Resenha: Pílulas Azuis, de Frederik Peeters

Eu já tinha ouvido falar muito bem de Pílulas Azuis e comecei a ler ansiosa, mas foram poucas as vezes em que terminei de ler algo e fiquei transformada com a experiência. Quem nunca leu, por favor, adquira o quanto antes e deixe na estante, mas releia de vez em quando.

O quadrinho
Em uma narrativa pessoal, Frederik conta sua história de amor com Cati, da primeira vez em que a viu, aos encontros casuais pela rua, até se envolver com ela alguns anos depois, quando ela já tem um filho pequeno. Os dois acabam se reaproximando, trocando telefones, conversando. E é então que ela revela: era soropositiva. Tanto ela quanto seu filho tinham o vírus HIV.

Resenha: Pílulas Azuis, de Frederik Peeters

A partir dessa revelação surge toda uma história complexa e amorosa, mas também por vezes paranoica sobre o risco de contaminação. Quando ele sabe sobre a doença, todo o tipo de sentimento passa por sua cabeça. Ele não tenta bancar o bom moço que vai tentar salvar a donzela, mas mesmo que erre, ele tenta acertar. O casal enfrenta preconceito de amigos e conta sobre como as pessoas reagem quando ela revela a doença. Temos também a relação de Frederik com seu enteado e em como o tratamento contra o HIV pode ser desgastante para crianças.

Como toda história de amor, mas sem ser melosa ou piegas, há seus momentos de dúvida e apreensão. Especialmente com camisinhas furadas e os dois correm no médico para saber dos riscos. Há todo um mito munido de desinformação e preconceito a respeito do HIV e admito que eu desconhecia algumas coisas apresentadas na HQ. Fiquei envergonhada por ter parado no tempo, sem saber de tantos fatos a respeito do comportamento do vírus e do tratamento em si. Tirando o coquetel e a qualidade de vida que ele proporciona, eu não sabia de várias coisas. E aqui a HQ já cumpre um primeiro objetivo, a de informar.

As dúvidas surgem quando eles pensam em como o HIV pode afetar a intimidade do casal. Boquete pode? E ter filhos, como faz? Se a camisinha estourar, estou condenado? A maneira como o autor colocou isso foi muito sincera e direta, carregada de uma delicadeza singela ao tratar de tantos tabus e preconceitos.

Os quadrinhos são ágeis, um traço único marcando personagens e diálogos em preto e branco. Além das passagens reais dele com Cati, há momentos em que o autor viaja, como quando conversa com um mamute sobre suas dúvidas e medos. Em alguns momentos surge a questão de como contar aos pais de Frederik sobre Cati e o HIV e é quando a ideia de contar tudo em uma HQ aparece. Não sabemos qual foi a reação deles depois, porém.

Pílulas Azuis, de Frederik Peeters

Além da edição bem acabada da Nemo, há um extra de 10 páginas com entrevistas com os envolvidos, 13 anos depois da publicação original e sobre como a vida seguia.

Obra e realidade
Sempre fico muito feliz quando pego algo para ler e aprendo coisas tão importantes, quebrando tabus. Quando virei a última página, fiquei com aquela sensação de ter lido uma obra-prima pela maneira como tratou de um assunto delicado com igual delicadeza e também sem rodeios. Falar de HIV e AIDS, de sexo e relacionamentos e ainda assim ensinar algo ao leitor é coisa para poucos.

Frederik Peeters

Também devemos lembrar que cada caso é um caso, mas que é preciso ter informação. Informação salva vidas e aqui fica bem nítido isso. O casal vai ao médico, uma figura importante no enredo, que sem carregar em terminologias médicas, desmistifica coisas que o próprio Frederik acreditava, coisas que eu acreditava. E de quebra mostra a evolução do tratamento e a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

PONTOS POSITIVOS
Tema importante e bem discutido
Fala de tabus e preconceitos
Caso real
PONTOS NEGATIVOS

Algumas informações somem

Título: Pílulas Azuis
Título original: Pilules bleues
Autor: Frederik Peeters
Tradutor: Fernando Scheibe
Editora: Nemo
Páginas: 208
Ano de lançamento: 2015
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Se eu elogiar mais vou acabar chovendo no molhado. De uma maneira brilhante e sem estereotipar ninguém, o autor colocou um tema nas mãos do leitor e o tratou com perícia e com humanidade. E sabemos que a humanidade falha em muita coisa, ainda carrega estigmas e rotula pessoas unicamente por suas condições médicas. E ao fazer isso, somos desumanos, somos parciais e preconceituosos. Fico muito feliz de ter seguido a recomendação dos leitores e da galera no Twitter e espero que você siga a minha também e leia Pílulas Azuis.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)