10 coisas que você não sabia sobre O Último Samurai

O Último Samurai (2003) é um dos meus filmes favoritos! Tom Cruise interpreta Nathan Algren, um capitão do 7º Regimento de Cavalaria dos Estados Unidos, cujos conflitos pessoais e emocionais o colocam em contato com guerreiros samurais após a Restauração Meiji no Japão do século XIX. Sua viagem ao Japão, porém, mudará sua vida.

10 coisas que você não sabia sobre O Último Samurai

Dirigido por Edward Zwick, o longa contou com 140 milhões de dólares de orçamento e faturou mais de 450 milhões em bilheteria. Curiosamente, ele foi mais lucrativo no Japão do que nos Estados Unidos.

10. O contexto histórico
O enredo do filme foi inspirado na Rebelião Satsuma, de 1877, liderada por Saigo Takamori e na ocidentalização do Japão por potências estrangeiras. O personagem de Algren foi inspirado em Jules Brunet, um oficial da Guarda Imperial Francesa que lutou ao lado de Enomoto Takeaki na Guerra Boshin; em Ernest Mason Satow e Algernon Mitford, diplomatas britânicos durante a restauração Meiji que estiveram envolvidos na rebelião de Satsuma; e, em menor grau, por Frederick Townsend Ward, um mercenário norte-americano que ajudou a ocidentalizar o exército chinês.

9. Locações
As filmagens ocorreram na Nova Zelândia, principalmente na região de Taranaki, com membros do elenco principalmente japoneses e uma equipe de produção norte-americana. Este local foi escolhido porque o Monte Egmont é muito parecido com o Monte Fuji, e também porque há muita floresta nativa e terras agrícolas na região de Taranaki. O gerente de locações americano Charlie Harrington viu a montanha em um livro de viagens e encorajou os produtores a enviá-lo a Taranaki para explorar as locações. Isso serviu de pano de fundo para muitas cenas, em oposição às cidades construídas do Japão. Várias das cenas da vila foram filmadas nos estúdios da Warner Bros. em Burbank, Califórnia. Algumas cenas foram filmadas em Quioto e Himeji, Japão. Ao todo, foram 13 locais diferentes.

8. Katsumoto
O personagem de Katsumoto (Ken Watanabe) é inspirado no samurai da vida real Saigo Takamori que, antes de liderar uma rebelião, era marechal de campo do Exército Imperial. Isso é brevemente mencionado quando Simon Graham (Timothy Spall) menciona que Katsumoto uma vez lutou pelo imperador. No entanto, Katsumoto é mostrado apenas em trajes tradicionais empunhando armas tradicionais, enquanto Saigo usava roupas modernas antes e utilizou armamento moderno durante a rebelião. Este foi o primeiro papel de Watanabe em um filme ocidental, bem como a primeira vez em que falou inglês em um filme.

7. Espadas
Os samurais do filme são vistos carregando duas espadas. Essa prática era conhecida como daisho, que se traduz literalmente como 'grande-pequeno'. A lâmina maior era a katana curva, que era mais comumente usada para combate e duelo. A espada curta era uma lâmina conhecida como tanto, e seria mais comumente associada à realização de seppuku, uma forma de suicídio tradicional do Japão feudal e que, ao longo da história, foi utilizado pelos samurais como uma forma de morrer de maneira honrosa e servindo ao seu mestre.

6. Tom Cruise
O ator passou dois anos se preparando para o papel, onde teve aulas de japonês, além de aprender a luta japonesa de espadas. O esforço físico fez o ator ganhar 9 quilos de massa corporal. Cruise também foi um dos produtores do longa e abriu mão do salário para poder trabalhar nele.

5. Ferreiro
O ferreiro da aldeia de Katsumoto é um ferreiro de verdade. Seu nome é Shoji Yoshihara, irmão de Yoshindo Yoshihara, outro famoso ferreiro japonês. Shoji é um mestre espadachim de nível "Mukansa", uma das classificações mais altas do Japão.

4. Lesões
Tom Cruise escapou por pouco de um ferimento potencialmente fatal depois que uma espada de verdade parou a poucos centímetros de seu pescoço durante as filmagens. Ele e Hiroyuki Sanada, o carrancudo samurai Ujio, atuavam em uma cena de luta de espadas quando o incidente aconteceu. Sanada brandiu uma espada em Cruise, que estava montado em um cavalo mecânico fora da câmera. Mas a máquina emperrou e não conseguiu abaixar no momento certo. Sanada parou a lâmina a apenas um centímetro de seu pescoço.

3. Trilha sonora
The Last Samurai: Original Motion Picture Score foi lançado em 25 de novembro de 2003, pela Warner Sunset Records. Todas as músicas da trilha sonora foram compostas, arranjadas e produzidas pelo veterano Hans Zimmer, executadas pela Hollywood Studio Symphony e conduzidas por Blake Neely.

2. Exército Imperial
Embora este filme indique que o novo exército do Japão foi treinado pelos norte-americanos, na verdade, foi o Estado-Maior da Prússia que ajudou na modernização do Exército Imperial do Japão.

1. Quem é o último samurai?
Muita gente acredita que o último samurai do título é Nathan Algren, afinal é a imagem de Tom Cruise que vemos no pôster e em todas as imagens promocionais do longa. Mas se prestarmos atenção ao enredo, o último samurai é Katsumoto, afinal ele se rebelou contra o imperador e renegou os novos costumes. Inclusive, o longa mostra que há leis proibindo os costumes samurais nas cidades japonesas. Assim, Nathan é só o sujeito que sobreviveu à derradeira batalha do final para contar a história.

Mas também é possível fazer outra leitura do título, principalmente em inglês, onde samurai também é usado como plural. Assim, em sua forma no plural, o título fala de todos os samurais do clã de Katsumoto, que foram os últimos.

Taka

Tem no Amazon Prime, bora lá assistir?

Até mais! ⛩️

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Uma terceira visão para o titulo do filme é que Katsumoto, em fuga da prisão vê seu herdeiro morrer para protege-lo, tornando-o por fim o último samurai do mesmo clã. E, claro, encerrada pela batalha perdida posteriormente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)