Há algum tempo atrás eu listei algumas estações espaciais de filmes e séries de televisão, mas faltou falarmos da estrutura, da forma, o design. Mesmo que muitas delas ainda não tenham saído do papel e cuja construção esteja bem longe de acontecer, elas não foram projetadas a esmo. Existe toda uma lógica em seu conceito e hoje vou mostrar os mais importantes.
![]() |
Arte da NASA para a Estação Espacial Internacional em órbita da Terra. |
Siga a @Sybylla_
O termo estação espacial foi usado pela primeira vez em 1923 pelo cientista romeno Hermann Oberth, um dos precursores da astronáutica. Hermann foi o primeiro também a idealizar os foguetes de múltiplos estágios. Para ele, a estação seria um ponto de partida e chegada para as viagens à Lua e à Marte. Werner Von Braun, cientista alemão, também foi um grande idealizador de estações espaciais. A ficção científica pegou carona nos projetos espaciais no período pós-Segunda Guerra e corrida armamentista, pois muitos projetos visavam uma ocupação fora da Terra por conta de guerras nucleares.
Estações modulares
Estas são aquelas que nós conhecemos melhor, pois elas já foram construídas. Elas são montadas no espaço através da acoplagem de módulos pressurizados, circulares em geral para facilitar o transporte. Sua originalidade está em aceitar a acoplagem de vários módulos. Como a antiga URSS e os Estados Unidos foram os donos do mundo, partiram deles as primeiras iniciativas de construção e ocupação da órbita terrestre. Em 1971 a União Soviética deu a largada com a Salyut 1, que no entanto ficou mais conhecida pela morte dos três cosmonautas no retorno à Terra.![]() |
Estação russa Mir, 1986 |
O acidente fez os cientistas soviéticos reformularem todo o programa espacial. Em 1973 foi a vez dos norte-americanos com o Skylab, que precisou ser abandonada após uma série de problemas causadas por uma forte tempestade solar e ela queimou na reentrada da atmosfera. Em 1986, a União Soviética lançou a Mir, com inovações e uma superioridade em relação aos projetos anteriores. Ela foi redirecionada e queimou na reentrada em 2001. Hoje contamos com a Estação Espacial Internacional e a estação chinesa Tiangong 1.
Estações giratórias e esféricas
Este foi o projeto precursor e inovador para alguns tipos de estações que serão vistos mais para frente. Ele foi criado por Herman Potocnik, cientista austro-húngaro, em 1929, para resolver o problema da gravidade artificial e servir de habitação no espaço. Ela consiste em uma roda fechada, girando em torno de um eixo, criando força centrífuga. A estação espacial 5, de 2001, Uma Odisseia no Espaço, é neste estilo. O conceito original pode ser traçado até 1903, com o russo Konstantin Tsiolkovsky, que pensou em girar corpos no espaço para criar gravidade artificial.Toroide de Stanford
![]() |
Toroide de Stanford, 1975 |
Cilindro de O'Neill
![]() |
Cilindro de O'Neill |
Esfera de Bernal
![]() |
Esfera de Bernal |
Esfera de Dyson
![]() |
Esfera de Dyson |
Até mais!
Leia mais:
WikipediaSci fi Ideas
NASA
Será que O'Neill se inspirou em Arthur Clarke? ou foi o contrário?
ResponderExcluirProvavelmente Clarke se inspirou em projetos anteriores, pois o Cilindro de O'Neill é uma variação do Toroide de Stanford.
ExcluirDestes, o meu favorito é a esfera de Dyson. O conceito de construir uma estrutura tão grande e complexa, o suficiente para envolver uma estrela, mesmo que pequena. Aliás, tem uma episódio de Nova Geração, em que a Enterprise encontra uma destas.
ResponderExcluir