10 coisas que você não sabia sobre Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato

Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996) é o primeiro filme entre os longas derivados da série a não ter a presença da tripulação da série clássica. A Enterprise volta no tempo para impedir que a Terra seja assimilada pelos temíveis Borg e acaba testemunhando o primeiro contato entre humanos e vulcanos, que levaria à uma nova era para a humanidade.

10 coisas que você não sabia sobre  Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato



Dirigido por Jonathan Frakes, o longa teve um orçamento de 45 milhões dólares e faturou 150 milhões, tendo sido um dos filmes mais rentáveis da franquia até o lançamento de Star Trek (2009). Foi indicado ao Oscar de Melhor Maquiagem e venceu três Saturn Award no mesmo ano.


10. Que susto!
Na cena em que Lily se assusta ao ver um drone Borg no corredor da Enterprise, a atriz Alfre Woodard se assustou de verdade. Ela nunca tinha visto Star Trek na vida e não tinha ideia de como seria a aparência dos Borg até aquela cena.


9. Rainha Borg
A rainha foi criada pela equipe de roteiristas porque eles estavam com dificuldade de criar diálogos para o que seria o computador central dos Borg. A ideia foi então adicionada nos episódios de Voyager, onde vários conflitos com a rainha foram travados por Janeway e Sete de Nove. A atriz que interpreta a rainha, Alice Krige, sofreu muito com seu figurino. Ele era muito apertado, causou-lhe várias bolhas e as lentes de contato lhe incomodavam tanto que ela só podia usá-las por quatro minutos.


8. Quadrante Delta
Quando a Dra. Crusher diz "no século XXI, os Borg ainda estão no Quadrante Delta", a frase foi pensada como sendo um teaser para os fãs mais atentos de novos episódios da série onde os Borg seriam presença constante dali em diante: ST Voyager. Dois atores de Voyager fazem participação no filme: Robert Picardo é o Holograma Médico de Emergência, que é seu papel em VOY e Ethan Phillips (Neelix) é o atendente do bar holográfico onde Picard e Lily se escondem dos Borg.


7. Implantes
No longa, o icônico visor de Geordi La Forge foi trocado por "implantes oculares", que era um pedido de anos de LeVar Burton, para que os fãs pudessem ver seus olhos. O ator acreditava que usar o visor limitava muito sua capacidade de atuação. Neste filme e nos filmes seguintes, Geordi não mais usa seu costumeiro visor.


6. Ação!
Nos primeiros rascunhos do roteiro, Picard é quem ficaria em Terra para ajudar Zefram Cochrane na decolagem e Riker combateria os Borg na Enterprise. O enredo em si focava mais nos eventos que aconteceriam no planeta e não na nave. Mas Patrick Stewart foi contra e assim os personagens de Picard e Riker foram trocados e os eventos da Enterprise ganharam mais tempo em tela.


5. Zefram Cochrane
O primeiro ator a ser sondado para interpretar o inventor do motor de dobra foi o fã de longa data de Star Trek, Tom Hanks. Tom acabou deixando a produção para se concentrar na direção e na atuação de The Wonders: O Sonho Não Acabou (1996), cujas gravações eram concomitantes com Primeiro Contato. James Cromwell, que já tinha participado de outros episódios de Star Trek, entrou em seu lugar.


4. Worf
Worf era, na época, membro da tripulação de Deep Space Nine e os roteiristas tiveram que se rebolar para pensar em uma maneira de colocá-lo no filme. A saída foi fazê-lo comandante da Defiant que é resgatada pela Enterprise no meio da batalha com os Borg. Uma cena que mostra o capitão Sisko dando o comando da nave a Worf chegou a ser filmada, mas ela foi tirada na edição.


3. Transtorno do estresse pós-traumatico
Esse é o resultado depois da abdução de Picard pelos Borg na Nova Geração. Ele tem flashbacks, pesadelos e explosões de raiva, que são sintomas comuns do transtorno. Picard fica tão imprudente que, levado pela raiva, acusa Worf de ser covarde, algo que todo fã jamais teria coragem de fazer.


2. Saudação vulcana
Quando Cochrane vai cumprimentar o vulcano, ele não consegue fazer a saudação e assim estende a mão. Essa é uma referência à uma velha piada interna de Star Trek, pois vários atores e atrizes tinham dificuldades em separar os dedos daquela forma. Zachary Quinto, por exemplo, precisou colar os dedos em Star Trek (2009) e o próprio William Shatner não consegue fazer.


1. Solkar
Embora nunca seja revelado no filme, seguindo o que está no cânone, o vulcano que faz o primeiro contato e cumprimenta Cochrane se chama Solkar. Em Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (1984) sabemos que Solkar era avô de Sarek e assim bisavô de Spock.


Vida longa e próspera!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)