A horrível filosofia por trás do xenomorfo

Enquanto cineastas e escritores buscavam inspiração nas estrelas, o Xenomorfo foi criado das verdades imundas e mais básicas de nossa existência, um olhar para trás em nossos 'eus' primordiais. Ver isso na tela era mais aterrorizante do que qualquer alienígena de pele verde com antenas em um OVNI.

A horrível filosofia por trás do xenomorfo

Existe um obstáculo inevitável na concepção da vida alienígena ficcional: nossa própria incapacidade de conceituar a vida que não é, pelo menos de alguma forma, um reflexo de nós. Os aliens grey, provavelmente nossos visitantes fictícios mais conhecidos, com suas cabeças grandes e olhos esbugalhados, são distorções bastante óbvias do físico humano padrão.

O artista suíço vencedor do Oscar H.R. Giger criou uma das representações mais originais de uma forma de vida alienígena. O alienígena titular, também referido como Xenomorfo, do clássico de terror de ficção científica de Ridley Scott de 1979, não foi inspirado pelas estrelas. Em vez disso, veio das profundezas da humanidade e de alguma forma se desenvolveu em algo mais estranho e aterrorizante do que qualquer coisa.

Concepções mais otimistas da vida alienígena envolvem duas características principais. A primeira é um alto nível de tecnologia que não apenas permitiu que sua raça percorresse grandes distâncias, mas, mais importante, os libertou da necessidade de agressão. Antes de Alien, Contatos Imediatos do Terceiro Grau tornou-se um sucesso comercial e de crítica trazendo a ideia de visitantes alienígenas misteriosos, mas amigáveis e benevolentes. Eles possuíam um nível de tecnologia que não apenas permitia viagens no espaço interestelar, mas aparentemente não tinham a necessidade de agir com violência contra outras espécies.

A segunda característica chave é a capacidade mental expandida ou "iluminação" através da qual os alienígenas alcançaram a cooperação interestelar com outras raças, como no universo de Jornada nas Estrelas de interação interespécies amplamente pacífica e/ou habilidades psíquicas. A ideia do alienígena sábio é um reflexo inerentemente otimista da humanidade. São nossas melhores qualidades extrapoladas para um futuro distante. Nossa melhor esperança para nós mesmos.

O famoso roteirista de ficção científica Dan O'Bannon (de Total Recall) e Ronald Shusett, que escreveu o rascunho do roteiro original de Alien, queriam fazer um filme sobre estupro entre espécies. O roteiro pedia uma criatura que, depois de engravidar um membro da tripulação no cargueiro espacial Nostromo, partiria para o resto da tripulação. Para isso, eles precisavam de uma criatura que refletisse não o melhor que a vida no universo conhecido tinha a oferecer, mas o pior. O'Bannon havia trabalhado com HR Giger na adaptação fracassada de Duna do diretor chileno Alejandro Jodorowsky e se lembrava de seus projetos aterrorizantes. Ele deu ao diretor de Alien, Ridley Scott, uma cópia do Necronomicon de Giger. Nele, eles encontraram a base perfeita para o monstro do filme, Giger's Necronom IV.

Ao contrário de muitos de seus companheiros galácticos, o Xenomorfo não voa em uma nave imaculada de tecnologia insondável. A criatura de Giger é um parasita primitivo e imundo, cuja própria sobrevivência depende do estupro contínuo e da exploração de outras espécies. Se isso soa como um conceito familiar, é porque, pelo menos de acordo com Giger, era um reflexo preciso, embora um pouco pessimista, da função mais básica da humanidade. Ao longo de sua carreira, Giger fez questão de destacar o lado sombrio do ciclo da vida humana, tantas vezes adorado como fonte de esperança e positividade.

Enquanto celebrávamos nascimentos e valorizávamos nossa existência, Giger produzia peças como Erotomechanics VII, que sugava o pensamento e o sentimento do ato de reprodução e os reduzia ao que ele via como a verdade: a luta fria e mecânica para sobreviver. Para Giger, sexo e parto podem ser dolorosos e até matar. Em Necronom IV, vemos o falo e o monstro representados como um só, uma fusão de um símbolo da vida com seu potencial inerente de dor e trauma. A mensagem de Giger era muito clara: aquela coisa entre suas pernas também é um instrumento do mal.

A filosofia de Giger era bastante aparente no Xenomorfo, mas também entrou no ciclo de vida da criatura. Começou com entrada forçada, com o facehugger empurrando seu embrião pela garganta de um hospedeiro. Seu nascimento - uma saída forçada - seria ainda mais violento, explodindo da cavidade torácica do hospedeiro, ligando inextricavelmente sua vida à morte de outra criatura. Quando adulto, mata com outro falo, um conjunto de mandíbulas faríngeas. Foi isso que tornou o Xenomorfo frio e impensado tão aterrorizante e tornou Alien tanto um filme de terror quanto ficção científica. Virou nossa própria arma contra nós, por assim dizer, e nos mostrou o terror do que fazemos uns aos outros e às criaturas que torturamos e exploramos todos os dias como uma questão de simples sobrevivência.
Até mais!

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