10 coisas que você não sabia sobre Inimigo Meu

Um dos clássicos da ficção científica e da Sessão da Tarde - e um dos meus favoritos - Inimigo Meu (1985) fala sobre como lidar com o diferente, com o estranho, com o desconhecido, relação sempre pautada no medo e no desentendimento. Mas a sobrevivência força dois indivíduos a colaborar para não perecerem em um ambiente hostil.

10 coisas que você não sabia sobre Inimigo Meu

Curiosamente, o filme foi uma bomba nas bilheterias. Diversas diferenças criativas entre o primeiro diretor e o estúdio fizeram as gravações pararem uma semana depois. Com um orçamento inicial de 17 milhões de dólares, que saltou para 40 milhões com a nova equipe, o filme fez míseros 12 milhões nos cinemas, mas ganhou status de filme cult pouco tempo depois, sendo hoje uma das obras mais conhecidas de FC.

10. É baseado em um conto
Escrito por Barry B. Longyear, o conto de mesmo nome foi originalmente publicado na edição de setembro de 1979 na revista Isaac Asimov's Science Fiction. Devido ao lançamento do filme, foi publicado como livro alguns anos depois. Uma versão revisada pelo autor foi publicada em 1998, na antologia The Enemy Papers.

9. Produção complicada
O filme começou a ser produzido em abril de 1984, na Islândia, pelo cineasta Richard Loncraine, que largou a produção por diferenças criativas com os executivos da 20th Century Fox e com o produtor Stephen Friedman, paralisando as gravações. Wolfgang Petersen (Troia, 2004) assumiu a cadeira de diretor e regravou todas as cenas do diretor anterior, mudando a produção para Munique.

8. Drac
Louis Gossett Jr., que interpreta o alienígena Jeriba, disse que o idioma Drac foi criado para o longa, praticamente todo ele sendo palavras russas ditas ao contrário. O ator passava quatro horas na maquiagem para compôr seu personagem e acabou ganhando uma irritação constante nos olhos devido às lentes de contato.

7. Locações
Todas as cenas externas contendo formações vulcânicas e o lago foram filmadas em Lanzarote, uma das Ilhas Canárias, no Parque Nacional Montañas del Fuego, perto da costa do Marrocos. O restante foi filmado nos Bavaria Film Studios, em Munique, na Alemanha e ainda fazem parte do tour para visitantes.

6. Trilha sonora
A trilha original do filme foi composta e conduzida por ninguém menos que Maurice Jarre e performada pela Orquestra de Munique.

5. Jeriba
O autor do conto, Barry B. Longyear, disse que o nome do personagem Drac, Jeriba Shigan, era um tributo ao ator James Shigeta, falecido em 2014, e que ele gostaria que tivesse interpretado o Drac. Você com certeza vai lembrar dele, pois ele participou do primeiro Duro de Matar, e foi morto por Hans Gruber por não ter fornecido a senha do computador da empresa.

4. Tolerância
Uma das grandes mensagens do filme é sobre tolerância. Davidge era um piloto sedento por sangue, que foi obrigado a conviver e amar seu inimigo para poder sobreviver, sendo depois o responsável por cuidar do filho de Jeriba, que morre no parto, depois de uma reprodução assexuada.

3. A mina
Segundo o autor do conto, a parte em que Zammis, filho de Jeriba é obrigado a trabalhar com escravo em uma mina foi ideia do estúdio, que acreditava que os espectadores não entenderiam o título do filme em inglês - Enemy Mine. Isso desvirtuou completamente o conto original.

2. Futuro nem tão distante
O filme acontece entre os anos de 2092 e 2095. Quando o personagem de Dennis Quaid, o piloto Davidge, é resgatado e levado à enfermaria, seu registro declara que ele desapareceu em serviço e presumivelmente morto em 11 de julho de 2092 e que foi encontrado em Fyrine IV em 6 de setembro de 2095.

1. Fracasso
Com tantas mudanças em cenas e locações, com custos aumentando, o estúdio esperava um final de semana de estreia de arromba. O que não aconteceu; ele fez apenas 1,6 milhão. Quando perguntado quanto o filme teria que fazer para recuperar o investimento, um executivo da Fox respondeu: não importa, não vai acontecer mesmo.

Inimigo Meu

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Esse foi um dos filmes da minha infância, lembro muito bem das expressões do Drac e do apego do humano com o filho do alienígena e da cena do 'batizado'.

    ResponderExcluir
  2. Vi quando criança e amei o som da linguagem do Jeriba. Uma parte que me emocionou muito foi a parte em que Alien leu trechos de seu livro sagrado (q ele levava dentro de um pingente). Deu uma sensação d q se tirarmos os preconceitos e ódios descobrimos que somos no fundo muito parecidos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo texto , esse filme marcou minha infância lembro dr ve-lo no supercine da Rede Globo

    ResponderExcluir
  4. Meu pai realmente amo esse filme já assisti com ele três vezes realmente é uma história muito muito linda e para época com ótimos efeitos

    ResponderExcluir
  5. Assistir este filme momento cheio de descobertas e incertezas na minha vida, em 1986! Marcou minha trajetória...

    ResponderExcluir
  6. Marcou minha infância. Posso ouvir os sons que o Jeriba emitia. Já assisti várias vezes. Top. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente maravilhoso. Ensina como nós humanos devemos nos comportar diante das divergências mais hostis que apareçam. Um clássico.

    ResponderExcluir
  8. Isso remete à pergunta: se encontrarmos outras civilizacoes e fizermos contato, elas serao tao diferentes de nós......????ou descobriremos semelhanças...??????

    ResponderExcluir
  9. Estou assistindo esse filme neste exato momento. Adoro rever filmes antigos. Esse em especial é um de meus favoritos. Arrisco dizer que Drac foi a maquiagem de alienígena mais bem feita que eu ja vi no cinema além do Predador (claro). Filme TOP

    ResponderExcluir
  10. Adoro esse filme...nao sei pq as tvs nunca passam.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de assistir, fazia anos que nao assistia, filme sensacional uma historia maravilhosa, isso sem contar que já em 1985 falava se em Dracs (draconianos)....pesquisem ai um pouquinho os draconianos fazem parte da historia humana a milenios. Mais o filme é sem duvida um dos top anos 80.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pelas curiosidades de um dos filmes mais brilhantes dos anos oitenta que infelizmente assisti só na televisão. Já não se fazem filmes como esse que são uma aula civilizatória de vida e consciência e também sentimentos que estamos precisando tanto hoje em dia.

    ResponderExcluir
  13. Amo esse filme. Ele me toca em tantos níveis, que nem sei o que dizer. No nosso mundo de hoje, tão polarizado, esse filme é uma mensagem de tolerância e compreensão do outro. É um dos poucos filmes que comprei o Bluray, para sempre ter comigo. Filme excelente.

    ResponderExcluir
  14. Assisti qdo criança lá nos anos 80 e amei a forma como o piloto faz de tudo pra salvar o filho de seu inimigo, e o final.... 🥹 procurei mto, mas nunca achei com boa qualidade. Agora está disponível no star+ e estou revendo neste momento 🥰🥰

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)