3 dicas para escrever as primeiras páginas do seu livro

Já aconteceu com você, aposto. Aquele livro que te fisga logo nas primeiras páginas, aquele que você não consegue parar de ler e vara a madrugada, mesmo no meio da semana e quando vê, terminou em pouco tempo. Aquelas primeiras páginas foram essenciais para te fisgar na leitura. E muita gente que se aventura na escrita luta com essas primeiras páginas para que elas sejam interessantes, instigantes, que segurem os leitores até o final. Mas dá para tornar essas primeiras páginas deliciosas de se ler!

3 dicas para escrever as primeiras páginas do seu livro

Por muito tempo achei que tinha que escrever todo um contexto para o meu leitor antes de entrar no enredo em si. Então eu escrevia um longo prólogo enciclopédico com tudo o que eu achava importante que o leitor soubesse. Foi só depois que um leitor me deu um conselho muito importante que parei de fazer isso, porque essas informações sobre a construção de mundo podem ser fornecidas ao longo da leitura, não antes dela. Cabe ao leitor imaginar o resto e preencher os espaços e não quem escreve.

As primeiras páginas de um livro também são importantes na hora de procurar uma casa editorial para publicar. Um agente, um editor, só vai considerar seu trabalho se ele prender sua atenção logo no começo. Pense a respeito: um agente ou um editor estão atolados de originais para ler. Eles não podem se valer do benefício da dúvida e apostar suas fichas em um trabalho que não mostrou a que veio. Por isso, as primeiras páginas de um livro são essenciais.

1. Papo reto
Evite entregar todo o papo logo de cara. Imagino que agora que você tenha uma ideia na cabeça, esteja com as mãos coçando para apresentar esse universo para quem estiver lendo, mas não faça isso. Se você aumentar a escala dessa cena inicial e mostrar seu mundo logo de cara, o leitor não terá motivos para investir seu tempo em seus personagens e em seu enredo. Seja preciso, economize no mundo, não nas palavras. Quem estiver lendo precisa sacar logo qual é o seu estilo para saber se deve continuar a leitura ou não. Mostre intenção, mostre um dilema, jogue personagem e leitor em alguma situação e desenvolva a partir daí. É um bom começo.

2. Evite o drama logo de cara
Quando uma pessoa começa a ler um livro, ela não está envolvida com os personagens como você esteve durante a escrita. Eles não vão entender o que está havendo nem por que devem se preocupar com aquela pessoa fictícia até bem depois. Comece com uma situação perspicaz, uma cena intensa, quem sabe uma luta, ou faça o personagem comentar sobre algo de seu dia de uma maneira engraçada, mesmo que seja para ferrar com ele depois. Dê aos seus personagens algo em que pensar ou reconsiderar. Crie uma situação tensa. Conte algo inusitado ou interessante sobre a situação em que eles se encontram e então expanda a visão daí.

3. Não descreva
Existem os momentos certos para se descrever dentro de enredo. Mas começar o livro com descrições não prenderá ninguém na leitura. A menos que essas situações revelem algo surpreendente ou intrigante sobre o personagem, a descrição não cabe nas primeiras páginas. Lembre-se que você tem poucas páginas para fisgar um leitor. Em vez disso, é melhor manter a ação, o diálogo e a narração do momento, especialmente nas páginas iniciais. Mais adiante no livro, quando for preciso descrever, descreva, mas antes disso, evite!

Essas são só algumas dicas que podem te ajudar a escrever primeiras páginas que prendam o leitor até o final do seu livro.
Até mais! 📖

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)