Como terminar um livro que você deixou pela metade

Todo mundo já passou por isso. Todo mundo já chegou na metade de um livro, sentiu que estava perdendo tempo na primeira parte e então começa a se perguntar se deve seguir em frente ou parar de ler. Será que estou perdendo meu tempo com esse livro? O livro até pode ser bom, bom demais da conta, daqueles que você quer continuar, mas que não pode porque não está com vontade, tem que trabalhar... São muitos os motivos pra que a gente pare de ler um livro e acabe deixando de lado.

Como terminar um livro que você deixou pela metade

Alguns podem se perguntar "pra que voltar a ler?". Não há vergonha alguma em deixar um livro de lado. Existem muitos bons motivos pra isso e há muito livros incríveis nesse oceano literário que há aí fora. Mas muitas vezes você precisa terminar. Porque ainda está curiosa para saber o que há no fim dele, porque... bem, porque você tem que terminar, ué. Talvez naquela metade que você ainda não terminou esteja a revelação para a trama que não vinha funcionando tão bem antes e que te fez parar. Seja qual for o motivo, você pode continuar a leitura.

Ler um livro é como uma maratona. Mas não pra ganhar a qualquer custo, lendo a maior quantidade possível de livros no ano. Mas sim pelo percurso. Por tentar fazer, pra que um dia você consiga terminar e tornar isso um hábito. Não importa que você não largou com o pelotão de elite, você apenas quer continuar correndo e um dia chegar ao fim. Leitura é a mesma coisa.

1. Não tente superar o tempo para o qual treinou
Esta é uma ótima regra. Não estabeleça expectativas irreais para si mesma! Lembra quando você aprendeu a ler e acabou ficando muito boa na leitura, mas talvez não conseguisse ler tão rápido quanto seu amigo, que estava sempre se gabando de quantos livros terminaram no fim de semana? Não se preocupe com isso! Se você ainda não está gostando de um livro, não vai gostar se tentar ler mais rápido, fazendo leitura dinâmica. Se deixe levar pelo seu ritmo, aquele que você sabe que funciona, também conhecido como aquilo para o qual você tem treinado desde que estava na escola e aprendeu a ler.

2. Acompanhe a alimentação/hidratação
Dica de ouro! Você está puta da vida com os personagens fictícios do seu livro não quer dizer que você, de fato, odeie o livro, apenas está com fome! Ou, trocando em miúdos, você talvez precise fazer pausas regulares para se reidratar e reabastecer. Isso é fundamental para resistir tanto às interações no mundo real quanto na ficção. Nunca tente completar uma maratona (de leitura) com o estômago vazio. A pausa pra fazer um lanche pode te fazer pensar melhor sobre o que leu e até encontrar pistas que não tinha prestado atenção antes.

3. Lembre-se porque você começou
Essa é uma questão profunda. Por que você lê? Por sabedoria, por entretenimento, para evitar conversar com seus amigos ou colegas de trabalho/faculdade? Seja qual for o motivo, pense nisso quando você se sentir à beira da desistência após 230 páginas e quiser fazer qualquer outra coisa da vida, menos continuar virando as páginas. Isso é maior do que este livro, esta página que não tem absolutamente nenhuma quebra de parágrafo. Trata-se de você, como leitora, como pessoa que lê, como pessoa que se transforma em ícone literário. Faça isso por ela.


Não tem muito segredo aqui, mas quem sabe te ajuda a colocar as coisas em perspectiva? E aí, o que você está lendo?

Até mais! 📖

Já que você chegou aqui...

Form for Contact Page (Do not remove)