluir
  2. Gostei bastante da obra. Li após terminar um outro livro com tema muito pesado, e queria algo mais leve. Acho que gostei mais porque não criei expectativa em cima. Realmente tem uma influência cristã na obra, mas parece mais humanista do que moralista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)