5 grandes cientistas da ficção

Quando eu comentei num post sobre os estereótipos negativos em mulheres cientistas da ficção científica, me perguntaram quais cientistas seriam então as que menos carregam esses estereótipos, quais são minhas favoritas e se eu podia fazer uma lista com elas. Aí que está, na lista das cientistas com estereótipos estão algumas das minhas cientistas preferidas. E tudo bem a gente gostar, desde que reconheça o problema ali existente.

Estereótipos são caricaturas de gente que vive no mundo real. Representatividade importa na medida que somos bem representadas na ficção. A figura do cientista louco é um estereótipo, por exemplo.

5 grandes cientistas da ficção



Essa minha lista é puramente gosto pessoal mesmo. Tentei não mencionar nenhuma outra cientista que já estava mencionada no post citado acima. Se quiser, deixe as suas cientistas preferidas nos comentários. Vamos lá!

5. Jo Harding - Twister
Jo Harding - Twister
Jo é especialista em tornados e os caça pelo meio oeste dos Estados Unidos a fim de entender como eles funcionam e como prevê-los para evitar perdas humanas e materiais. Jo é muito determinada, tanto que quase custou seu casamento com outro colega caçador de tornados. Tendo perdido o pai na infância, seu fascínio por tornados e tempestades a faz ser uma das melhores cientistas da ficção.

4. Evelyn Carnahan - A Múmia
Nossa intrépida e corajosa egiptóloga trabalha como bibliotecária por não ter experiência em trabalho de campo em arqueologia. Assim que surge uma oportunidade de estudar Hamunaptra, a famosa cidade perdida do Antigo Egito, ela salva a vida de O'Connell e junto do irmão e do guarda da prisão acabam liberando um grande mal sobre a Terra. E é sua responsabilidade colocá-lo de novo no sarcófago. Evelyn não foge de suas responsabilidades e é muito inteligente.

3. Helen Benson - O Dia Em Que a Terra Parou
Helen Benson
Dra. Benson é exobióloga e é imediatamente recrutada para participar de uma arriscada missão quando um orbe alienígena pousa no Central Park. Mãe e viúva, seu marido era do Exército e lhe deixou com um filho que sente falta do pai e que não a considera sua mãe verdadeira. Helen precisa administrar carreira, lar e um alienígena cujo objetivo é limpar a Terra de humanos antes que seja tarde demais.

2. Dana Scully - Arquivo X
Dana Scully
Dana Scully é formada em Medicina e Física e é a responsável por toda a investigação científica feita em Arquivo X, enquanto Mulder corre atrás dos homenzinhos verdes. Ele mesmo já admitiu que foi a seriedade e a rigidez moral de Scully que o mantiveram honesto e firme em seu propósito. Dedicada ao trabalho e à família, Scully é corajosa, sensível, super inteligente e que não vê tempo ruim para fazer o que acredita ser certo. E o principal, ela é uma questionadora.

1. Emma Russell - O Santo
A Dra. Russell criou um método de fusão a frio e isso atrai a atenção de gente inescrupulosa que tenta lhe roubar a valiosa fórmula. Emma porém sabe que um conflito de interesses surgirá e que precisa entregar a fusão a frio para o mundo e abrir mão da patente. O método acabará com a poluição e barateará o custo de energia, em especial para os pobres. Uma sonhadora, uma idealista? Sim, mas é justamente de pessoas assim que precisamos.

Faça sua lista com suas cientistas preferidas da ficção nos comentários.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)