Siga a @Sybylla_
Quem estuda as ciências da Terra conhece bem a Tabela Estratigráfica Internacional e seus períodos, éons e épocas bem delimitados através do uso de marcadores químicos e de fósseis. Ela começa em um período mais ou menos definido de 4.5 bilhões de anos, no Hadeano e vem até os dias de hoje, no Holoceno. No entanto, para baixo do Hadeano, na tabela, não tem nada.
Parte final da tabela estratigráfica. |
Nunca houve nada nesta parte, pois era o período de formação do planeta e muitos geólogos, estratígrafos, entre outros cientistas da área entendiam que a tabela é apenas para destacar as eras e períodos geológicos da Terra. E se ela não existia antes, não tinha porque dar nome aos bois para isso. Mas de uns anos para cá houve uma mudança na mentalidade. Perceberam que a história da Terra está intimamente ligada aos eventos que ocorreram no sistema solar e que, portanto, eram dignos de nota. Pouca gente sabe, mas a datação que marca o início da tabela, a idade de 4.6 bilhões de anos para a formação da Terra foi datada com base em meteoritos, já que nosso planeta não tem rochas tão antigas assim preservadas. A mais antiga, estima-se, tem 4.4 bilhões de anos, ou seja, ela se formou 200 milhões de anos depois da formação da Terra.
Foi assim que surgiu o Éon Caotiano, que vem antes do Hadeano. O próprio Hadeano passou por uma divisão, que na tabela também não existe. Os autores (Goldblatt, Zahnle, Sleep e Nisbet) nomearam de Caos e Hades com base na mitologia grega. Caos era considerado por Hesíodo como a mais antiga divindade do panteão grego, o primeiro deus a surgir no universo. Ele significa o espaço vazio primordial do universo. O significado de hoje de desordem e confusão foi atribuído depois, por Ovídio. Hades era o deus do submundo, do mundo inferior e dos mortos na Antiga Grécia. Assim nos conta Hesíodo sobre "quem dentre eles primeiro nasceu":
Sim, bem primeiro nasceu Caos, depois também
Gaia [Terra] de amplo seio, de todos sede irresvalável sempre,
dos imortais que têm a cabeça do Olimpo nevado,
e Tártaro nevoento no fundo do chão de amplas vias,
e Eros: o mais belo entre os Deuses imortais,
solta-membros, dos Deuses todos e dos homens todos
ele doma no peito o espírito e a prudente vontade.
(Teogônia 116-122)
A formação planetária começa com a separação da parte sólida, como a poeira, dos gases dentro da nebulosa, sendo seguida de um período de crescimento e aglutinação dos elementos, levando a colisões entre os protoplanetas. O último grande impacto, estima-se, teria sido entre Téia, um protoplaneta, contra a Prototerra (Télus), maior do que ela é hoje. O impacto foi forte o suficiente para a Prototerra liberar uma parte de si mesma que deu origem à Lua. O Caotiano abrange desde o início do colapso da nebulosa planetária até o choque de Téia. A partir daí, temos o Hadeano, um período conturbado para a história do planeta, com magmatismo intenso. Era um lugar hostil, de trevas - afinal o Sol era 30% menos luminoso na época - com intensa atividade vulcânica e gases tóxicos.
Caotiano e Hadeano, a nova divisão (desculpe pela tradução feito o meu nariz). |
O Caotiano também organiza a história do nosso Sistema Solar, que era algo que faltava para abranger toda a geologia. Desta forma a expressão "todos somos feitos de poeira de estrelas" faz total sentido. Os autores tiveram o cuidado de dar alguns nomes relacionados com a mitologia grega para casar perfeitamente com a ciência.
Caotiano
Hadeano
A divisão entre Hadeano e Arqueano é incerta. Por isso os autores deixaram o momento do Bombardeamento Pesado fechando o Prometeano, que dá início a um momento em que a Terra é, senão habitável, ao menos propícia para que os primeiros blocos formadores de vida surjam. Mas isso ainda permanecesse sem solução definitiva. Talvez nunca tenha.
Nebulosa planetária. |
Para fechar tal post tão mitológico, deixo a fala final de Prometeu Acorrentado, de Ésquilo.
[...] As rochas da Terra: trovão, ecoando das profundezas,
ruge em resposta, relâmpagos de fogo torção e flash...
Céu e mar raiva de forma indiferenciada,
O cataclismo avança visivelmente sobre mim,
enviado por Zeus para me amedrontar.
Τα λέμε σύντομα!
Que interessante!
ResponderExcluir