Desafio literário 2018!

E com o ano novo vem com ele um novo desafio literário! Semelhante o que fiz em anos anteriores, são apenas 12 livros, um por mês, para você poder escolher e ler as obras com tranquilidade. E pode ler fora de ordem, tá? Baixe o arquivo, imprima e controle suas leituras por ele! Você pode ler quadrinhos, mangás, contos, no idioma que quiser.




Algumas pessoas comentaram nos últimos desafios que têm dificuldade para seguir um desafio literário. E eu entendo, a vida é corrida, imprevistos acontecem, tem horas que bate aquela ressaca literária. Mas existem maneiras de manter a leitura nos prumos. Veja algumas dicas para te ajudar a seguir um desafio:

1. Ache o desafio que lhe agrade
Vários blogs e portais literários fazem desafios, tanto em português quanto em inglês. Alguns têm apenas 12 livros, outros têm 52. O ideal é achar um desafio que se adapte ao seu tempo disponível para ler. Se você fica muito tempo no transporte público, por exemplo, esse é um bom momento para investir na leitura e um desafio menor talvez seja mais interessante do que um que exija 52 livros.

2. Planejamento é a chave
Agora que você encontrou o desafio literário ideal, pense nas obras que quer ler e que se encaixam nas categorias. Faça uma lista com uns dois ou três livros para cada uma e veja o que serve para você. Às vezes a gente escolhe um livro, ele não agrada e nos desesperamos porque não vai dar para cumprir o desafio. Por isso, liste mais obras e veja a que funciona melhor.

3. Mantenha um registro de leituras
Use o Skoob ou o Goodreads. Ou um caderninho mesmo, anotando suas leituras mês a mês. Imprima a folha do desafio e vá marcando as leituras conforme você cumpra o quesito. Nada de preguiça nessa hora, marque certinho para não se perder. Isso vai te motivar a cumprir todos os quesitos do desafio.

Animou-se para seguir o desafio?? Então baixe o arquivo, imprima e vá marcando conforme você cumprir um quesito.


O desafio de 2017 rendeu! Eu consegui ler todos os livros que pretendia, mas ainda estou terminando Cosmos, que atende ao quesito "livro publicado no ano que você nasceu". Vou ter que resenhar em breve, mas ele vai contar como desafio do ano passado. Em 2017 eu li 95 livros e foi o ano que mais li. Fui pouco afetada pelas recorrentes ressacas literárias e foram leituras muito aguardadas, muito queridas. Foram poucos os livros que eu não recomendaria. Acredito que somente uma leitura foi ruim, mas ruim mesmo e entre 95 livros você ter apenas uma experiência ruim é algo que considero incrível.

E você, como foi seu 2017 nas leituras?

Até mais! E boas leituras!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. 2017 foi muito produtivo quanto as minhas leituras. Comecei o ano devagar, mas pro final do ano consegui pegar um ritmo bom ao estabelecer metas. Tinha receios de ter um bullet journal, mas me ajudou muito para fazer um acompanhamento das minhas leituras. O mesmo posso dizer sobre o Goodreads.

    ResponderExcluir
  2. Comecei o ano com a biografia do Lima Barreto (Triste Visionário), que já me deixou animada para começar o seu desafio (já que tem uma biografia nele).

    Beijos e feliz ano novo!

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  3. Descobri o blog a pouco e já amo! Esse vai ser meu primeiro ano do desafio, espero consegui cumprir todos.

    ResponderExcluir
  4. Em 2017 eu li bastante, porém mesmo assim não consegui cumprir com todos os desafios propostos aqui no blog..Ficou faltando um livro com mais de 500 páginas e um com protagonista não-hétero. E ainda tenho postagens em rascunho, pois estou terminando de ler um dos livros ( e já fazendo a resenha). Por isso durante este mês de janeiro, postarei o que falta do desafio de 2017. Estou baixando o pdf para conferir o desafio de 2018!

    Abraços e até mais!

    Marina Carla- Devaneios e Desvarios

    Meu Twitter

    ResponderExcluir
  5. Finalmente consegui vencer um desafio literário, no ano passado faltou pouco. Graças ao desafio li o Ramsés, um livro que estava a muito tempo na estante. Obrigado Lady Sybulla, já fico esperando o desafio de 2019. Segue a lista em ordem de desafio.
    Justine - O Quarteto de Alexandria vol.1 de Laurence Durrel.
    A Guerra que salvou a minha vida- de Kimberly brubaker.
    Coração das Trevas - de Joseph Conrad recomendado por Stephen King.
    Estação Carandiru - de Drauzio Varela.
    Tropas Estelares - de Robert A. Heinlein.
    Antes do Baile Verde - de Lygia Fagundes Telles.
    Cidade dos Etéreos - de Ranson Riggs.
    A Menina sem Palavras - de Mia Couto.
    Horror em Amityville - de Jay Anson.
    Uma Breve Historia do Tempo - de Stephen Hawking.
    Moribito- O guardião do espirito - de Nahoko Uehashi.
    Ramsés-o filho da luz Vol.1 - de Christian Jacq.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)