
Netuno. Pessoalmente, o meu favorito! O oitavo planeta do sistema solar é também agora o último, depois que Plutão caiu para a segunda divisão dos planetas. Seu nome romano equivale a Possêidon ou Posídon, o deus grego do mar e dos oceanos, cujo tridente sustentava o teto dos sete mares (lembra de Cavaleiros do Zodíaco?).
Assume-se que ele não seja originalmente grego, e sim etrusco, pois o deus dos mares e dos terremotos deste povo era Nethuns. Mas foram os cretenses que lhe renderam grande parte da mitologia hoje associada. Também o associam à Guerra de Tróia, onde favoreceu os atenienses.
O planeta azulado e gelado, poderia abrigar 60 Terras em seu interior se fosse oco. Enquanto a Terra leva 365 e 1/4 para orbitar o sol, ele leva 165 anos para completar uma rotação. Ao invés de ser encontrado por observação astronômica, ele foi encontrado através de cálculos matemáticos, pois era possível observar mudanças radicais na órbita de Urano, explicada apenas pela presença de um outro corpo celeste nas imediações. Ele é considerado gelado, junto com seu vizinho Urano pois ele possui uma maior concentração de água, metano e amônia. Seus ventos são os mais velozes do sistema solar, ultrapassando os 2 mil km/h. Seu sistema de anéis só foi visualizado com as missões Voyager e é irregular e extremamente fino.
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.