FC & Horror: 10 filmes para o seu Halloween!

THE HORROR! 👻

E chegou o Dia das Bruxas e com ele uma dica com filmes para a sua noite macabra! Me atentei para filmes que fossem ambos assustadores, mas que também tivesse o componente de ficção científica. E sabemos bem como os dois gêneros são ótimos quando estão juntos, não é? Foi uma escolha pessoal, faça suas adaptações, faça sua lista nos comentários também, se quiser. Apenas inspire-se nestas singelas sugestões e deixe sua noite de doces e travessuras aterrorizante!




Uma coisa bem comum em vários enredos de filmes que têm FC e Terror juntos é sobre os perigos dos avanços da ciência. Há limites para a curiosidade e inventividade humanas? Estamos habilitados a quebrar as leis da natureza e romper os limites de espaço-tempo? Os filmes nos mostram que nem sempre isso acaba muito bem!


Extermínio (2002)
Um dos melhores filmes recentes de zumbis, o filme tem todos os elementos aterrorizantes que costumamos ver - doença, cidades abandonadas, zumbis e déspotas - em uma Londres distópica surreal, com seus grandes espaços vazios e abandonados.

Extermínio (2002)

Analisando cruelmente a natureza humana em sua forma de lidar com cenários como este, Extermínio nos leva por caminhos bem desagradáveis em alguns momentos.


A Experiência (1995)
Cientistas brincando de Deus e que criam um ser alienígena segundo informações vindas do espaço. Tem tudo para dar errado! A pequena alienzinha foge do laboratório quando sente que sua vida está ameaçada.

A Experiência (1995)

E busca um humano para copular. Destaque para a caracterização da alienígena e para o beijo que rendeu prêmio no Movie Awards para Natasha Henstridge e Anthony Guidera!


Os Invasores de Corpos (1978)
Clássico! Aterrorizante! E tem o Leonard Nimoy! Baseado no filme de 1956, por sua vez baseado no livro The Body Snatchers, de Jack Finney, o tema entrou para o imaginário popular.

Os Invasores de Corpos (1978)

Se pensarmos na época em que o filme de 1956 saiu, a ameaça de uma "invasão" de seres alienígenas e, por sua vez, estrangeiros, tinha contexto na política internacional enfrentada pelos Estados Unidos. O remake diminuiu o tom, mas melhorou os efeitos especiais.


Apollo 18 (2011)
Sabe aquele filme vendido como "baseado em fatos reais"? Então, este é um caso. O próprio slogan do filme "o motivo de nunca mais voltarmos à Lua" aumenta o suspense.

Apollo 18 (2011)

A missão acaba encontrando seres alienígenas vivendo em crateras escuras da Lua e então tocam o terror para cima dos astronautas. A bizarrice dos seres evocam vários clássicos da ficção científica do início do século XX.


O Enigma do Horizonte (1997)
Um dos meus preferidos! O enredo é um alerta para os avanços tecnológicos, como por exemplo, o de tentar viajar por wormholes. A gente nunca sabe se vai abrir uma passagem para Alfa Centauro ou para o inferno, não é mesmo?

O Enigma do Horizonte (1997)

Tendo uma bizarra e obscura nave com design inspirado na Catedral de Notre-Dame, em Paris, o filme hoje é considerado um clássico, sendo também uma das mais aterrorizantes performances do ator Sam Neill.


A Mosca (1986)
Um dos mais perturbadores filmes de ficção científica! E mais um alerta sobre os avanços da ciência. Um cientista resolve experimentar a máquina de teletransporte após uma experiência bem sucedida e, bem... uma mosquinha entrou no equipamento com ele.

A Mosca (1986)

Jeff Goldblum depois começa a documentar a transformação, como bom cientista que é. O filme é semelhante a A Metamorfose, de Kafka.


Pandorum (2009)
Este é um dos filmes mais bizarros e pouco valorizados do cinema recente de ficção científica. Toda aquela perturbação psicológica e os sustos e cenários sangrentos típicos do terror estão lá. E os aliens, bem...

Pandorum (2009)

As implicações trazidas pelo personagem de Dennis Quaid para a discussão da exploração do espaço são bastante intensas e interessantes. Como uma pessoa se sentiria na posição de deter as vidas de toda a raça humana e nossa civilização? Pesado!


Solaris (2002)
O remake do clássico filme soviético é diferente tanto do remake quanto do livro original de Stanislaw Lem. Mas a consequência de se estudar o oceano de Solaris está inteirinha lá. Pode parecer estranho colocá-lo na lista, mas pense nas implicações psicológicas dos eventos descritos nele.

Solaris (2002)

Com atuações inquietantes, os personagens precisam lidar com as réplicas de pessoas queridas que já morreram. E sabemos bem que nossa mente não lida com situações assim.


Sunshine: Alerta Solar (2007)
Uma nave é enviada rumo ao Sol para reativá-lo com uma bomba nuclear do tamanho da ilha de Manhattan e salvar o planeta Terra da Era do Gelo. Mas nem tudo que reluz é Sol, não é mesmo? Nossa estrela exerce um efeito surreal em alguns tripulantes.

Sunshine: Alerta Solar (2007)

Ao chegarem perto do Sol, encontram a nave Icarus I, que misteriosamente perdeu contato antes de concluir a missão e ficam divididos em abordar a nave e pegar a bomba deles ou continuar em frente.


Alien: O Oitavo Passageiro (1979)
E, obviamente, o clássico dos clássicos! No espaço ninguém poderá ouvir seus gritos! E salvem o gato!

Alien: O Oitavo Passageiro (1979)

Os desejos escusos da companhia entram em conflito com a sobrevivência quando uma tripulação leva a bordo um alienígena encubado em um hospedeiro humano. Horror e ficção científica na sua melhor combinação.

Faça sua lista nos comentários!

Trick or treat! 🎃


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)