10 coisas que você não sabia sobre Um lugar silencioso

Um lugar silencioso (2018) é um tenso filme de suspense e terror em uma Terra invadida por criaturas super sensíveis ao som. A família Abbott precisa sobreviver neste novo mundo onde o silêncio é a chave para a sobrevivência diária, além de todas as privações que surgem com o fim da civilização. Mas a tranquilidade da família está para acabar quando as criaturas se aproximam da fazenda.

10 coisas que você não sabia sobre Um lugar silencioso

Com um orçamento oscilando entre 17 e 21 milhões de dólares, o longa dirigido e protagonizado por John Krasinski arrecadou ao todo 340 milhões de dólares em bilheteria, conseguindo elogios de público e da crítica especializada.

10. Desenvolvimento
Scott Beck e Bryan Woods, os roteiristas junto de Krasinski, começaram a escrever a história em janeiro de 2016 com base em um conceito de sua época na faculdade. Quando conversaram pela primeira vez com a produtora Platinum Dunes sobre o projeto, os dois disseram que queriam Emily Blunt para o papel da mãe. Michael Bay, da Platinum Dunes, fez um acordo inicial com a Paramount e mostrou seu roteiro ao estúdio. Durante a fase de escrita, Beck e Woods conversaram com um executivo da Paramount, que sugeriu que o filme poderia ser um crossover com a franquia Cloverfield. Quando levaram seu roteiro final para a Paramount, o estúdio decidiu que seria uma história distinta e independente. Os produtores de Platinum Dunes, Andrew Form e Brad Fuller, enviaram o roteiro para Krasinski para interpretar o papel do pai, que ele leu em julho do mesmo ano e o conceito de pais protegendo seus filhos o atraiu.

9. Direção
Krasinski ficou impressionado com o enredo e tocado com a dedicação dos pais para proteger seus filhos, tanto que apresentou sua visão da história para Blunt, que sugeriu que ele dirigisse o filme. Ao se reunir com os produtores sobre sua participação no longa, Krasinski disse que queria dirigi-lo e contou sua visão para a o filme. Ele também considerava Blunt para o papel da mãe, mas não pediu que a esposa pegasse o papel. O casal acabara de ter o segundo filho, ela estava trabalhando em outro filme e achou que ela aceitaria o papel apenas para apoiá-lo. Depois de ler o roteiro, Blunt decidiu aceitar o papel por "expressas alguns de meus medos mais profundos, como não ser capaz de não proteger meus filhos".

8. Fotos de família
Uma das razões pelas quais o longa fez tanto sucesso, foi o comovente drama familiar no centro de seu enredo, que se tornou ainda mais real pelo fato de o casal do filme, Evelyn e Lee, ser interpretado por um casal de verdade, John Krasinski e Emily Blunt. Isso deu ao filme uma sensação de autenticidade, que só foi intensificada pela atenção de Krasinski aos detalhes na hora de construir o mundo do filme: ele decorou a casa dos Abbotts com fotos de sua própria família na vida real (Blunt e seus filhos). Esses detalhes fazem o filme parecer mais real e genuíno, mesmo que sejam apenas detalhes.

7. Teste de audiência
O design final dos monstros não foi definido até a pós-produção. No set, o próprio John Krasinski interpretou o monstro em um traje de captura de movimento. Nos primeiros testes de audiência, porém, o público ria quando ele aparecia vestido de monstro, e os produtores entraram em pânico, temendo que algo no terror do filme não estivesse funcionando. No entanto, no final das contas, eles estavam apenas rindo porque o CGI estava inacabado e, em algumas cenas, não havia nenhum efeito e Krasinski ainda podia ser visto interpretando um monstro em um traje de captura de movimento. O público respondeu muito melhor quando os efeitos terminaram.

6. Banheira
Uma das cenas mais tensas do longa é quando a personagem de Blunt entra em trabalho de parto bem no meio de um ataque de monstros na fazenda. Ela começa a implementar o plano da família para o nascimento do bebê e acaba se refugiando no banheiro, tentando se manter em silêncio entre uma contração e outra dentro da banheira. A cena foi rodada em apenas uma tomada. Krasinski disse que assim que disse CORTA!, Blunt saiu da personagem, se levantou da banheira e disse "o que tem para o almoço?".

5. Gravações
O longa foi gravado em apenas 36 dias. A sequência de abertura, ambientada alguns meses antes dos acontecimentos da trama e que marca uma grande tragédia para a família, quando o filho mais novo é morto por uma das criaturas, foi a última a ser gravada. O motivo é bem simples: era necessário que John Krasinski tivesse uma barba muito mais curta do que no resto do filme, então ele esperou até o final das filmagens para apará-la.

4. Luzes vermelhas
Quando Evelyn está em trabalho de parto, ela aciona uma chave na casa para acender as luzes externas, todas de lâmpadas vermelhas. Isso sinaliza para seu marido que o perigo está perto e ela está prestes a dar à luz seu bebê. No entanto, as luzes vermelhas também emitem um som baixo e agudo ao serem ligadas. Isso serve como uma distração para as criaturas, que são atraídas pelo som, e permite um pouco mais de tempo para Evelyn e Lee tentarem lidar com a situação.

3. Bebê
Em meio a todos os ataques dos monstros e cenas cheias de tensão, um breve momento se mostrou especialmente perturbador tanto para os espectadores quanto para os cineastas. Lee leva a mãe e seu bebê para o porão já preparado e à prova de som, para garantir que o choro não atraia as criaturas. Para isso, eles o colocam em uma caixa de madeira acolchoada e equipada com uma máscara de oxigênio. Krasinski se sentiu abalado pela cena, ao pensar nas próprias filhas e porque usaram um bebê de verdade para gravar as cenas, que foram super rápidas para não causar qualquer estresse.

2. Krasinski não queria fazer
O sucesso do longa se deve, em grande parte, à combinação perfeita de Blunt e seu marido, mas Krasinski por pouco não quis participar da produção. Ele estava prestes a filmar a primeira temporada de Jack Ryan, de Tom Clancy, para a Amazon, e estava relutante em fazer um filme de terror, que fugia muito do tipo de filme que estava acostumado a fazer. Mas assim que a premissa lhe foi passada, ele percebeu que se tratava de uma história sobre uma família e assinou o contrato logo em seguida. Foi só depois que a cadeira de direção lhe foi oferecida.

1. Silêncio
Os Abbott tomaram todos os cuidados possíveis para viver o mais silenciosamente possível, desde a comunicação por meio de linguagem de sinais até andar descalço na areia. Eles também estendem essa prática às suas atividades de invasão de lojas, assim como todos os outros sobreviventes. É possível ver na loja, no começo do filme, que o corredor de batatas fritas permanece intacto, bem como sacos de nozes e frascos de comprimidos na farmácia também são deixados para trás. Todos fariam barulho demais para comer ou levar para fora da loja com eles.

Um lugar silencioso

Tem na Netflix! Bora lá rever?

Até mais! 🤫
Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)