Os cinco melhores livros góticos de todos os tempos

A literatura gótica é um fenômeno editorial e nem é de hoje. Com sua sedutora mistura de estranho e macabro, a literatura gótica é um daqueles poucos gêneros que também é um clima: castelos, caixões e claustrofobia, sim, mas também escuridão, segredos e vingança. Essa flexibilidade ajuda o gótico a emergir pelas rachaduras, aparecendo em tudo, desde a tendência dark dos romances sobrenaturais até os vampiros melancólicos de Anne Rice.

Os cinco melhores livros góticos de todos os tempos

Desde seu começo com a publicação de O Castelo de Otranto, de Horace Walpole, no final do século XVIII, que a literatura gótica se apresentou e foi considerada uma literatura de massa. Deixada à margem do cânone literário e lidando com temas considerados tabus, como morte, loucura, sadismo, experimentos e sobrenaturalidade, o gótico se tornou extremamente popular entre o público que via naquela literatura uma forma de discutir os "monstros" da sociedade. O gótico trata da escuridão da alma humana ao jogar uma luz nele.

Os livros abaixo são leituras góticas obrigatórios para fãs do gênero, com temas e assuntos variados, mas que compartilham da apaixonante natureza sombria do gênero.

Frankenstein, de Mary Shelley (1818)
Mary tinha apenas 18 anos quando aceitou o desafio de Byron de criar uma história de fantasmas. O resultado foi Frankenstein: Ou, o Prometeu Moderno, a narrativa de um cientista e sua criação. O doutor Victor Frankenstein seleciona as características de sua criação pela beleza, mas ao ganhar vida, o resultado é hediondo: uma reação na qual alguns críticos veem a ambivalência de Shelley em relação à sua própria criação. Ela optou por permanecer anônima na primeira publicação do romance, seu nome não aparecendo até a segunda edição, três anos depois. Indiscutivelmente o romance gótico mais influente já escrito, exceto talvez por Drácula, é uma exploração assustadora e cativante da criação e o que significa ser (e não ser) humano.

A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón (2001)
Stephen King disse sobre esta obra espanhola que "Se você pensou que o verdadeiro romance gótico morreu com o século XIX, isso vai mudar sua opinião". O best-seller mundial de Zafón de 2001 é de fato quase gótico por números – segredos, castelos, belezas etéreas, bibliotecas perdidas e amor proibido – embora isso não faça justiça a este enredo encantador. Se você quer uma masterclass na criação de uma atmosfera obscura, leia este livro, de preferência à luz de velas à medida que as noites de tempestade se aproximam.

Carmilla, de Sheridan le Fanu (1872)
Esta novela sobre uma vampira foi publicada mais de 25 anos antes de Drácula, ajudando a inspirar a obra-prima de Bram Stoker. Um terror/romance tenso cresce entre Carmilla e a adolescente Laura, e é agradável ver quantos elementos mais tarde encontraram seu caminho para Drácula e, portanto, para a tradição dos vampiros, principalmente o cenário do castelo, as origens nobres e a figura do caçador.

Rebecca, de Daphne du Maurier (1938)
"Ontem à noite sonhei que fui para Manderley": a famosa primeira linha resume perfeitamente esta história, um relato fantástico, mas cheio de medo, da nova vida de uma jovem esposa e da sombra da ex-esposa do marido que a assombra. Famosamente, a protagonista nunca é nomeada – é a mulher que veio antes dela, Rebecca, que domina este romacne. Um relato sinuoso do amor em sua forma mais sombria, com uma mansão que é tanto protagonista quanto cenário.

Na Ponta dos Dedos, de Sarah Waters (2002)
Este moderno clássico sensual se provou ser extremamente influente. É uma amálfama deliciosa do visual LGBTQ victoriano, misturando o centro de Londres com heroínas encarceradas, loucura, traição e pornografia - tudo amarrado com uma reviravolta alucinante. O título original (Fingersmith) é uma antiga palavra para um ladrão de meia pataca, mas passa a adquirir um sentido totalmente diferente na históoria. Inspirou adaptações para a TV e para o teatro.

Sei que não mencionei grandes livros clássicos, mas queria uma lista contemporânea, trazendo obras clássicas, algo que inspire você a fazer suas escolhas de leitura. Espero que curta e se curtir, comente o que achou!

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)