4 tecnologias da ficção científica que não fazem sentido

Não é obrigação da ficção científica em ficar prevendo o futuro, nem mesmo de ser precisa cientificamente. Ela já fez isso em muitos casos como em enredos de Arthur C. Clarke, Isaac Asimov e nas séries de Star Trek, mas nem sempre tudo o que está sendo retratado, por mais científica que seja sua explicação, faz real sentido. Até aqueles aparatos que mais amamos, quando paramos para pensar, não fazem sentido algum.

Dizer que não fazem sentido não quer dizer que são impossíveis. A tecnologia nunca cansa de nos espantar, assim como a ciência. Dizer que hoje é impossível pode ser um tiro no escuro tremendo daqui décadas ou séculos. Apenas pensemos que, na ficção científica, elas parecem muito mais legais e críveis do que na realidade.

4. Gravidade artificial
Não sei se você já reparou, mas quando o suporte de vida de uma nave falha miseravelmente e a população está ali, quase morrendo sem ar, sem temperatura estável... a gravidade está impecável. Em um dos episódios de Star Trek Voyager em que a nave toma uma surra homérica e perde suporte de vida em vários decks, a gravidade continua lá, isenta de qualquer dano.

Estação espacial circular e rotativa sobre Marte

Acho que a única vez em que vi uma falha de suporte de vida crível, com perda de escudos, em que resultou na perda da gravidade foi em Stargate Atlantis. Ok, compreendo que simular a falta de gravidade em terra sempre vai ser difícil, mas poderiam tentar, não é mesmo? Além do mais, como funciona o disco gravitacional da Voyager? Como ele se mantém funcionando mesmo com a queda de suporte de vida (afinal, ele faz parte do suporte)?

3. Armas laser
Vamos concordar, essas armas são demais. Duvido que um filme de FC que tenha batalhas espaciais seja a mesma coisa sem armas laser e seus poderosos canhões. Temos muitas variações desta arma. De canhões poderosos a bordo de cruzadores espaciais, a armas pessoais, de punho, que podem tontear ou até mesmo desintegrar.

Stormtroppers atirando com armas laser e errando o alvo, claro

Mas o problema é que na FC essas armas parecem viajar até que de maneira lenta, já que um laser é feito de luz, quando na verdade ele se move à velocidade... da luz! E também não deveríamos ver essas armas em funcionamento. Lasers só são visíveis quando a luz reflete em alguma coisa. Um show ou uma danceteria, com aquela fumaça toda, nos permite ver o laser, mas e no vácuo do espaço?

2. Interface universal
Já notou que na ficção científica a interface entre tecnologias humanas e alienígenas é facílima? Convenhamos, tem hora que a gente não consegue sincronizar uma pasta no Mac e no Windows, quanto mais entender de navegação ou comunicação alienígena e ainda parear com um equipamento humano. Mas na FC tudo funciona que é uma beleza. Em Independence Day, os alienígenas têm naves com quilômetros de extensão, capacidade de voo interestelar... e usam DOS.

Interface dos painéis de uma nave de Star Trek

Até mesmo aquelas tecnologias alienígenas descobertas em ruínas, com milhares de anos, além de funcionar, também são totalmente compatíveis com equipamentos humanos. Uau, hein? Se isso não parece assim tão sentido, tente essa experiência: construa do zero uma maneira de conectar seu vinil com seu tocador de mp3. Aí dá pra gente ter um referencial.

1. Teletransporte
Temos visto que a ciência vem assinalando cada vez mais positivamente que o transporte mais amado da ficção científica pode ser sim possível. No entanto, é preciso muita cautela na hora de aplicar isso para a ciência real e, principalmente, para a ciência do agora. O grande problema desta tecnologia é que ela não transporta, ela destrói.

Teletransporte de Star Trek Nova Geração

Para que você seja transportado da superfície de volta para a nave, você será destruído. Todas as partículas, cada pedaço atômico do seu ser, cada implante cibernético, roupa, cera do ouvido e remédio para gastrite será destruído e depois reconstruído, parte por parte, no destino. Nós já vimos o que o mau funcionamento deste sistema fez em várias franquias, de seres deformados, à fusão de dois indivíduos em um.

O principal problema talvez nem seja tecnológico, seja moral mesmo. Ninguém, nunquinha, em todo enredo, seja ele qual for, não tem restrições morais e/ou religiosas com o fato de ser destruído e depois reconstruído novamente? Muita gente pode se perguntar: e a alma, ou espírito? Isso permanece igual? Ou o que for reconstruído do outro lado será totalmente diferente do que nós éramos? Podemos ser considerados demônios por algumas pessoas, tendo perdido a alma no processo? Percebe quantas implicações existem?


Lembrou de mais alguma coisa que parece não fazer sentido na vida real? Deixe nos comentários.

Até mais! 🖖

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Pra que asas e qualquer formato aerodinâmico, se não há ar no espaço? Algumas naves de Star Wars não só têm asas (como as X-Wings), como fazem cavalo de pau no vácuo! Ora, na realidade, a nave pode se contorcer toda que não vai adiantar nada, a inércia vai manter seu impulso e arremessá-la em linha reta para o infinito!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a única vez que a questão moral do teletransporte é levantada é no filme do Nolan, the prestige, mas sinceramente não me incomoda tanto quanto a gravidade artificial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)