O filme
Graeme e Clive são dois nerds assumidos que vão aos Estados Unidos para a Comic Con daquele ano e para visitar os locais famosos por aparição de OVNIs. Com um trailer em mãos e um mapa, os dois vão percorrer a estrada cobrindo tais locais.
Enquanto correm de uma lanchonete, onde acabaram de amassar a picape de dois fortões, um acidente na estrada os faz encontrar com Paul, um alienígena que está há 60 anos preso na Terra e que cansou de ser cobaia dos militares. Ele foge da base militar onde estava preso e precisa chegar ao local de encontro com sua nave e seu povo.
Este é um besteirol. Esqueça dramas, esqueça ciência pura, é um filme para rir sem medo de ser feliz. São tantas situações inusitadas e absurdas que rir com esse alienígena desbocado, que fuma e fica invisível é bem fácil. Ele também faz referências a alguns clássicos do gênero. Vi gente criticando que não é para se esperar demais do filme, pois não se pode esperar ficção científica dele... Mas pera lá! Um alienígena está na Terra influenciando nossa cultura por 60 anos e não é ficção científica? Por aí vemos como as pessoas enxergam o gênero, como algo rígido, cientificamente plausível, sem espaço para fazer piadas.
Obra e realidade
Mesmo que muitas pessoas defendam com unhas e dentes que os alienígenas já estão entre nós, ainda não existe nenhuma prova a respeito. Não quer dizer, entretanto, que não exista vida e vida inteligente fora da Terra. A imagem do alien cabeçudo, com olhos grandes se espalhou, ganhou o gosto popular e se tornou um fenômeno da cultura ocidental em pouco tempo. Hoje são comuns os lugares tidos como típicos para aparições de OVNIs, de alienígenas, de abduções e um mercado imenso cresceu em volta desta mística.
![]() |
Barrigudo e de chinelo... |
O mais legal do filme são as referências nerds. Em algumas partes você consegue identificar passagens icônicas de outros filmes, sem contar a fixação dos dois personagens nerds com os quadrinhos e com as boas e velhas pulp fictions de FC, que tanto andam sumidas nos dias de hoje. Tem até um embate divertido entre criacionismo e evolução.
PONTOS POSITIVOS
Típico besteirol
Comédia da ficção científica
Cultura nerd
PONTOS NEGATIVOS
Alienígena parece muito humano
Típico besteirol
Comédia da ficção científica
Cultura nerd
PONTOS NEGATIVOS
Alienígena parece muito humano
Avaliação do MS?
Um filme para rir e se divertir com toda a cultura nerd e alienígena dos últimos 60 anos que ganhou força com o episódio de Roswell, no Novo México (EUA). Demorei para descobrir sobre o filme, mas acho que nem todo mundo o conhece também. Fica aqui a dica para assistir no feriado. Quatro aliens para Paul, pelas risadas.

Até mais!
Já que você chegou aqui...

Apesar de baixo orçamento e um E.T. clichê ao extremo, há boas atuações da dupla e moça sequestrada. Consegue, em seus limites, que são muitos, distrair por um tempo. Dá para o gasto a se passar quase duas horas sem sentir... Interessante a observação forçosa a respeito da evolução e dogmas religiosos, embora superficial. Nota 5...
ResponderExcluir