Resenha: Eu Sou o Número Quatro, de Pittacus Lore

Os livros young adult invadiram as livrarias e as estantes. E surpreendentemente temos muita ficção científica sendo lida, porém sendo vendida não como FC, mas como ficção juvenil ou YA. Mas né?, paciência. Eu Sou o Número Quatro é mais um YA da lista, que também foi adaptado para o cinema e que também gerou um herói bonitinho, mas que no fundo é uma mala sem alça.

O livro
Nove refugiados do planeta Lorien estão na Terra. Eles se parecem com a gente, vivem com a gente, falam como a gente, mas não são humanos. E estão em perigo. Três já morreram e eles só podem ser mortos na ordem (!). Agora, o Número Quatro está em perigo. Os mogadorians também estão na Terra. Eles são aliens vis, maus, destruíram seu planeta, destruíram Lorien e agora anseiam pelos nossos recursos.

Resenha: Eu Sou o Número Quatro, de Pittacus Lore

O Número Quatro mudou de nome várias vezes, mas aqui ele se chama John Smith. Após a morte do Três, que ficou gravado em sua pele, ele e seu protetor, Henri, precisam novamente se mudar para a proteção de John. Ele agora é o próximo alvo dos mogadorians e deve se esconder. Mudam-se para uma pequena cidade chamada Paradise, em Ohio e Henri - de longe o personagem mais interessante do livro - pede que John evite confusão na escola. Qualquer menção ou foto dele na internet já os expõe a um risco mortal.

Não perca a esperança, ainda. Ela é a última coisa que se vai. Quando você a perde, já perdeu tudo. E quando você pensa que tudo está perdido, quando tudo é sinistro e sombrio, sempre há esperança.

John logo tem problemas ao entrar na escola com o valentão do time de futebol. Faz amizade com o nerd fã de aliens, que acredita que seu pai foi abduzido. E John também conhece Sarah, uma moça carinhosa, interessante, que infelizmente namorou aquele valentão xarope que faz da vida de John e do amigo nerd um inferno. E no meio de tudo isso, John vê que seus Legados (tipo super-poderes mágicos) estão se desenvolvendo e ele mal vê a hora de lutar contra os mogadorians. Felizmente, Henri sempre está lá para pôr juízo na cabeça dele. Mais clichê impossível, certo?

Pittacus Lore, nome do autor do livro, é uma pessoa de grande importância da sociedade de Lorien, porém Eu Sou o Número Quatro é narrado em primeira pessoa pelo John. Mas beleza, dá para ler do mesmo jeito. Quem viu o filme, acredite, está tudo no livro, você não perdeu absolutamente nada. O filme é mais interessante porque você só perde uma hora e pouco da sua vida. Já o livro você perde uns três dias, dois se ler rápido.

John Smith é um mala. Um típico adolescente chato que quer se enturmar, mas não sabe como. Muitas vezes ele se arrisca a ponto de esquecer que é o próximo da lista dos mogadorians e parece que nem está ligando para isso. Ele quer desesperadamente desenvolver seus legados, mas percebe que o caminho para controlá-los é bem longo. Henri precisa bancar o pai o tempo todo, sendo que é seu guarda-costas e precisa treiná-lo corretamente para que não se machuque nem machuque ninguém. É Henri quem cuida do dinheiro, das identidades falsas e que percorre a internet em busca de notícias sobre os outros. Qualquer evento estranho e ele já fica ligado, pois pode ser que estejam em perigo.

Não precisamos ser definidos pelas ações que fizemos ou que deixamos de fazer no passado.

Obra e realidade
Ahnnn, vejamos se dá para salvar algo disso aqui. Temos os conflitos da adolescência bem retratados e acho que é a única coisa boa da obra. Vemos os diversos grupos da escola em conflitos: os nerds, os valentões, os quietos. Vemos o cotidiano escolar e o quanto ele pode ser massante algumas vezes. Temos os desafios às figuras de autoridade, jovens pregando peças nos colegas, confusão nos corredores, os professores que amamos e que odiamos. Tudo o que os jovens enfrentam e os adultos já enfrentaram. A melhor coisa de livros juvenis é poder mostrar que os conflitos na adolescência são comuns e que dá para sobreviver a isso.

Pittacus Lore

Pittacus Lore é um pseudônimo usado por James Frey e Jobie Hughes para escrever a série Os Legados de Lorien.

Pontos positivos
Tem alienígenas
Virou filme
Refugiados intergalácticos
Pontos negativos
É chato
Aliens com poderes mágicos
Final óbvio

Título: Eu Sou o Número Quatro
Título original: I Am Number Four
Autor: Pittacus Lore
Tradutora: Débora Isidoro
Editora: Intrínseca
Páginas: 350
Onde comprar: Amazon!

Avaliação do MS?
A narrativa é chata, o personagem central é um mala, o tema foi mal trabalhado. Aliens com poderes mágicos? Fala sério. É mais um livro na longa lista de romances adolescentes com um pouquinho de ficção científica e um alien loiro, de olhos azuis que se apaixona pela ex-namorada do valentão da escola. Tirando isso, ouso dizer que é um livro dispensável. Só dois aliens para o Quatro.


Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Me recomendaram esse livro mas depois dessa resenha tô passando kkk me indica um livro bom de ficção científica pfv��

    ResponderExcluir
  2. Catei na internet alguma crítica que se parevesse com a minha e aqui estou eu. Concordo 100% com tudo que você escreveu!!! Eu ainda tive a coragem de chegar no penulpenú livro é to aqui enrolando pra acabar logo essa saga...não aguento mais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)