10 planetas perigosos da ficção científica

Em geral, os planetas na ficção científica são tanto cenários quanto personagens nos enredos onde são representados. Podem ser muito parecidos com a Terra, mas podem ser mortais e insuportáveis para a vida humana, com perigos além de nossa imaginação. Seja pelo clima inclemente, seja pela flora e fauna nativas, estes planetas acabam roubando a cena em seus enredos. Foi pensando nisso que elaborei uma listinha mortal com dez planetas perigosíssimos da ficção científica.

10 planetas mais perigosos da ficção científica

Leia também: Planetas importantes na ficção científica

Embora alguns desses corpos celestes mostrem visões do espaço que não são totalmente fundamentadas na ciência real, outros são mais realistas, muitas vezes acertando em cheio o nível de ameaças e calamidades iminentes.

Fyrine IV - Inimigo Meu (1985)
Quando os dois pilotos inimigos Willis Davidge, humano e Jeriba Shigan, Drac, caem em Fyrine IV, ambos são obrigados a deixar de lado seu ódio mútuo rapidamente e cooperar para sobreviver. Com sua geologia selvagem, seu clima inóspito e uma tendência a ser assolado por perigosas chuvas de meteoritos, ele é um dos lugares mais difíceis de desbravar pela galáxia. Além disso, a fauna local consiste em criaturas subterrâneas grotescas e aterrorizantes que projetam suas línguas farpadas pela areia para agarrar suas presas e puxá-las para baixo. Com tantas maneiras desagradáveis de morrer, Fyrine IV deve ser o último na lista de todos os locais a serem visitados.

Pandora - Avatar (2009)
Com sua flora e fauna bioluminescentes e ecossistema vibrante, Pandora é um dos planetas mais bonitos da ficção. No entanto, o planeta também possui uma variedade de criaturas nativas, como lobos-víboras e cavalos gigantes, que evoluíram para sobreviver às duras condições e ao ambiente feroz de suas exuberantes selvas verdejantes. Até a atmosfera do planeta é tóxica para os humanos, provando que a humanidade não tem nada que se meter por lá. De densas florestas e pântanos a formações geológicas únicas, como as flutuantes Montanhas Hallelujah, Pandora tem várias características e fenômenos que são uma ameaça os seres humanos.

Planeta Miller - Interestelar (2014)
Enquanto a maioria dos planetas na ficção são considerados perigosos por causa do tipo de vida que o habitam, o planeta Miller em Interestelar é mortal por causa de sua ausência. O que inicialmente parece ser um mundo aquático inofensivo, com condições de abrigar vida humana, tem condições incrivelmente duras, onde enormes ondas gigantes criadas pela atração gravitacional de um buraco negro próximo arrasam a superfície. Devido à sua proximidade com a atração gravitacional de um buraco negro, até mesmo o tempo no planeta Miller fica fortemente dilatado a um ponto em que uma hora passada no planeta equivale a sete anos na Terra, ou o mesmo que uma segunda-feira normal.

Arrakis - Duna (1965)
Também conhecido como Duna, Arrakis é coberto por grandes extensões desérticas, com temperaturas insuportavelmente altas. Arrakis também é o lar de criaturas hostis, como vermes da areia gigantes, que protegem agressivamente o deserto dos humanos. O clã humano tradicionalista, Fremen, também pode ser uma ameaça para forasteiros, visto que eles aprenderam a se adaptar e a sobreviver no terreno imprevisível de Arrakis. Se não fosse por seu rico suprimento de Melange, Arrakis seria só mais uma rocha aleatória flutuando sem rumo no espaço sideral.

Mustafar - Star Wars III: A Vingança dos Sith (2005)
Mustafar desempenhou um papel significativo nos eventos dos filmes de Star Wars. Primeiro, serviu como base de operações para as forças Separatistas durante as Guerras Clônicas. Depois se tornaria o pano de fundo para um perigoso duelo de sabres de luz entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker, o último dos quais seria permanentemente marcado e mutilado. Sua transição subsequente para Darth Vader incluiu a criação de seu castelo em Mustafar, como um lembrete de onde ele "nasceu". Mustafar começou como um paraíso cheio de vida, mas depois foi jogado para fora de sua órbita por um antigo artefato de grande poder, que destruiu a superfície. Os Sith mais tarde fariam de Mustafar um santuário, permeando ainda mais o planeta com a energia do lado sombrio. Passar férias lá nem pensar.

Ceti Alpha V - Star Trek II: A Ira de Khan (1982)
No clássico episódio da série clássica de Star Trek, "Space Seed", o vilão Khan e sua tripulação do século XX, tentaram sequestrar a USS Enterprise, mas seu plano foi frustrado pelo capitão Kirk. Para chegar a um acordo, Kirk ofereceu a eles a chance de se estabelecer em Ceti Alpha V, um planeta selvagem, mas habitável. Entretanto, após a destruição do planeta vizinho, Ceti Alpha VI, sua órbita mudou, o que causou vários estragos na superfície, transformando-a em um deserto árido e insuportável. Esse evento resultou na morte da esposa de Khan e de vários membros de sua tripulação, o que o tornou sedento por vingança.

Klendathu - Tropas Estelares (1997)
Klendathu é habitado por perigosas criaturas parecidas com insetos chamadas Aracnídeos. Eles se reproduzem rapidamente e vivem em colônias complexas semelhantes a colméias, tornando difícil para os humanos destruí-los. Embora a superfície de Klendathu tenha uma atmosfera respirável, seu terreno montanhoso e hostil, além do clima árido, complicam os esforços das tropas humanas para erradicar os insetos. Orbitando um sistema binário, com uma estrela azul e outra amarela, o planeta tinha um mundo gêmeo, que foi destruído pelas forças gravitacionais.

Barren - Eclipse Mortal (2000)
No primeiro filme de Riddick, uma falha mecânica obriga uma nave espacial, a Hunter Gratzer, a pousar em um planeta que orbita três sóis. Logo eles percebem que o planeta é habitado por criaturas impiedosas que vivem no subsolo por não suportarem a luz solar, esperando por um eclipse que ocorre apenas uma vez a cada 22 anos. A superfície de Barren é segura quando o sol está alto, pois as criaturas são sensíveis à luz. No entanto, torna-se um planeta mortal quando seus três sóis se alinham durante um eclipse, deixando-o na escuridão perpétua e permitindo que eles vaguem livremente na superfície, matando a torto e a direito.

Krypton - Superman
Embora a ideia de visitar o mundo natal do Superman pareça incrível, a realidade é muito menos agradável. Krypton sofreu muitas turbulências durante sua existência, entre as quais lutas políticas internas e falta de determinação provocada por décadas de complacência de seu povo. Além disso, o próprio planeta abrigava muitas formas de vida extremamente perigosas que ameaçavam a vida dos kryptonianos, forçando-os a confiar na tecnologia para sobreviver. Isso levaria mais tarde à criação de Apocalypse, o vilão que matou o Homem de Aço.

LV-426 (Acheron) - Alien e Aliens (1979 e 1986)
LV-426 é tecnicamente uma lua e não um planeta, mas é muitas vezes referido como um "planetóide" ou até mesmo um "planeta-satélite" na franquia Alien. Embora os filmes nunca revelem seu nome alternativo, os romances do universo expandido confirmam que ele também se chama Acheron, um rio da mitologia grega que foi descrito como o "fluxo de desgraça" porque corria pelo submundo. LV-426 é incrivelmente perigoso. Em Alien, é o cemitério de uma nave alienígena, repleta de ovos de aliens, tão frio e hostil que só se pode sair da nave com roupa especial. Já em Aliens, de James Cameron, a companhia investiu pesado na terraformação, mas logo o lugar é infestado por Xenomorfos que gradualmente destroem uma colônia humana inteira. Embora muitos outros corpos celestes no universo Alien apresentem outros perigos e ameaças, LV-426 continua sendo um dos lugares mais mortais e sinistros do universo da franquia.


E você, quais planetas considera os mais perigosos da ficção científica? 🪐

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. amei a lista!
    primeiro: como eu NUNCA ouvi falar antes do filme "inimigo meu"?
    Dei uma procurada e parece muito interessante.

    Uma lista divergente seria: as piores Terras no futuro haha
    Consigo pensar na Terra de "Parábola do Semador", de Last Of Us, IO.... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou PERPLECTA 😯

      Vc nunca assistiu Inimigo Meu, clássico absoluto do Cinema em Casa??

      Excluir
  2. Parabéns! Lista bem eclética, ainda mais por considerar filmes, séries e HQs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)